Activity

Serra da Estrela (Loriga » Maciço Central)

Download

Trail photos

Photo ofSerra da Estrela (Loriga » Maciço Central) Photo ofSerra da Estrela (Loriga » Maciço Central) Photo ofSerra da Estrela (Loriga » Maciço Central)

Author

Trail stats

Distance
8.04 mi
Elevation gain
4,144 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
994 ft
Max elevation
6,182 ft
TrailRank 
42
Min elevation
2,544 ft
Trail type
One Way
Coordinates
1915
Uploaded
February 17, 2012
Recorded
February 2012
Be the first to clap
Share

near Loriga, Guarda (Portugal)

Viewed 3641 times, downloaded 74 times

Trail photos

Photo ofSerra da Estrela (Loriga » Maciço Central) Photo ofSerra da Estrela (Loriga » Maciço Central) Photo ofSerra da Estrela (Loriga » Maciço Central)

Itinerary description

Serra da Estrela (Loriga » Maciço Central » Penha do Gato)
--
DESCRIÇÃO, FOTOGRAFIAS/VÍDEO, DESTE E DE OUTROS PERCURSOS EM: www.100atalhos.com
http://www.facebook.com/100atalhos
--
[PERCURSO NÃO SINALIZADO]

O ponto de partida deste percurso é na Vila de Loriga. Esta vila pertence ao concelho de Seia e encontra-se situada na parte sudoeste da Serra da Estrela.

A Serra da Estrela reclama para si o título da mais alta serra de Portugal Continental e com toda a razão. Os vales glaciares são enormes, as escarpas mais ainda, os covões são planaltos de grande dimensão. Impressionante, é a melhor forma de a adjectivar. A melhor maneira de apreciarmos essa beleza ora deslumbrante ora agreste é realizando uma caminhada. O vale de Loriga foi o leito de um antigo glaciar que ai deixou vivamente marcadas as suas garras durante o longo dos anos.

Com vários graus negativos, muito vento, e com mais de 1200m de desnível, lá iniciámos esta subida pela 2ª vez. Grande parte do percurso percorre-se com facilidade em contraste com a semi-escalada obrigatória em determinadas passagens. As paisagens são obviamente soberbas, ou melhor, impressionantes. Os primeiros 4 km são feitos com facilidade, primeiro em estrada de terra, depois em trilho de terra e pedras, no entanto, é sempre a subir. Chegámos ao Covão da Areia já a 1500m de altitude e apanhámos tudo congelado, onde era possível até caminhar em cima do gelo dos pequenos lagos e charcos que se formam naquele local. De seguida apanha-se uma subida íngreme com toques de escalada para o Covão da Nave, com 500 m de comprimento no fim deste, mais uma subida idêntica à última para atingir o cimo da barragem. De seguida continuamos o trilho até alcançarmos a estrada, na qual seguimos até próximo da “Penha do Gato”, local aonde tínhamos os carros à nossa espera.

View more external

Comments

    You can or this trail