Serra da Estrela - Vale do Rossim

November 9, 2014
November 2014

near Manteigas, Guarda (Portugal)

Percurso integrado numa acção de formação do grupo "Os Perdigueiros". Tratou-se do segundo dia de campo, da segunda saída para a montanha (Serra da Estrela).

O dia começou com alguma instabilidade ameaçando, como o dia anterior, ser de chuva e possívelmente neve a partir dos 1.400 metros. O tempo acabou porém por mostrar-se estável embora com uma visibilidade muito reduzida. Perto do Curral do Martins era praticamente nula.

O percurso é em ligeira subida na ida, bem marcado, com um piso sem complexidade técnica e por isso muito manejável e sem possibilidade de erro de navegação. Com início num segmento de estradão por altura da Fraga da Cruz (esquerda), o sentido de marcha é sudoeste em ligeira subida até altura da Fraga das Penhas (à direita do sentido de marcha). Daqui e continuando em ligeira subida segue na mesma direcção até ao Perdigueiro onde roda em ligeiro arco até ao Curral do Martins, ponto mais alto do percurso e também o ponto de retorno.

O regresso faz-se pelo mesmo caminho até um pouco antes do Perdigueiro, flectindo à esquerda a partir daí, em direcção a norte e até à Fraga das Penhas, ligeiramente à direita do sentido de marcha. Daqui, roda-se à esquerda para noroeste e em descida por cerca de 600 a 700 metros até ao carreteiro que acompanha a margem esquerda da Ribeira da Malhada da Laginha até à represa do Vale do Rossim

A neve que no dia anterior caíra com alguma intensidade deu ao dia um toque de interesse, sublinhado por um vento forte que contribuiu para uma temperatura bastante baixa.

Participaram na caminhada: Daniel Almeida, Nuno Carvalho, Carlos Sampaio e José Rolo de Sousa Jr. O grupo foi monitorado pelo Pedro Guedes da Espaços Naturais.

PR4

Lagoa do Rossim

• Photo of Ramarvid
    Ramarvid Jul 27, 2015

Saludos, gracias por tu comentario.