Serra da Freita - Pelas aldeias do Planalto Parte do PR15 e PR16

Photo ofSerra da Freita - Pelas aldeias do Planalto Parte do PR15 e PR16 Photo ofSerra da Freita - Pelas aldeias do Planalto Parte do PR15 e PR16 Photo ofSerra da Freita - Pelas aldeias do Planalto Parte do PR15 e PR16

February 13, 2021
February 2021

near Albergaria das Cabras, Aveiro (Portugal)

No alto da Serra da Freita existem três PRs e uma GR, o PR7 Nas Escarpas da Mizarela, o PR15 Viagem à Pré História, o PR16 São Pedro Velho e a GR28 Por Montes e Vales de Arouca, alguns troços dos percursos são comuns.
Optei por idealizar mais um percurso, com cerca de 23km, mas que ligasse todas as aldeias deste planalto, nomeadamente Albergaria da Serra, Cabaços, Castanheira, Merujal e a Mizarela, além disso, inclui ainda os três miradouros mais famosos desta Serra, o São Pedro Velho, o Detrelo da Malhada e o Miradouro da Frecha da Mizarela, no final o percurso percorreu maioritariemente o PR15 e o PR16, mas ficou um troço fabuloso.
Iniciei junto à estrada de alcatrão perto da Praia fluvial de Albergaria da Serra e segui no sentido contrário aos ponteiros do relógio, desci a estrada e antes da ponte da povoação do Merujal virei à esquerda e entrei nas marcações do PR7, seguimos este PR e após a parede onde se pratica a escalada, deixamos as marcações viramos à esquerda e subimos na direção da aldeia de Cabaços, nesta aldeia entramos nas maracções do PR15, atravessamos a aldeia e as marcações seguem para a a aldeia da Castanheira, nesta aldeia obrigatória a visita às famosas Pedras Parideiras e ao centro de interpretação local, após visita a estes dois locais, regressamos ao centro da aldeia e entramos em caminho agricola, paralelo à estrada, até encontrar novamente as marcações do PR15, o troço agora segue pela encosta acima na direção da estrada principal, mais propriemente junto ao cruzamento onde se faz a divisão dos dois distritos Viseu e Aveiro.
Atravessamos a estrada e continuamos no PR15, agora pelo planalto com paisagens magnificas o trilho desce ligeiramente até chegarmos ao dólmen Portal da Anta, neste local deixamos o PR15 e seguimos agora na GR28, viramos à esquerda e por um caminho bem largo chegamos à estrada em paralelos, atravessamos esta estrada e continuamos as marcações da GR28 até chegar perto da aldeia de Albergaria da Serra outrora Albergaria das Cabras.
Ao chegar perto do cemitério local entramos novamente nas marcações do PR15, fletimos à direita e as marcações do PR15 seguem agora junto à margem do Rio Caima, esta parte do troço é fantástica, mais acima atravessamos o Rio e seguimos pelo planalto na direção das Pedras Broas, não fizemos o desvio para visitar este local geológico, seguimos e continuamos no PR15 até encontrar as marcações do PR16.
No entroncamento deixamos o PR15 e iniciamos a subida da encosta já a seguir as marcações do PR16, esta parte do trilho é efetuada sempre a subir até à estrada de alcatrão, atravessamos a estrada e continuamos a subir para as eólicas até chegar ao ponto mais alto desta Serra da Freita, local denominado Detrelo da Malhada, onde se contra o posto de vigia e o fantástico Miradouro virado para o vale de Arouca, neste local uma paragem prolongada para apreciar toda a panorâmica.
Após as fotos, continuamos nas marcações do PR16 e descemos a encosta pelo lado norte da Serra, a descida pelo local mais alto da Serra tem vistas fabulosas, mais à frente deixamos as marcações do PR16 e fizemos um desvio ao Miradouro de São Pedro Velho, mais um Geositio com uma belissima panorâmica, após a visita, descemos pela escadaria e novamente no trilho do PR16 viramos à esquerda e descemos novamente até chegar ao parque de merendas, atravessamos o parque e continuamos no PR16 agora na direção da aldeia do Merujal, antes de chegar à aldeia deixamos o PR16 e entramos na estrada de alcatrão, e foi pelo alcatrão que chegamos à aldeia do Merujal onde encontramos novamente as marcações do PR15, atravessamos o centro da aldeia e pelas marcações do PR15 subimos à estrada de alcatrão, mais à frente deixamos a estrada e as marcações do PR15 seguem agora por um caminho interessante até chegar à aldeia da Mizarela, aqui fizemos um desvio ao Miradouro para ver a cascata da Frecha da Mizarela, atualmente com bastante água e regressamos novamente ao centro da aldeia da Mizarela, continuamos no PR15 passamos passamos pelas ruas da aldeia e por um caminho antigo em granito seguimos até chegar à PRaia Fluvial de Albergaria da Serra, onde iniciamos e treminamos este belissimo percurso.
Claro que este trilho é um misto de vários PRs, ficou magnifico, para quem não conhecer a Serra devem utilizar o GPS.
Atenção, este percurso no Verão, em dias de muito calor, é bastante exposto ao Sol, mas tem pouca dificuldade e pouco acumulado, faz-se com relativa facilidade.

• Photo of eu.josepinho
    eu.josepinho Feb 16, 2021

Excelente percurso 👌

• Photo of CarlosPinto
    CarlosPinto Feb 19, 2021

De facto é um magnifico percurso, percorre os melhores geositios desta Serra.
    Continuação de boas caminhadas eu.josepinho.

• Photo of freewalk
    freewalk Jul 7, 2021

Boas mas existem marcações certo !? E é circular o trilho?

• Photo of CarlosPinto
    CarlosPinto Jul 8, 2021

Bom dia Freewalk, conforme descrevo no texto do percurso o trilho é circular, mas é um misto de vários PRs que percorrem esta parte da Serra da Freita. Para se fazer este percurso deverá utilizar aplicação e seguir o trilho porque as marcações são muitas derivados aos PRs existentes, ora estamos a seguir o PR7, ora estamos no PR15 ou no PR16, muitos dos troços são comuns, o que pode levar ao engano.
    Boas caminhadas

• Photo of freewalk
    freewalk Jul 8, 2021

Ok obrigado

• Photo of avieira
    avieira Sep 20, 2021

Acabámos por não fazer exatamente este percurso, mas serviu-nos de orientação, pois também misturámos o PR15 e PR16.
    Vale a pena, não é muito exigente em termos de desnível, e as paisagens são excelentes.