Serra da Cabreira: Bosque do Túrio + Cabeço da Vaca

Photo ofSerra da Cabreira: Bosque do Túrio + Cabeço da Vaca Photo ofSerra da Cabreira: Bosque do Túrio + Cabeço da Vaca Photo ofSerra da Cabreira: Bosque do Túrio + Cabeço da Vaca

November 12, 2022
November 2022

near Espindo, Braga (Portugal)

Túrio, Vieira do Minho
Trilho circular com início e fim no parque de merendas de Serradela. Foi uma mistura do que de melhor têm os dois trilhos: PR 4 VRM – Percurso do Turio + PR 3 VMR – Percurso do Cabeço da Vaca. Existem marcas destes trilhos oficiais mas este é um caminho feito por nós e portanto precisam de GPS. É necessário GPS se quiser seguir este nosso desenho.
Acaba por ser uma caminhada muito variada em paisagens e experiências. Numa primeira parte subimos ás eólicas e ao marco geodésico do Cabeço da Vaca (983mts), na encosta norte da serra da Cabreira, com vegetação rasteira, os Garranos na sua vidinha, muito vento matinal, muita pedra e um miradouro de vistas desafogadas para o Gerês e os seus picos, para povoações como Salamonde e Fafião, para o Rio Cávado. Numa segunda parte, descemos e andamos pela floresta do Túrio. Nós nunca tínhamos caminhado nesta parte da Serra da Cabreira, ouvimos que o bosque do Túrio não é o que já foi, antes dos incêndios. Mas o pouco que ficou, encantou-nos: faias coloridas pelo Outono, pinheiros perfeitos (abetos), castanheiros, carvalhos. Sempre com muita água a acompanhar. Caminhar naquela área de árvores magestosas foi um presente. Do 6,5 km ao 12km fizemos a caminhada dentro de um encantamento de árvores frondosas, tapete de folhas sob os nossos pés, água a correr, cores lindas de Outono.
Devo chamar a atenção que em dias de muita chuva ou que tenha chovido muito será difícil e perigoso fazer a subida final (ao km 12) porque parece-me que se deve transformar em rio.
No final fomos ao miradouro de Serradela e experimentar o novíssimo Baloiço.

Miradouro Serra do Gerês

Cabeço da Vaca

Carvalhal

Rio

Rio

Queda d'água

Photo ofEsta é a subida que eu chamo a atenção que poderá transformar-se em rio em dias de chuva Photo ofEsta é a subida que eu chamo a atenção que poderá transformar-se em rio em dias de chuva

Photo ofÁrea por onde caminhamos: desde o Cabeço da Vaca ao Bosque do Túrio Photo ofÁrea por onde caminhamos: desde o Cabeço da Vaca ao Bosque do Túrio

Área por onde caminhamos: desde o Cabeço da Vaca ao Bosque do Túrio

• Photo of Perdidos nos trilhos
    Perdidos nos trilhos Nov 20, 2022

Pelos vistos gostaram, ainda bem.
    É um trilho fantástico para fazer no outono.
    Abraço

• Photo of fsoares81
    fsoares81 Nov 22, 2022

Olá Avelino!
    Como já te disse, foram as tuas fotos que nos influenciaram.