Serra de Capanema - Circuito Pico Capanema X Topo da Serra

Photo ofSerra de Capanema - Circuito Pico Capanema X Topo da Serra Photo ofSerra de Capanema - Circuito Pico Capanema X Topo da Serra Photo ofSerra de Capanema - Circuito Pico Capanema X Topo da Serra

October 18, 2021
October 2021

near São Vicente, Minas Gerais (Brazil)

Importante: Essa trilha é feita em área da Vale. Inclusive a entrada dela está com cerca e um bloqueio feito com terra. Mas que os motoqueiros abriram tudo. Então entrei mesmo com as placas. Pode ser que no futuro esse bloqueio seja mais rígido.
O carro fica num estacionamento as margens da rodovia quase na portaria da Mina de Capanema

Essa trilha é longa. 25 km, podendo ser encurtada caso não suba no Pico Capanema, ou até alongada caso queija acessar a Cachoeira Córrego das Flechas, o que não foi o meu caso.

Um fato importante é faze-la com algum GPS. Essa região tem muita ocorrência de neblina e isso pode causar confusões sérias de trajeto.

A TRILHA

O inicio da caminhada é tranquilo e com uma subida leve até virar para o outro lado da primeira elevação. Nesse ponto já se tem uma bela visão das montanhas rochosas que formam o Pico Capanema, também é possível escutar o barulho da Cachoeira Córrego das Flechas. A trilha segue paralela a esse belo visual por algumas centenas de metros até passar por uma mata, onde tem uma bela nascente que some em um buraco, e o inicio de uma subida.
Essa subida segue por uma trila bem batida até o waypoint onde manda sair da trilha principal. É o inicio da variante pra chegar ao Pico Capanema. Os sinais de trilha até o cume são bem pobres ou inexistentes, mas com o pico bem visível à frente é fácil de se orientar, o problema é se tudo ficar tampado de neblina.

O cume do pico oferece uma bela vista da região, mas não é 360 graus pois é uma montanha imensa, mas com poucas caminhadas explorando, da pra ver toda a paisagem no entorno. A volta é pelo mesmo caminho e buscando o sinal da trilha deixado anteriormente.

A partir desse ponto a caminhada alterna entre algumas subidas leves, e alguns pontos planos, até uma bifurcação onde inicia se uma brande descida rumo aos córregos afluentes e ao Rio Piracicaba. Em um desses córregos fica o Poço Senhor dos Anéis e as Jacuzzi. Não parei nesses atrativos pois chovia muito na cabeceira da serra.

Logo após atravessar o Rio Piracicaba inicia-se a parte mais difícil de toda trilha, uma subida muito forte, aproximadamente 450 mt de desnível positivo em dois km de extensão, com alguns trechos de escalaminhada. No meu caso tive um agravante que foi a chuva, e deixou a transposição desse trecho ainda mais complicada.

Após o waypoint onde marca Fim da Subida, a caminhada fica bem mais tranquila pois percorre o topo da serra numa caminhada muito agradável e bonita. Após o fim da serra tem-se uma descida tranquila até encontrar o ponto da trilha e fechar o circuito.

Feita no sentido horário com ataque ao pico logo no inicio, mas essa região permite outras variações, basta ter um bom conhecimento da região.

PictographMountain pass Altitude 5,146 ft

PictographMountain pass Altitude 5,750 ft

PictographCave Altitude 6,045 ft

PictographMountain pass Altitude 4,833 ft

Requer um bom preparo físico. Essa subida é muito forte