Serra de Montejunto

July 31, 2021
July 2021

near Arieiro, Lisboa (Portugal)

Trilho circular não marcado(passa por partes com marcação), com vistas espetaculares, muito desafiante e com partes que obrigam a puxar pelas pernas, tendo partes moderadas, difíceis e muito difíceis. Mas a beleza da serra e a sua história fazem valer a pena, e mesmo despois do cansaço no final ficamos com a sensação de um dia bem passado na natureza.
Recomendo vivamente a quem não tenha medo de se desafiar um pouco mais de um trilho normal, tiro o chapéu á malta do trail que faz alguns destes trilhos a correr.
Recomendo que se o fizerem em dias de calor para levarem muita água, chapéu e protetor solar.
No inicio do trilho existe um parque de campismo e um parque de merendas pelo que é uma boa opção levar a família para um piquenique e um passeio pelos vários trilhos marcados existentes fáceis de fazer.

Bom passeio.

A partir daqui a 1ª subida +/-2kms até á torre do guarda florestal, moderada a difícil, mas no fim uma vista deslumbrante..

Sempre a subir..

Chegada ao fim da 1º subida junto ao marco geodésico e á torre do guarda florestal. Vistas maravilhosas.

A partir daqui é pouco mais de 1km sobre cascalho solto, muito cuidado pois um pé em falso e é queda na certa, um bom desafio para quem gostar.

Aqui começa a próxima e mais difícil subida, cerca de 2 kms, sempre a subir. Já com 15kms nas pernas, temos de puxar pelo "extra mile" até ás Antenas de Montejunto. Metade do percurso com cascalho solto e a restante com terra e cascalho...muitas paragens para recuperar o folgo e hidratar ; ).

Chegas ao topo mais elavado da serra 666mts.

Onde era congelada a água para depois fazer o gelo, que abastecia Lisboa nos sec. 18 e 19.