Serra da Estrela: Seia PR5 SEI Rota da Garganta de Loriga

Photo ofSerra da Estrela: Seia PR5 SEI Rota da Garganta de Loriga Photo ofSerra da Estrela: Seia PR5 SEI Rota da Garganta de Loriga Photo ofSerra da Estrela: Seia PR5 SEI Rota da Garganta de Loriga

October 6, 2021
October 2021

near Loriga, Guarda (Portugal)

Trilho marcado, com início em Loriga e final nas Salgadeiras, no planalto superior da Serra da Estrela (na estrada nacional 339). Deixamos o carro na nacional 339, num pequeno estacionamento próximo do final do trilho e de Táxi (Táxi da Covilhã) fomos para Loriga e aí começamos o trilho. A parte inicial do trilho está muito bem sinalizada, com um cartaz alusivo, já não acontece o mesmo na parte final (no sentido realizado), apenas tem uma marca amarela e vermelha numa pedra, na minha opinião deveria ter um pequeno cartaz ou uma marca mais saliente e visível.

A rota da Garganta de Loriga faz a ligação entre o planalto superior da serra da Estrela e a vila de Loriga, com um desnível de cerca de 1188mts. Podemos ver vestígios glaciários e quatro depressões designadas por covões Boieiro, do Meio, da Nave e da Areia. É um trilho fantástico que recomendo, a grande dificuldade reside na altimetria, isto é, para quem prefere subir, como foi o nosso caso. Vale a pena!

Informação dos trilhos de Seia: https://www.aldeiasdemontanha.pt/pt/rotas/