Serra da Estrela Vale do Rossim-Nave da Mestra-Vale do Rossim

Photo ofSerra da Estrela Vale do Rossim-Nave da Mestra-Vale do Rossim Photo ofSerra da Estrela Vale do Rossim-Nave da Mestra-Vale do Rossim Photo ofSerra da Estrela Vale do Rossim-Nave da Mestra-Vale do Rossim

April 25, 2017
April 2017

near Manteigas, Guarda (Portugal)

Dos meus trilhos favoritos, sempre que o termino já tenho vontade de o realizar novamente. Mais um percurso pedestre circular parcialmente sinalizado, para quem o fizer pela primeira vez aconselho o uso do GPS, quase obrigatório se existir nevoeiro. Com inicio na praia fluvial Vale do Rossim seguimos em direcção ao Vale das Éguas onde se pode avistar as Penhas Douradas e as suas casas construídas nos montes existentes. Deste Vale seguimos em direcção à Nave da Mestra pelo trilho sinalizado, ao longo do trilho podemos contemplar o Vale Glaciar do Zêzere até à chegada ao alto da Nave da Mestra. Passagem obrigatória pela Talisca da Mestra até à casa do Juiz, local onde aproveitamos para o reforço matinal. Após visitar o açude existente, este ano e nesta altura, com pouca água, subimos agora em direcção ao Curral do Martins e daqui ao vértice geodésico das Penhas Douradas, local onde se pode contemplar esta magnifica Serra da Estrela, a partir daqui é sempre a descer até ao inicio do trilho no Vale do Rossim. Apesar de não se encontrar sinalizado é um trilho muito fácil de fazer mas é necessário ter algum cuidado em dias de nevoeiro para quem não conhecer o percurso.

PictographGeocache Altitude 4,898 ft

• Photo of ritafp
    ritafp Dec 9, 2022

Trilho muito bonito.
    Com a chuva o nível da água da barragem subiu bastante. Tivemos que fazer um desvio considerável (não foi possível contornar a barragem pela esquerda), seguimos pela estrada é só apanhamos o caminho bastante mais à frente.
    No regresso da nave da mestra (até à grande bifurcação) acabamos por optar pelo caminho de ida. O caminho proposto está assinalado no terreno com mariolas mas a progressão é lenta devido a vegetação .