Serra da Estrela: Cântaro Gordo e Lagoa do Peixão

Photo ofSerra da Estrela: Cântaro Gordo e Lagoa do Peixão Photo ofSerra da Estrela: Cântaro Gordo e Lagoa do Peixão Photo ofSerra da Estrela: Cântaro Gordo e Lagoa do Peixão

July 15, 2023
July 2023

near Loriga, Guarda (Portugal)

Quase todo o percurso se fez sem trilho, pelo mato, por vezes demasiado alto e demasiado fechado, ou trepando pedra, exceto a partir do Vale da Caldeeira, após atravessarmos a ribeira e encontrarmos o trilho que leva à Lagoa do Peixão.

Partida das Salgadeiras e descida à base do Cântaro Gordo, sem trilho. Subida ao Cântaro por trilho indicado por mariolas. Descida à Lagoa dos Cântaros, sem trilho. Já bem junto à lagoa apanhámos um trilho que resolvemos largar e virar à esquerda num lugar onde já tinha estado uma vez e que nessa altura parecia ser um trilho, atéporque surgem mariolas aqui e ali. Entrámos no caminho que logo de seguida desapareceu. Teimosamente continuámos, iludidas pelas mariolas, e acabámos por seguir, quase sempre por mato alto e doloroso até encontrarmos o trilho já do outro lado da ribeira do Vale da Candeeira.
Ou seja, do km 4.50 ao km 5.50 demorámos cerca de 2 horas dentro de mato alto, sendo salvas por vezes por algumas pedras que proporcionavam algum descanso, fruto das ribeiras que iamos encontrando.
Resumindo, deveriamos ter seguido o caminho de pé posto em frente e que liga o Covão da Ametade ao Vale da Candeeira logo à frent, e estava a pouca distância do tal corte à esquerda, km 4.45.