Serra da Estrela - PR1 Poço do Inferno e PR2 Rota do Javali de Manteigas

Photo ofSerra da Estrela - PR1 Poço do Inferno e PR2 Rota do Javali de Manteigas Photo ofSerra da Estrela - PR1 Poço do Inferno e PR2 Rota do Javali de Manteigas Photo ofSerra da Estrela - PR1 Poço do Inferno e PR2 Rota do Javali de Manteigas

November 14, 2020
November 2020

near Manteigas, Guarda (Portugal)

Mais uma subida à Serra da Estrela, para realizar um percurso juntando dois PRs emblemáticos do concelho de Manteigas, o PR1 Poço do Inferno e o PR2 Rota do Javali.
Com a presença das magnificas cores do Outono, por motivos de estacionamento, iniciamos o percurso no Bairro Santo António em Manteigas, junto à ponte sobre o Rio Zêzere, a placa informativa do PR2 Rota do Javali encontra-se um pouco mais acima em frente ao Hotel Vale do Zêzere.
Ao chegar à placa informativa do PR2 Rota do Javali, seguimos as marcações deste PR e os primeiros 500 metros são percorridos pelas ruas do Bairro, numa subida bastante acentuada, após a última casa, optamos por fazer o percurso no sentido dos ponteiros do relógio, assim, o caminho flete à esquerda e entramos em estradão de terra, caminho sempre à meia encosta, ligeiramente a subir o trilho não tem qualquer dificuldade e é assim durante cerca de 4km com a Vila de Manteigas como pano de fundo e a encosta das faias de São Lourenço sempre a vista.
Este caminho percorre uma floresta onde predomina os castanheiros e o pinheiro, após sensivelmente 4km o percurso deixa o estradão e inicia uma subida bem dura por trilho de pé posto, esta parte do percurso é bastante interessante, mas a subida dura é curta e termina na estrada de alcatrão de acesso ao Poço do Inferno, ao chegar ao alcatrão o percurso segue pelo asfalto até ao referido Poço, local também de interseção com o PR1 Poço do Inferno.
Este local de rara beleza foi também o escolhido para o reforço matinal, pois encontra-se no local várias mesas de merendas, água potável e contentores do lixo.
Após as fotos da praxe seguimos agora as marcações do PR1 Poço do Inferno, o percurso primeiro segue pelo alcatrão rodeado de carvalhos, castanheiros, bétulas, faias, nesta altura com as cores do outono bem presentes, o percurso mais à frente deixa o alcatrão, flete à direita e entra num trilho de montanha, a partir daqui o percurso é ainda mais espetacular, sempre por trilho de pé posto passa por um denso bosque, à época com cores fantásticas e depois deixa o bosque e percorre as cristas dos penedos em granito, bem por cima do Poço do Inferno, nesta altura e com as pedras escorregadias é preciso alguma concentração principalmente nas descidas, o trilho leva-no novamente bem perto do Poço do Inferno, mas antes de chegar ao Poço, deixamos as marcações do PR1 e viramos à esquerda para seguir as marcações do PR2 Rota do Javali, agora o trilho inicia uma subida de pé posto até ao planalto da Serra, depois no planalto o percurso entra em caminho de terra largo sem qualquer dificuldade que nos leva até à estrada de alcatrão.
Após chegar ao alcatrão chegamos à quota máxima do percurso cerca dos 1300mt, mas rapidamente deixamos o alcatrão para virar à direita e inciar a descida da Serra, esta parte do troço é sempre a descer, o caminho largo sem qualquer dificuldade leva-nos até ao antigo Viveiro Florestal das Moitas, onde se encontra a casa do guarda, atualmente em ruínas, esta parte do percurso, com um bosque com árvores de várias especies é magnifica, o trilho continua a descer até chegar às primeiras casa do Bairro Santo António, local onde já tínhamos passado quando inciamos este percurso, os restantes 500 metros sempre a descer pelas ruas do bairro são os mesmos que já tínhamos percorrido quando iniciamos.
O percurso tem cerca de 15km, é moderado, tem apenas duas subidas duras, mas curtas, o restante troço não tem qualquer dificuldade, devem ter atenção ao trilho do Poço do Inferno em dias de chuva.
O percurso junta dois Prs e encontra-se bem sinalizado, se o fizerem no sentido dos ponteiros do relógio, como nós o fizemos, as subidas são menos complicadas.
Para quem não conhece aconselho sem dúvida, o local do Poço do Inferno é dos mais bonitos desta Serra, principalmente no Outono.