Serra d'Aire Norte

January 24, 2022
January 2022

near Alqueidão, Santarém (Portugal)

Trilho circular com início/fim em Alqueidão.

Alqueidão - Encosta Este - Encosta Norte - Serradinha do Boi - Varandas do Vale Garcia - Vale Garcia - Alqueidão

O inicio (e até cerca de metade) desevolve-se ao longo das encostas Este e Norte da Serra, chegando até próximo da pedreira que aí existe.

Aos 9.2 Kms há um pequeno parque de merendas (julgo fazer parte da via Sacra) e que convida a uma pequena pausa.

Aos 10.9 Kms quem pretender pode fazer uma alternativa que encurta o total do trilho, seguindo o trilho à esquerda, descendo até encontrar, à direita, o trilho do Vale Garcia, e continuar a descida por aí, percorrendo a totalidade do trilho do Vale Garcia... mas recomendo seguir o trilho à direita indo assim ao encontro do trilho das Varandas do Vale Garcia e aproveitar a fantástica vista panorâmica e indo então ao encontro do trilho do Vale Garcia, já a meio deste. Um pouco antes de atingir este trilho, aos 12.9 Kms, é possível seguir duas variantes: à esquerda, por um troço estreito na encosta de pedra, recorrendo ao auxílio de correntes que estão cravadas na rocha, ou à direita como alternativa para quem pretender evitar a zona das correntes

Acoselhado bom calçado, de preferência botas com bom apoio lateral. O piso, característico da Serra d'Aire, é exigente e agressivo com o calçado.