Serra da Estrela - Rota das Faias de São Lourenço

Photo ofSerra da Estrela - Rota das Faias de São Lourenço Photo ofSerra da Estrela - Rota das Faias de São Lourenço Photo ofSerra da Estrela - Rota das Faias de São Lourenço

November 9, 2019
November 2019

near Manteigas, Guarda (Portugal)

Mais uma vez um regresso à Serra da Estrela para visitar as faias de São Lourenço no Outono.
Um percurso que tenho de realizar todos os anos nesta época, este ano, a queda das folhas está um pouco atrasada com bastantes folhas verdes ainda nas árvores.
Este ano decidimos realizar parte do PR13 "Rota das Faias" e parte do PR15 "Rota de Santa Maria" mas e ao contrário do ano passado, fizemos ao contrário e seguimos primeiro o PR 15 e só depois a Rota das faias.
Iniciamos a nossa caminhada junto à Pousada de São Lourenço, agora Hotel, local onde se encontra a placa e inicia o PR15, primeiro seguimos as marcações deste PR mais à frente deixamos o PR e iniciamos a descida em direção ao Covão da Ponte, neste lugar do Covão da Ponte, onde corre o Rio Mondego, existe um Parque de Merendas bem cuidado com mesas e locais para passar um bom bocado principalmente em dias de mais calor, é um local de uma beleza extraordinária, após passagem pela Capela da Nossa senhora do Carmo e perto da Capela, viramos à esquerda e seguimos as marcações do PR15 este caminho em terra, largo sem dificuldade mas sempre a subir por entre campos agrícolas, e se tiverem sorte com a companhia de alguns cães Serra da Estrela, leva-nos até à Cruz das Jogadas, local onde se inicia a Rota das Faias.
Este lugar é também o local de intersecção dos dois PRs o 15 com o PR13 Rota das Faias, agora seguimos o PR13, viramos à direita por um trilho a descer de pé posto até ao fundo do vale, seguimos as marcações deste PR até encontrar o trilho que vem de Manteigas, local onde inicia a subida, bem dura para as Faias de São Lourenço, a partir deste local inicia a subida para grande mancha de Faias, em tempos plantadas pelos serviços florestais, primeiro por um trilho florestal onde predomina os castanheiros, carvalho e pinheiro nórdico, até chegar à Casa do Leite (outrora um local onde os pastores depositavam o leite para recolha) depois deste local, começa a grande mancha das Faias, o caminho sempre a subir, por entre as faias, é de uma beleza extraordinária, deve ser realizado com calma e com muitas fotos à mistura.
O trilho leva-no até ao alto onde se encontra o posto de vigia, apesar do percurso ser sempre a subir é muito fácil já no alto e após o posto de vigia, seguimos o caminho em direção à capela de São Lourenço, deste local pode-se avistar o vale da Amoreira.
Após apreciar a paisagem seguimos agora, por caminho ligeiramente a descer, em direção novamente até à Cruz das Jogadas lugar onde decidimos terminar este belíssimo percurso.
De salientar, que este percurso, é parcialmente sinalizado, faz parte do PR13 e PR15 de Manteigas, mas uma parte dele não tem qualquer marcação o GPS é uso obrigatório.
Não é um percurso difícil com cerca de 14 km tem apenas a subida para as Faias que pode ser mais difícil para aqueles menos habituados.