Serra da Estrela - Das Penhas Douradas ao Vale do Rossim (Circular)

Photo ofSerra da Estrela - Das Penhas Douradas ao Vale do Rossim (Circular) Photo ofSerra da Estrela - Das Penhas Douradas ao Vale do Rossim (Circular) Photo ofSerra da Estrela - Das Penhas Douradas ao Vale do Rossim (Circular)

February 15, 2020
February 2020

•   4.3 1 review

near Manteigas, Guarda (Portugal)

A Serra da Estrela permite-nos efetuar diversos percursos pedestres, curtos, médios, longos dos mais fáceis aos muito difíceis, é um local muito apetecível para todos os amantes da natureza.
Desta vez a opção foi realizar um percurso simples, curto e muito fácil, mas com paisagens fantásticas, porque tivemos sorte com a meteorologia, céu limpo, com sol e sem vento.
Iniciamos na belíssima localidade das Penhas Douradas com diversas casas espalhadas pela montanha e com um panorâmica sobre Manteigas fabulosa, depois de visitar a Casa da Fraga, descemos através de um trilho no meio de um bosque rodeado de pinheiro nórdico e outras especies de árvores com muita beleza, após uma curta descida, iniciamos a subida por trilho de montanha até ao Miradouro de Fragão do Corvo, este local merece uma paragem prolongada tal a maravilha da paisagem, avista-se parte do Vale Glaciar do Zêzere e a vila de Manteigas em destaque.
Após as fotos da praxe, passamos por entre novas habitações e descemos novamente para mais um bosque fabuloso onde existe um ponto de água, daqui sempre a subir, mas sem qualquer dificuldade chegamos ao seixo branco, uma rocha formada por seixos que com o sol apresentam diversas cores.
A partir deste local o caminho segue no planalto em direção ao Vale da Éguas, mais um local que merece destaque, onde se destaca a trufeira e a paisagem virada para as Penhas Douradas, passamos uma linha de água e iniciamos uma ligeira subida entre as pedras até começar a descer para o Vale do Rossim, neste dia a barragem apresentava pouca água, o que nos permitiu caminhar junto à margem até chegar ao restaurante existente no local.
Após mais uma paragem prolongada para usufruir de toda a beleza deste local, deixamos o Vale do Rossim e iniciamos a subida em direção ao Corgo das Mós, deste local temos uma bela panorâmica do Vale do Rossim.
Após a subida, chegamos ao estradão, caminhamos agora em caminho muito fácil, depois viramos à esquerda e visitamos a Cabeça do Negro (rocha com formato de cabeça) e deste local descemos até chegar à estrada de alcatrão, já dentro das Penhas Douradas, sempre a descer fizemos um desvio para visitar a capela local e atravessamos a estrada e rapidamente estamos onde iniciamos este curto mais muito belo percurso.
O percurso encontra-se com marcações, mas das Penhas até ao Vale do Rossim seguimos as marcações amarelas e do vale do Rossim as Penhas, seguimos as marcações azuis, mas ao longo do percurso existem outras marcações pelo que aconselho sempre ao uso de GPS.
De resto o trilho não apresenta grandes dificuldades, no entanto devem ter atenção que nesta Serra o tempo muda com bastante facilidade, por vezes está sol e rapidamente pode ficar com muita neblina e frio que pode dificultar a caminhada.

• Antonio_Carlos Jul 7, 2022

Excelente trilha com diferentes perfis (mata, campo aberto, montanha) e vistas muito bonitas.