Photo ofSerra de Jaraguá com Atrativos - faz parte do Caminho de Cora Coralina - Jaragua/GO Photo ofSerra de Jaraguá com Atrativos - faz parte do Caminho de Cora Coralina - Jaragua/GO Photo ofSerra de Jaraguá com Atrativos - faz parte do Caminho de Cora Coralina - Jaragua/GO

April 21, 2023
April 2023

near Jaraguá, Goiás (Brazil)

Levantamento feito dia 21.04.23

Pode ser feito a pé ou de bike.

Pra quem estiver atravessando a serra de bike e continuar o caminho de cora coralina:

(A Trilha do Abismo é mais perigoso para os bikers, devido sua exposição ao precipício e ter que se equilibrar na bicicleta pra descer ou subir. Ate pra empurrar a bike, vai ser difícil, pois o trieiro nao tem espaço suficiente, formando umas valetas. Essa trilha tem 1,8km de muito cascalho e terreno batido, raizes no meio da mata)

Quem estiver de bike, recomendo subir a serra pela estrada no portal ao lado da Igreja De Nossa Senhora Do Rosário Dos Pretos, ir na rampa de voo livre pela estrada e depois descer a "Trilha Serra de Jaraguá" - trilha do abismo q tem 1,8km que chega na represa. Da represa, seguir por estrada ate a estrada principal em direção a Vila Aparecida, Alvelandia, Palestina...

Meu relato sobre esse tracklog:

Fiz no intuito de mostra um pouco dos atrativos que tem dentro da serra de Jaraguá.
Esse traçado é opcional de se fazer.
Muitos que fazem o Caminho de Cora Coralina, tira um dia e faz um passeio na serra pra conhecer, em vez te ter q atravessa-lo, sabendo que nao é uma serra qualquer e exige de muito preparo físico.

Outros ja evita a serra e passam direto para Vila Aparecida, seguindo em direção a Cidade de Goias.

Qd eu fiz o Caminho de Cora Coralina, sai de Jaragua, atravessei a serra passando no poção, visitei a rampa, desci a trilha do abismo, cheguei na represa e segui pela estrada passando por Vila Aparecida, Alvelandia e pernoitei em Palestina. Foi uma pernada de 44,4km.

Vale muito fazer um cronograma para assistir o nascer do sol em um dos vários mirantes na serra.
Vc podera escolher qual na trilha de Dowhill ou nas pedras do mirante da antena que fica na estrada.

Aos mais audaciosos, poderá fazer o voo de parapente.

Veja:
@serradejaragua
Daniel: 62-98475-5707 - @daniel.basedovoo

Ai vai de cada um fazer seu levantamento, passeio, voo de parapente, planejamento e escolher se quer conhecer ou nao a serra de Jaragua que é um bocado exigente, mas muito linda.

A Serra de Jaragua tem um terreno de muito cascalho, um pouco de areia com varias trilhas, mirantes e algumas nascentes nos setores da mata.

Meu projeto aqui era de mostrar o que tem na Serra de Jaragua e vcs fazerem suas escolhas de conhecer.
É possível que nao vao conhecer tudo no mesmo dia....
Mas vc poderá saber onde fica os atrativos.

O parque fica totalmente aberto e é gratuito.
Vc pode ver o nascer do sol ou por do sol sem nenhum problema em qualquer horário.
Lembrando que tem vários tipos de animais por lá.

Meu roteiro:
Fiz no sentido horário.
Da esquerda para a direita.
Segue as dicas:

1°) comecei a gravação saindo da Paróquia Nossa Senhora da Penha.

2°) ao chegar de frente a Igreja De Nossa Senhora Do Rosário Dos Pretos, na pracinha tem um painel do Caminho de Cora. Siga a esquerda da igreja e vai ver o portal de entrada da Serra de Jaragua, que é totalmente gratuito.
Vc poderá subir para ver o sol nascer ou o por do sol em qualquer dia da semana e horário.

3°) nao sobe carro de passeio nessa estrada para acessar a Serra de Jaragua.
Além de inclinada, escorrega muito, tem valetas e é bem estreita.
Somente carros 4x4 sobe.
Deixe seu veiculo ao lado ou no fundo da Igreja De Nossa Senhora Do Rosário Dos Pretos, na entrada da estrada do portal do parque.

4°) Tenha cuidado ao subir a estrada, pois tem motos, carros e bikers.

5°) Comecei a caminhada dentro da serra, indo pela trilha da pista de downhill dos bikers subindo. O inicio dessa trilha é do lado da rampa de downhill.
Uma rampa grande que pula a estrada. Nesse local tem uma bifurcação onde tem um painel do Caminho de Cora.
O Caminho de Cora sobe a estrada com a sinalização e marcas de auxilio.
Muitos fazem pela pista de downhill, pois é mais agradável e vai vendo os vários mirantes a esquerda no paredão da serra.
Tem que ter cuidado ao ir nesses mirantes, pois tem cascalho e é muito alto!!!!
As pedras pode escorregar ou deslocar com vc em cima.
Nao se arrisque chegando muito próximo dos abismos!!!!

6°) ao ir caminhando na trilha de downhill subindo, tem algumas bifurcações logo no inicio da trilha. Siga sempre a direita que é mais fácil.
Mais a frente a trilha unifica, ficando apenas um único percurso.
Tenha cuidado, pois vc esta percorrendo a trilha dos bikers.
Ouvidos atentos, pois pode ter alguém descendo!!!
A trilha termina após a rampa de largada de provas de downhill.
Nesse ponto vc vai percorrer a estrada principal da serra a direita.
Ouvidos atentos com os veículos, bichos...
Vc esta num ambiente q tem d tudo!!!

7°) Passei pelo mirante das antenas onde tem algumas rochas.
Ótimo local para ver o nascer do sol e por tbm.
Tem pessoas que saem la da igreja na entrada do portal as 5:20h e sobe ate aqui para ver o nascer.

8°) após o mirante das antenas, logo a frente tem a bifurcação onde tem a trilha que desce a serra de Jaragua, q esta no caminho de cora. Essa trilha se chamada "Trilha do Abismo". Ela desce a serra e segue por uma estradinha ate alcançar a estrada principal. Estando dentro do caminho de cora.
Essa trilha pode ser incluída no roteiro estando fazendo o caminho de cora subindo ou descendo.
No meu roteiro de conhecer a serra, deixo pra fazer a trilha na volta.
Vou 1° na rampa de voo livre.

9°) na rampa de voo livre tem bancos para sentar e uma area imensa com um tapete verde em desgaste pelo tempo em exposição, para quem faz o voo de parapente.
Aqui tem uma linda visao de toda regiao e ve a cidade de Jaragua.

10°) depois da rampa de voo livre, volto o trecho de estrada ate chegar na bifurcação e desço a trilha do abismo.
Essa trilha tem 1.8km só descendo...
Imagina que vc vai fazer 1,8km descendo e depois subir tudo, ok?
Esse trecho é em descida e vai ter um pedaço de abismo bem tenso, tanto para descer quanto para subir.
Tenha muito cuidado e aprecie a vista sempre parando, nunca andando.
Pare e olhe... Sempre assim.
No final da descida chega no bambuzal, represa e antiga sede do parque q esta desativada (Maria Helena).
Ali tem uma ponte de madeira q dará acesso aos bancos do caminho de cora.
Quem estiver fazendo o caminho de Cora, vai seguir por uma estradinha e atravessar ate chegar na estrada de terra principal na rodovia.
Se vc estiver conhecendo somente as trilhas, daqui volte subindo a trilha do abismo.
Vou fazer um resumo no final das dicas...

11°) Voltou da trilha do abismo e chegou na estrada do parque, vire a esquerda em direção as antenas. Desça a estrada ate a bifurcação onde vc ira entrar para chegar na cachoeira do Poção, na trilha de acesso mais fácil.

12°) ao chegar na bifurcação de trilha a esquerda, ela tem muito cascalho e é uma descida exigente.
Nessa trilha vc vai ver uma 1° bifurcação onde a esquerda vai para as nascentes da serra. Ali fica o escorregador.
E nao se engane.... as pedras molhadas escorregam muito!!!!!
A area que ligam os dois riachos, tem um ótimo local para fazer piquenique e lembrando de trazer de volta com vc todo lixo produzido!!! Mesmo sendo nascentes, é preciso potabilizar a agua pra beber...
Nao confie!!!
Viu as nascentes, volta a trilha e siga para o Poção a esq.

13°) Vc vai chegar no trevo, onde tem varias saídas ou entradas de trilha.
Nesse trevo tem uma descida em rochas ate chegar na base do riacho q faz o Poção.
Na descida com rochas, no seu finalzinho tem umas raízes de arvores para se apoiar e acessar a trilha no sentido da esquerda e ir acompanhando o curso de agua ate chegar de frente o Poção, que na verdade é pequeno, mas ótimo para banho, dentro de uma mata bem preservada. Se vc conseguir subir a cachoeira pela esquerda de sua queda, vai entrar num canion muito lindo... As pedras escorregam muito ta? Tenha cuidado!!!

14°) voltou do Poção ao trevo, siga a trilha para conhecer o Pratinha, que se forma somente em período de aguas da chuva. No período da seca, ele nao tem agua corrente.
Esse pratinha é formado devido vários riachos se conectarem e fortalecer um único riacho que tem agua límpida e cristalina. Um fenômeno incrível da natureza, podendo ser apreciado somente ate fim de abril. Formam varios pocinhos rasos pra banho com o fundo em areia ou lages.

15°) Eu consegui marcar somente ate o 3° poço do pratinha, pois a trilha que seguia estava bem suja, devido a pouca visitação desse atrativo. Ao que parece, o pratinha forma uma lagoa mais a frente de onde voltei.

16°) pra finalizar a trilha, volte ate a bifurcação onde fica a rampa de downhill que pula a estrada e desça a estrada ate a igreja na entrada do portal do parque.

Resumo de como fazer:
Entrada pelo portal do parque da serra de Jaragua;
Fazer no sentido horário;
Entra a esq na rampa de downhill e sobe a trilha;
Varios Mirantes pelo caminho sempre a esq;
Entra na estrada principal após ponto de largada do downhill;
Mirante das antenas nas rochas - ponto de ver nascer do sol;
Mirante da rampa de voo livre;
Bifurcação e descer a trilha do abismo - 1,8km;
Represa e antiga sede do parque, bancos - volta a trilha do abismo subindo - 1,8km;
Entrar na estrada a esq e seguir para próxima bifurcação de trilha;
Entra na trilha em direção as nascentes e Cachoeira do Poção;
Nascentes e escorregador;
Cachoeira do Poção - bom para banho no pequeno poço;
Sobe trilha e conhecer Pratinha - somente ate abril;
do Pratinha ir para bifurcação da rampa de downhill e descer a estrada para finalizar.

25/09/2023
Foi feito um novo percurso que liga no inicio da descida da trilha do abismo virando a esquerda, um acesso para chegar na nova sede e ponto de apoio do parque de Jaragua. Essa trilha a esquerda permite q vc faça um circuito. Vai pela esquerda, chega na sede onde tem uma cachoeira na estrada e volta subindo pela trilha do abismo.
Ainda nao fiz essa trilha, mas vale explorar quem estiver indo la....
Só tem um porem... Essa nova trilha foi recem aberta e é uma descida muito perigosa. Vi fotos de pessoas descendo com auxilio de cordas.
Vc pode chegar ate a nova Sede da Semad pela estrada que é mais seguro. Essa sede fica do lado de uma represa e fica dentro do parque.

PictographMuseum Altitude 2,133 ft

Photo ofIgreja De Nossa Senhora Do Rosário Dos Pretos - entre a esq da igreja rumo ao portal do pq - 750m Photo ofIgreja De Nossa Senhora Do Rosário Dos Pretos - entre a esq da igreja rumo ao portal do pq - 750m Photo ofIgreja De Nossa Senhora Do Rosário Dos Pretos - entre a esq da igreja rumo ao portal do pq - 750m

se estiver de veiculo, deixe aqui estacionado na lateral ou no fundo da igreja. Nao sobe a estrada de carro nao traçado, pois tem valetas, terreno escorregadio... So veiculos 4x4 sobe. nao se arrisque. Aqui fica o painel do caminho de cora coralina. Sinalização do caminho.

Photo ofEntrada da Serra de Jaragua no portal - 890m Photo ofEntrada da Serra de Jaragua no portal - 890m Photo ofEntrada da Serra de Jaragua no portal - 890m

Entrada da Serra de Jaragua no portal - 890m

carro de passeio não sobe. Tem q deixar aqui. Só sobe veiculos traçados - 4x4 - tem Distribuidora de bebidas e espetinho. (fim 18.95km 17.17h na igreja)

vc vai estar numa pista de bikers, ok???? Cuidado com eles ao ir caminhando pela trilha. Eles descem com tudo. É uma trilha linda e melhor q andar pela estrada, na minha opinião. (minha anotação: finalizei na moto as 16.55h - 17,3km / aqui na bif 17.63km 17h - ir embora)

Photo ofpista de downhill - se manter sempre na trilha da direita ate ela se tornar unica - 2.17km Photo ofpista de downhill - se manter sempre na trilha da direita ate ela se tornar unica - 2.17km Photo ofpista de downhill - se manter sempre na trilha da direita ate ela se tornar unica - 2.17km

aqui tem duas pistas de downhill - opção dada aos bikers de mais dificil ou mais facil - siga sempre a da direita se estiver subindo a trilha.

Photo ofbif do downhill - agora a trilha se torna unica subindo ela - 8h - 2.44km Photo ofbif do downhill - agora a trilha se torna unica subindo ela - 8h - 2.44km Photo ofbif do downhill - agora a trilha se torna unica subindo ela - 8h - 2.44km

bif do downhill - agora a trilha se torna unica subindo ela - 8h - 2.44km

Photo ofmirante a esq - logo a frente outro mirante - um pertinho do outro - 2.84km Photo ofmirante a esq - logo a frente outro mirante - um pertinho do outro - 2.84km Photo ofmirante a esq - logo a frente outro mirante - um pertinho do outro - 2.84km

mirante a esq - logo a frente outro mirante - um pertinho do outro - 2.84km

os mirantes sempre ficam a sua esquerda - cuidado, pois é um abismo!!!! nao chegue muito perto da beirada!!!

Photo ofsiga a esquerda com subida e Direita esta a estrada - os 2 da na mesma - se quiser ir pela estrada, a escolha é sua - 3.01km Photo ofsiga a esquerda com subida e Direita esta a estrada - os 2 da na mesma - se quiser ir pela estrada, a escolha é sua - 3.01km

essa subida é curta e rapida. Logo a frente a trilha fica de boa de novo sem muito esforço. Eu prefiro trilha q estrada. Vai de cada um.

Photo ofesq no mirante - continuei a seguir a trilha subindo - estrada no paralelo - 3.12km Photo ofesq no mirante - continuei a seguir a trilha subindo - estrada no paralelo - 3.12km Photo ofesq no mirante - continuei a seguir a trilha subindo - estrada no paralelo - 3.12km

mirante da pedra

Esq mirante - 3.33km

Photo ofRampa de largada dos bikers - e mirante a esq - 3.69km - 8.37h Photo ofRampa de largada dos bikers - e mirante a esq - 3.69km - 8.37h Photo ofRampa de largada dos bikers - e mirante a esq - 3.69km - 8.37h

Rampa de largada dos bikers - e mirante a esq - 3.69km - 8.37h

Photo ofVai pra estrada a Direita e seguir por ela o restante do percurso - aqui acaba a trilha - lixeiras - 3.73km - 8.40h Photo ofVai pra estrada a Direita e seguir por ela o restante do percurso - aqui acaba a trilha - lixeiras - 3.73km - 8.40h Photo ofVai pra estrada a Direita e seguir por ela o restante do percurso - aqui acaba a trilha - lixeiras - 3.73km - 8.40h

Photo oftrilha a Dir vai p/ as 2 ladeiras do motocross. não ir por essa trilha - ladeira perigosa - 4.54km Photo oftrilha a Dir vai p/ as 2 ladeiras do motocross. não ir por essa trilha - ladeira perigosa - 4.54km

A frente dessa bifurcação a Esq, vc vira pra ir no mirante da arvore - lindo mirante!!!!

Photo ofmirante da árvore - o mirante dara uma visao do paredao da serra - cuidado!! 4.61km - 9h Photo ofmirante da árvore - o mirante dara uma visao do paredao da serra - cuidado!! 4.61km - 9h Photo ofmirante da árvore - o mirante dara uma visao do paredao da serra - cuidado!! 4.61km - 9h

otimo ponto para ver o nascer do sol mais reservado e escondido

Photo ofesq mirante das antenas - rochas, banco e poesia de Cora - 5.50km - 9.18h Photo ofesq mirante das antenas - rochas, banco e poesia de Cora - 5.50km - 9.18h Photo ofesq mirante das antenas - rochas, banco e poesia de Cora - 5.50km - 9.18h

esq mirante das antenas - rochas, banco e poesia de Cora - 5.50km - 9.18h

Aqui um otimo ponto para ver o nascer do sol - Logo a frente termina a longa subida da trilha e estrada. Mas nao se engane... Seguindo para a rampa de voo livre tem mais subida. (5.62km a frente acaba subida 9.25h)

Photo ofbif importante: Dir trilha do Caminho de Cora (trilha do Abismo) e seguindo estrada reto, vai p/ rampa de voo livre - 5.69km Photo ofbif importante: Dir trilha do Caminho de Cora (trilha do Abismo) e seguindo estrada reto, vai p/ rampa de voo livre - 5.69km Photo ofbif importante: Dir trilha do Caminho de Cora (trilha do Abismo) e seguindo estrada reto, vai p/ rampa de voo livre - 5.69km

"trilha do Abismo" vai ter 1,8km de descida forte e com muita valeta e cascalho - tenha muito cuidado!!!! Assim que entra aqui nessa trilha p/ descer, logo a frente tem uma bif - indo esq vai pra nova sede do parque (sede Semad) e depois poder voltar em circuito pela trilha do abismo. Ainda nao fiz essa trilha. Acesso novo em set 2023 p/ nova sede do parque de Jaragua. Perto da nova sede e ponto de apoio tem uma cachoeira ao lado da estrada e uma represa. Essa nova trilha tem uma descida bem perigosa. (Minha anotações: 7.19 voltei da rampa, entrei na trilha a esq 10h. Voltei da represa 10.99km 11.58h - vou pela est rumo nascentes e poção agora. Do banco e casa desativada até aqui foi 1.93km de subidas - 2 subida forte q intercala com um plano pequeno e a ultima subida, uma falsa subida continua)

Photo ofestacionamento e esq rampa de voo livre - parapente - excelente mirante - 6.39km - 9.40h - Saída 9.49h Photo ofestacionamento e esq rampa de voo livre - parapente - excelente mirante - 6.39km - 9.40h - Saída 9.49h Photo ofestacionamento e esq rampa de voo livre - parapente - excelente mirante - 6.39km - 9.40h - Saída 9.49h

tem alguns banquinhos nas sombras das arvores - sente ali e veja a bela paisagem. nao chegue muito proximo ao abismo do paredao da serra.

Photo ofTrilha do abismo. Lindo visual e descida em cascalho q requer muito cuidado - 7.9910.20h Photo ofTrilha do abismo. Lindo visual e descida em cascalho q requer muito cuidado - 7.9910.20h Photo ofTrilha do abismo. Lindo visual e descida em cascalho q requer muito cuidado - 7.9910.20h

sempre olhe onde pisa e pega!!!! Pare qd for ver a paisagem. Nao olhe caminhando!!! Vc pode cair pra lateral esq em abismo. O nome da trilha nao é atoa. A queda pode ser muito perigosa. Aquela proteção de madeira q mostraram ter feito na serra, é somente pertinho da represa. Nao fizeram o percurso todo da trilha.

Photo ofinício de proteção em madeira - fizeram apenas esse trecho - 8.91km - 10.42h Photo ofinício de proteção em madeira - fizeram apenas esse trecho - 8.91km - 10.42h

início de proteção em madeira - fizeram apenas esse trecho - 8.91km - 10.42h

saindo da matinha tem inicio a proteção de madeira.

PictographLake Altitude 2,324 ft
Photo offim da descida de trilha no bambuzal e represa - ponte a frente com casa desativada. Bancos - 8.99km - 10.46h Photo offim da descida de trilha no bambuzal e represa - ponte a frente com casa desativada. Bancos - 8.99km - 10.46h Photo offim da descida de trilha no bambuzal e represa - ponte a frente com casa desativada. Bancos - 8.99km - 10.46h

1.8km só de trilha descendo. A estrada que continua o caminho de cora fica a direita. É so seguir por ela e vai sair na estrada movimentada onde fica a outra entrada do parque da serra de Jaragua. Estao fazendo um ponto de apoio aqui na serra que em breve deve ser falado e colocado novas marcaçoes. Qd tiver noticias, colocarei aqui.... (minhas anotações: saída pra voltar foi 9.06km - 11h) pra fazer o circuito completo e passar na nova sede saindo daqui e subindo por la ate a bifurcação no alto, sera mais uns 7,5km - daria um total de 26,5km pra conhecer tudo

Photo ofExatamente nesse ponto, inícia a forte descida com cascalho e ribanceiras na trilha do abismo - 10.36km 11.45h Photo ofExatamente nesse ponto, inícia a forte descida com cascalho e ribanceiras na trilha do abismo - 10.36km 11.45h

na Volta: 1 subida, 1 plano pequeno, 1 subida, 1 plano pequeno e leve subida até bif da estrada saindo da represa.

Photo ofentrada a esq na trilha - ir p/ nascentes e poção - essa trilha é mais fácil q as 2 ladeira do motocross - 12.64km 12.45h Photo ofentrada a esq na trilha - ir p/ nascentes e poção - essa trilha é mais fácil q as 2 ladeira do motocross - 12.64km 12.45h Photo ofentrada a esq na trilha - ir p/ nascentes e poção - essa trilha é mais fácil q as 2 ladeira do motocross - 12.64km 12.45h

a trilha nao é muito visivel, pois mais parece um desvio de agua de chuva. Mas entre, pois a trilha se mostra mais a frente. Ela escorre agua da chuva sim. mas é uma trilha tbm. A serra toda tem trilhas assim. Em periodos de chuva, isso aqui tudo vira agua.

Photo ofseguir a Dir - essa trilha da esq é as 2 ladeiras de motocross - bem dificil de subir ou descer - 12.81km Photo ofseguir a Dir - essa trilha da esq é as 2 ladeiras de motocross - bem dificil de subir ou descer - 12.81km

desse ponto é possivel ver a trilhas q a galera do motocross fica brincando de subir e descer

ir a esq - 13.37km

Photo ofbif: esq vai nas nascentes e o escorregador. tem area sombreada p/ descanso. 13.50km - Voltei 13.66km 13.34h Photo ofbif: esq vai nas nascentes e o escorregador. tem area sombreada p/ descanso. 13.50km - Voltei 13.66km 13.34h Photo ofbif: esq vai nas nascentes e o escorregador. tem area sombreada p/ descanso. 13.50km - Voltei 13.66km 13.34h

Por ser nascente muito gente bebe dessa agua direto sem purificar. Eu sempre purifico por segurança. Nunca se sabe se tem bicho morto por perto das aguas. Experiência própria.

Photo ofatravessa o 1° riacho e tem área limpa - o 2° riacho fica pertinho a frente da area limpa - 13.55km Photo ofatravessa o 1° riacho e tem área limpa - o 2° riacho fica pertinho a frente da area limpa - 13.55km

Photo ofO 2° riacho tem mais volume de agua - o escorregador fica no encontro dos 2 riachos Photo ofO 2° riacho tem mais volume de agua - o escorregador fica no encontro dos 2 riachos Photo ofO 2° riacho tem mais volume de agua - o escorregador fica no encontro dos 2 riachos

Encontro dos 2 riachos. Fortalecem a agua que chega no Poção.

Photo offamoso escorregador - Cuidado: escorrega muito onde a pedra estiver molhada - 13.58km- 13.27h Photo offamoso escorregador - Cuidado: escorrega muito onde a pedra estiver molhada - 13.58km- 13.27h Photo offamoso escorregador - Cuidado: escorrega muito onde a pedra estiver molhada - 13.58km- 13.27h

Esse lagedo bem liso que vcs verem, é o chamado escorregador.

ESQUERDA!!!!!

Photo ofaqui no trevo, tem várias trilhas q conectam - sera 70 metros de descida - bem perigoso - 14.64km Photo ofaqui no trevo, tem várias trilhas q conectam - sera 70 metros de descida - bem perigoso - 14.64km

Vc vai ver uma ribanceira descendo em pedras e no seu final em raízes até chegar em baixo ao lado do riacho. Seguir trilha lá em baixo a esquerda. tenha muito cuidado nessa ribanceira pra descer. Calce cada pé antes do outro sair do chao. Uma queda aqui pode ser fatal!!!

Photo ofChego em bx no riacho. Seguir trilha a esq até Poção. Tem troncos e pedras no caminho - 14.71km - 14h Photo ofChego em bx no riacho. Seguir trilha a esq até Poção. Tem troncos e pedras no caminho - 14.71km - 14h Photo ofChego em bx no riacho. Seguir trilha a esq até Poção. Tem troncos e pedras no caminho - 14.71km - 14h

Dica: entra no Poção q é raso, escale com cuidado a esquerda da queda da cachoeira e ande no cânion até mais ao fundo. É muito lindinho. Mas cuidado, pois as pedras escorrega muito!!! É um lindo recanto!!! Um santuário!!!

Photo ofSiga a dir na volta - indo pro pratinha - por aqui é menos acidentado - 14.93km Photo ofSiga a dir na volta - indo pro pratinha - por aqui é menos acidentado - 14.93km

Siga a dir na volta - indo pro pratinha - por aqui é menos acidentado - 14.93km

Photo ofsiga a Dir - formação do riacho pratinha logo a frente - se forma somente no periodo das chuvas - 15.38km - 15.28h Photo ofsiga a Dir - formação do riacho pratinha logo a frente - se forma somente no periodo das chuvas - 15.38km - 15.28h Photo ofsiga a Dir - formação do riacho pratinha logo a frente - se forma somente no periodo das chuvas - 15.38km - 15.28h

Photo ofencontro de 3 riachos de chuva q fortalecem o riacho pratinha - 15.69 Photo ofencontro de 3 riachos de chuva q fortalecem o riacho pratinha - 15.69 Photo ofencontro de 3 riachos de chuva q fortalecem o riacho pratinha - 15.69

encontro de 3 riachos de chuva q fortalecem o riacho pratinha - 15.69

Photo ofBif: seguir a Esq ao lado do riacho - sair da trilha principal - 15.86 -15.41h Photo ofBif: seguir a Esq ao lado do riacho - sair da trilha principal - 15.86 -15.41h

Bif: seguir a Esq ao lado do riacho - sair da trilha principal - 15.86 -15.41h

esse trecho é opcional: esse riacho do pratinha forma pequenos poços, mas é bem lindinho. Eles so se formam nos período das chuvas. Entao se nao te interessa muito, siga essa trilha principal a direita descendo em direção a bifurcação onde fica o painel de Cora e a rampa la na estrada.

Photo ofDir e Dir - rego de água aqui - fortalece o pratinha - 15.97km Photo ofDir e Dir - rego de água aqui - fortalece o pratinha - 15.97km Photo ofDir e Dir - rego de água aqui - fortalece o pratinha - 15.97km

Dir e Dir - rego de água aqui - fortalece o pratinha - 15.97km

Photo ofatravessa o riacho do pratinha - aqui uma bancada de areia se forma - 16.12km 15.48h Photo ofatravessa o riacho do pratinha - aqui uma bancada de areia se forma - 16.12km 15.48h Photo ofatravessa o riacho do pratinha - aqui uma bancada de areia se forma - 16.12km 15.48h

Photo ofBif: Fui a Esq 1° e a dir é a trilha principal de saida p/ bif do painel - 16.30km 15.53h Photo ofBif: Fui a Esq 1° e a dir é a trilha principal de saida p/ bif do painel - 16.30km 15.53h Photo ofBif: Fui a Esq 1° e a dir é a trilha principal de saida p/ bif do painel - 16.30km 15.53h

(minhas anotacoes: terminando, fui pela trilha principal depois da exploratória do pratinha 16.51h)

Photo ofRiacho pratinha - Bif com cadeira - segui trilha da Dir descendo. Trilha um pouco suja. Sem movimentaçao de gente - 16.40km Photo ofRiacho pratinha - Bif com cadeira - segui trilha da Dir descendo. Trilha um pouco suja. Sem movimentaçao de gente - 16.40km Photo ofRiacho pratinha - Bif com cadeira - segui trilha da Dir descendo. Trilha um pouco suja. Sem movimentaçao de gente - 16.40km

Essa trilha estava um pouco cheia de mato que tampa um pouco a trilha pra conhecer todos os pocinhos do pratinha - (Voltei: cadeira 17.31km - 16.35h. Tomei um banho aqui e subi ladeira 16.47h)

Photo ofpocinho do totei de pedra no pratinha - agua cristalina - lagedo - otimo lugar - poço raso - 16.54km - 16.03h Photo ofpocinho do totei de pedra no pratinha - agua cristalina - lagedo - otimo lugar - poço raso - 16.54km - 16.03h Photo ofpocinho do totei de pedra no pratinha - agua cristalina - lagedo - otimo lugar - poço raso - 16.54km - 16.03h

Segui a trilha a Dir descendo.

Photo ofaqui a trilha se fecha, após um pocinho bom de banho raso no pratinha - voltei 16.90km - 16.17h Photo ofaqui a trilha se fecha, após um pocinho bom de banho raso no pratinha - voltei 16.90km - 16.17h Photo ofaqui a trilha se fecha, após um pocinho bom de banho raso no pratinha - voltei 16.90km - 16.17h

aqui a trilha estava mais fechada e resolvi nao ir mais. Ao que dizem, tem um lago mais em baixo, mas nao fui. Desse ponto voltei um pouco e fiquei num pocinho q é mais fundo dos 3 q achei no pratinha.

bom poço para curtir

• Photo of starsofilho
    starsofilho May 1, 2023

Muito bem explicado, é possível descer de bike a trilha do abismo?

• Photo of Alessandra Cecilia
    Alessandra Cecilia May 2, 2023

Sim, mas é bem perigoso e arriscado.

• Photo of starsofilho
    starsofilho May 2, 2023

Muito obg Alessandra

• Photo of Mairon de Rocha
    Mairon de Rocha Aug 3, 2023

Oi Alessandra! Tudo bem? Queria tirar uma dúvida com vc: no quilômetro 9, desenhei uma rota chegando no parque(rampa parapente) pela parte de baixo e subindo este km até lá, a trilha está aberta e transitável?

• Photo of Alessandra Cecilia
    Alessandra Cecilia Aug 3, 2023

Mairon, se vc diz entrando pela outra rota de entrada do parque pela estrada, como fazendo o caminho de cora coralina, sim, ainda tem essa rota.