Serra da Freita - Frecha da Mizarela

Photo ofSerra da Freita - Frecha da Mizarela Photo ofSerra da Freita - Frecha da Mizarela Photo ofSerra da Freita - Frecha da Mizarela

May 5, 2018
May 2018

near Merujal, Aveiro (Portugal)

Neste dia de Primavera, aproveitando o bom tempo e apenas da parte da manhã, decidimos efectuar dois percursos curtos nesta Serra da Freita, ambos a iniciar no Parque de Campismo do Merujal.
O primeiro o objectivo era descer às quedas da Mizarela. Assim, com saída do referido Parque de Campismo inicialmente seguimos o PR15 de Arouca até à aldeia de Albergaria da Serra, outrora Albergaria das Cabras, atravessamos a povoação e antes da ponte do Rio Caima viramos à direita em direcção à Praia Fluvial e seguimos um caminho antigo em pedra que ladeia a Praia e segue em direcção à aldeia da Mizarela, nesta aldeia apanhamos agora a estrada em asfalto para seguir as marcações do PR7 "Nas Escarpas da Mizarela", deixamos a estrada e agora é descer pelo trilho íngreme em direcção ao fundo da conhecida Frecha da Mizarela.
De facto, as quedas da água vistas desta perspectiva são imponentes, neste lugar existem ainda algumas cascatas mais pequenas apenas visíveis para quem se atreve a descer até ao Rio.
Após as fotos da praxe é hora de iniciar a subida pelo trilho que nos trouxe até aqui, uma subida muito íngreme, em pedra que em dias de chuva ou se tiver chovido nos dias anteriores não aconselho à sua realização, pois torna-se escorregadio e bastante perigoso.
Ao terminar a dura subida e após o Miradouro da Frecha junto à estrada em asfalto, viramos à esquerda e seguimos pelo trilho do PR7 até ao Parque de Campismo onde iniciamos esta pequena caminhada.
Percurso fácil e curto mas com paisagens fantásticas.
Para quem não estiver habituado a percursos pedestres aconselho a não descer até à queda da água, pois a subida é curta mas dura.

• Photo of Remião
    Remião Aug 24, 2019

A descida à Frecha torna este percurso difícil, mas sem dúvida compensador....