Photo ofSerra da Freita: do Cando a Rio de Frades pelos trilhos Goelas do Mundo, Ouro Negro, Carteiro e El Dorado Photo ofSerra da Freita: do Cando a Rio de Frades pelos trilhos Goelas do Mundo, Ouro Negro, Carteiro e El Dorado Photo ofSerra da Freita: do Cando a Rio de Frades pelos trilhos Goelas do Mundo, Ouro Negro, Carteiro e El Dorado

January 23, 2022
January 2022

near Rio de Frades, Aveiro (Portugal)

1. A serra da Freita, erguendo-se com um gigante sobre a vila de Arouca, estende-se por terras de Arouca, São Pedro do Sul e Vale de Cambra. Calcorrear os seus caminhos e trilhos leva-nos ao encontro de muitos pontos da sua história: pequenas aldeias encaixadas na paisagem; cascatas e lagoas idílicas; montes bordados de giestas, urzes e carquejas; soberbos miradouros que nos brindam com paisagens de cortar a respiração; dezenas de locais de interesse geológico; e uma extensa rede de caminhos e trilhos.
Um contexto tão rico e diversificado, simultaneamente mágico e nostálgico, apela naturalmente à prática de uma grande variedade de atividades de recreação e lazer de entre as quais se destaca o pedestrianismo.
2. O presente percurso resultou da articulação de 5 famosos percursos: Goelas do Mundo, Ouro Negro, Carteiro, El Dorado e GR 28.
3. Começamos e terminamos na pequena aldeia do Cando. Descemos à ribeira da Pena Amarela, onde nos deparamos com a 1ª de muitas e belas cascatas. Passamos para a margem esquerda da ribeira e subimos por um trilho íngreme até ao Alto de ZeMou - um excelente miradouro sobre o escarpado canhão da ribeira da Pena Amarela e montes circundantes. Daqui, descemos por um trilho mal definido (mas visível) e muito íngreme até às margens de um dos ribeiros que alimentam a ribeira da Pena Amarela. Seguimos ao longo deste ribeiro até à sua confluência com a ribeira da Pena Amarela e pelas margens desta até ao pontão onde passa a Rota do Ouro Negro. Todo este troço do percurso é desafiante/radical e fabuloso: cordas e escadas para ajudar na progressão e conferir segurança e uma sequência de lindas cascatas. Do pontão de madeira, seguimos pela Rota do Ouro Negro até à aldeia de Rio de Frades onde almoçamos e tomamos café (esta é a parte menos interessante do percurso). Depois dirigimo-nos a Cabreiros pelo Caminho do Carteiro. Neste percurso fizemos dois desvios: o 1º para visitar a galeria do Vale de Cerdeira e a cascata das minas de Rio de Frades (espetacular) e o 2º para nos deslumbrarmos com um poço (Poço Negro?) alimentado por duas cascatas - uma no ribeiro do Seixo e a outra no rio Frades (local deslumbrante). De Cabreiros até Tebilhão seguimos por um belíssimo trilho - o Trilho do El Dorado (uma levada seca entre matas de carvalhos e duas pequenas cascatas em dois ribeiros - o ribeiro Pequenino e o ribeiro de Tebilhão. A GR 28 conduziu-nos ao ponto de partida, em Cando.
4. Pontos de interesse:
i) O troço "Goelas do Mundo" entre o Cando e o miradouro "Cabeça do Mundo". São cerca de 4 km fabulosos, de pura adrenalina. Física e mentalmente exigentes mas de uma beleza invulgar (do melhor que já percorremos).
ii) O troço "Caminho do Carteiro" da aldeia de Rio de Frades até ao desvio para as últimas cascatas no rio Frades (cerca de 2,5 km) - lindo.
iii) O troço "El Dorado" entre Cabreiros e Tebilão (cerca de 2 km por trilhos abertos entre matas de carvalhos) - espetacular.
iv) Os múltiplos poços e cascatas situadas ao longo da ribeira da Pena Amarela e do rio Frades (magníficas).
v) As pequenas e típicas aldeias com o seu casario (muito degradado e algum já adequadamente requalificado) e simpáticos habitantes (Cando, Rio de Frades, Cabreiros e Tebilão).

Alertas:
i) O troço do percurso "Goelas do Mundo" entre o Cando e o miradouro "Cabeça do Mundo" é muito exigente tanto do ponto de vista físico como mental. Requer elevado esforço físico (sobretudo a subir) e muita concentração e cuidado (sobretudo a descer). Mas, nas calmas, faz-se!
ii) De P1 a P2 (entre Tebilhão e Cando) fizemos um corte por um trilho (?) recentemente limpo que, se não for regularmente utilizado, acabará por desaparecer. Se e quando isso acontecer, há a alternativa referenciada pelas bandeirolas 1 (mais longa mas mais calma).
iii) O percurso apresentado não está homologado nem marcado na sua totalidade pelo que a utilização do GPS é fundamental.

OUTROS PERCURSOS NESTA ZONA:

PictographCar park Altitude 2,577 ft

Cando

Cascata 1 (Ribeira da Pena Amarela)

Alto de Zemou

Trilho com cordas

Cascata 4 (ribeira da Pena Amarela)

Cascata 5 (junção de ribeiras)

Cascata 6

Cascata 7

PictographBridge Altitude 1,483 ft

Miradouro 'Cabeça do Mundo'

PictographCar park Altitude 1,128 ft

Rio de Frades (café)

PictographMine Altitude 1,244 ft
Photo ofGaleria do Vale da Cerdeira e cascata das minas do rio de Frades Photo ofGaleria do Vale da Cerdeira e cascata das minas do rio de Frades Photo ofGaleria do Vale da Cerdeira e cascata das minas do rio de Frades

Galeria do Vale da Cerdeira e cascata das minas do rio de Frades

Cascatas 8 (rio de Frades)

Photo ofRio de Frades e desvio para as cascatas 9/10 Photo ofRio de Frades e desvio para as cascatas 9/10 Photo ofRio de Frades e desvio para as cascatas 9/10

Rio de Frades e desvio para as cascatas 9/10

PictographDoor Altitude 2,252 ft

PictographCar park Altitude 2,383 ft

Cabreiros

Photo ofRibeiro Pequenino (trilho do El Dorado) Photo ofRibeiro Pequenino (trilho do El Dorado) Photo ofRibeiro Pequenino (trilho do El Dorado)

Ribeiro Pequenino (trilho do El Dorado)

Ribeiro de Tebilhão

PictographCar park Altitude 2,495 ft

Tebilhão

Capela e miradouro (Tebilhão)

P1

P2

• Photo of Joao Moreira 5
    Joao Moreira 5 Jan 30, 2023

Fiz hoje(30/01/2023). O trilho encontra se limpo e em bom estado, mas apenas está sinalizando na primeira metade, por isso aconselho o uso de gps. No inverno é preciso ter cuidado com o gelo e com a hora a que se começa, devido ao trilho ser longo. A pior parte é mesmo a subida para a penúltima aldeia. Depois dessa subida o trilho já não é tão belo, mas mesmo assim vale a pena. O atalho no fim estava desbravado, pelo que foi bastante fácil ir por lá. As paisagens iniciais vão me ficar gravadas na memória. Aconselho a fazer. Mas apenas a quem tem experiência. Algumas zonas são mais puxadas

• arlindo lopes Apr 10, 2023

Ola , bom dia diz este trilho a 7 de Abril . Esta bem sinalizado , com excepçao da pior parte " goelas do mundo " . Valeu a pena, muito Bom , mas so mesmo para quem tenha experiência . Excelente trilho .

• Photo of Zé Mustaine
    Zé Mustaine Aug 19, 2023

Fiz hoje, trilho brutal. Descida inicial muito técnica, subidas durinhas, mas as quedas de água e todas a paisagem envolvente é simplesmente fenomenal, ficou no meu top 5.

Zé Mustaine Aug 20, 2023

Obrigado pela descrição pormenorizada.