Serra da Freita - PR7 Nas Escarpas da Mizarela Mais parte do PR16 e PR15

Photo ofSerra da Freita - PR7 Nas Escarpas da Mizarela Mais parte do PR16 e PR15 Photo ofSerra da Freita - PR7 Nas Escarpas da Mizarela Mais parte do PR16 e PR15 Photo ofSerra da Freita - PR7 Nas Escarpas da Mizarela Mais parte do PR16 e PR15

February 14, 2021
February 2021

•   4.3 1 review

near Albergaria das Cabras, Aveiro (Portugal)

Foi um fim de semana na Serra da Freita, no sábado tinha realizado um percurso fabuloso de 23km, hoje, domingo, realizei mais um percurso por esta Serra, mais curto com cerca de 15km, mas mais duro e também muito interessante, uma mistura do PR7 "Nas Escarpas da Mizarela", do PR15 "Viagem à Pré-História" e do PR16 "São Pedro Velho".
Comecei no centro da aldeia de Albergaria da Serra, junto à placa do PR15 e segui no sentido dos ponteiros do relógio, passei a ponte e virei à esquerda para a Praia Fluvial da aldeia, este local, muito bem cuidado, com mesas para pic nic, WCs e uma fantástica zona verde, atravei todo o parque passei a ponte em madeira e subi até à estrada de alcatrão, entrei na estrada e virei à direita, antes da aldeia da Mizarela, virei à esquerda e segui agora às marcações do PR7, este troço segue no alto da encosta passa pela parede onde se pratica escalada e aqui inicia a descida pelas escarpas da Serra com a queda da água da Mizarela sempre visivel, o trilho, bastante escorregadio e muito ingreme desce até ao lugar do Ribeiro onde corre o Rio Caima, muita atenção a esta descida, tem tanto de bela como de perigosa principalmente em tempo de chuva.
Ao chegar ao lugar do Ribeiro atualmente sem qualquer habitante, passei a ponte de madeira sobre o Rio subis as àntigas habitações e agora na outra encosta da Serra, subi novamente pelas escarpas, numa subida bem dura, que termina na estrada de alcatrão junto ao miradouro da queda da água da Mizarela, lugar para descanso e fotos da praxe.
Após o descanso segui na direção da aldeia, mas não cheguei a entrar na Mizarela, antes virei à esquerda e continuei a seguir o PR7 na direção do Parque de Campismo do Merujal, mais um local muito apreciado e frequentado, principalmente na época de Verão, passei junto ao painel informativo dos PRs e pela estrada de alcatrão segui agora as marcações do PR15 atravessei o bosque do parque de merendas e no final do parque passei a linha de água, entrei num trilho de montanha, ligeiramente a subir até encontrar as marcações do PR16 neste entroncamento deixei o PR15 e iniciei a subida de pé posto na direção do miradouro de São Pedro Velho, a chegada final a este miradouro faz-se pela escadaria de madeira existente no local, já na miradouro, a paisagem é magnifica, com bom tempo a panorâmica da Serra permite visualizar o mar.
Regressei pela escadaria e no final da mesma segui na direção da estrada de alcatrão, aqui por alguns metros andei em alcatrão mas rapidamente deixei a estrada junto à antena, virei à direita entrei novamente nas marcações do PR16, o caminho agora segue na encosta virada a norte onde se vislumbra todo o vale de Arouca até chegar ao ponto mais alto da Serra da freita, o Detrelo da Malhada, onde também se encontra o famoso miradouro virado para Arouca, mais uma paisagem fantástica.
Continuei nas marcações do PR16 na direção das eólicas, atravessei a estrada de alcatrão e o percurso inicia a descida por um caminho largo sem qualquer dificuldade até encontrar as marcações do PR15, já no vale da Serra, aqui deixei o PR16 e segui agora as marcações do PR15, o trilho segue até à nascente do Rio Caima, passa no geositio das Pedras Broas, local que visitamos e segue agora sempre junto ao Rio Caima, esta parte do troço é fantástica, atravessei o Rio para a margem esquerda e sempre pela margem o trilho de pé posto leva-nos até à Igreja de Albergaria da Serra e daqui por caminho segue até ao centro onde iniciamos mais um percurso por esta bem conhecida Serra da Freita.
Este percurso é um misto de vários PRs, logicamente, para quem não conhecer a Serra, devem utilizar o GPS.
A parte das escarpas da Mizarela pode ser dificil para aqueles menos habituados a estes trilhos de montanha, o restante trilho é fácil.
Atenção, este percurso no Verão, em dias de muito calor, é bastante exposto ao Sol, no Inverno muito cuidado com o nevoeiro, vento e frio porque nesta Serra da Freita o clima muda com bastante facilidade.