Serra da Freita 'Cabrum-Vale Mágico-Lomba-Felgueira' Circular Parte 1

Photo ofSerra da Freita 'Cabrum-Vale Mágico-Lomba-Felgueira' Circular Parte 1 Photo ofSerra da Freita 'Cabrum-Vale Mágico-Lomba-Felgueira' Circular Parte 1 Photo ofSerra da Freita 'Cabrum-Vale Mágico-Lomba-Felgueira' Circular Parte 1

October 27, 2018
October 2018

near Cabrum, Aveiro (Portugal)

Percurso baseado no Freita Trekking 2018, com uma pequena diferença na subida para a aldeia da Lomba, a partir do lugar das Berlengas, optamos por seguir o caminho mais à esquerda junto à ribeira do Côvo e não fomos pelas Porqueiras.
O percurso, por erro, ficou gravado em duas fases, a primeira desde a aldeia de Cabrum até à Felgueira, a segunda, da Felgueira até Cabrum, esta situação aconteceu porque aquando do almoço no Nino da Freita fechei o percurso e tive de iniciar nova gravação para o que faltava do trilho.
Assim, como já disse, tínhamos o objetivo de almoçar no restaurante O Nino da Freita na Felgueira, como o percurso tem cerca de 20 km, optamos por iniciar bem cedo na aldeia de Cabrum de modo a chegar ao Restaurante por volta das 13h30 e no final do almoço fazer da Felgueira a Cabrum.
Da aldeia de Cabrum, onde deixamos o carro, iniciamos uma subida ligeira por caminhos florestais e após decorridos cerca de 2km, iniciamos a descida bem acentuada atravessando parte do Vale Mágico até ao lugar das Berlengas, deste local existem três opções para subir até à aldeia da Lomba, pode ser pelo caminho dos mil degraus (a subida mais curta, mas mais acentuada), pela encosta do lado direito que nos leva até às Porqueiras (local onde se encontra uma bela queda de água) esta subida já a fizemos várias vezes e existe a subida pelo lado esquerdo, mais junto à Ribeira do Côvo e foi esta subida com cerca de 2km que decidimos fazer, é uma subida dura que nos leva perto da escola da Lomba. Aqui chegados, optamos por visitar o centro da aldeia, não passamos pela capela onde se encontram os espigueiros mas fizemos uma paragem no café local e seguimos o trilho novamente em direção à Escola, a subir iniciamos o trilho da vereda de pastores, mais a cima,deixamos a vereda e seguimos um caminho à esquerda em pedra em direção à Ribeira do Côvo, após atravessar a ribeira, que nesta altura do ano está completamente seca, iniciamos um subida dura, uma autêntica parede, através de caminho de pé posto a subida é fantástica com várias paragens para apreciar a paisagem. Esta subida leva-nos até ao Parque de merendas junto à estrada de ligação da Felgueira ao Merujal, aqui atravessamos a estrada e subimos até ao posto de vigia local, bem perto da Estação Meteorológica da Castanheira para apreciar toda a encosta, do lado de vale de Cambra, desta Serra da Freita.
Agora era hora de iniciar a descida para a aldeia da Felgueira, atravessar novamente a estrada em alcatrão, junto à Casa Florestal, atualmente abandonada e pelo caminho bem largo e sempre a descer rapidamente estamos na Felgueira, local onde fomos almoçar, por erro fechei o percurso e os cerca de 3km que faltavam para chegar a Cabrum, tive que gravar novo trilho.
Após o almoço o percurso segue junto ao Campo de Futebol, descendo até ao centro da aldeia da Felgueira, a partir daqui o trilho entra por caminhos agrícolas até chegar à zona florestal onde se encontra a ribeira e os moinhos da Sabrosa, local muito interessante onde se encontra um açude e uma ponte em madeira que serviu para atravessar para o outro lado da ribeira, mas, logo a seguir, passamos novamente para a outra margem pelo açude, neste local em dias de chuva ou com a ribeira com muita água é perigoso a sua passagem, após chegar à outra margem, encontramos a levada que segue em direção à aldeia de Cabrum, local onde iniciamos este percurso que por certo iremos repetir.
Este trilho não se encontra sinalizado é para efetuar com ajuda do GPS, pois passa por um misto de PRs do concelho de Vale de Cambra, o trilho é duro, pois com 20 km e com cerca e 1100 metros de acumulado cria algum desgaste, tem subidas muito acentuadas, mas é dos melhores percursos para fazer na Serra da Freita.