Serra da Boneca: por rios, cascatas, moinhos, miradouros e balouços

Photo ofSerra da Boneca: por rios, cascatas, moinhos, miradouros e balouços Photo ofSerra da Boneca: por rios, cascatas, moinhos, miradouros e balouços Photo ofSerra da Boneca: por rios, cascatas, moinhos, miradouros e balouços

November 27, 2020
November 2020

near Pedorido, Aveiro (Portugal)

1. A serra da Boneca (520 metros de altitude) fica situada no concelho de Penafiel entre os rios Mau e Douro e as aldeias de Rio Mau, Cabroelo e Sebolido (a cerca de 35 km do Porto). Devido às caraterísticas orográficas que possui (rios, cascatas, moinhos, picos e miradouros naturais) é um local de eleição para a prática do pedestrianismo.
Foi neste espaço geográfico que desenhamos e realizamos o presente percurso de tipologia circular e não sinalizado.
2. Começamos e terminamos na aldeia de Rio Mau, junto ao ancoradouro (confluência dos rios Mau e Douro). Seguimos pela ciclovia da foz do rio Mau e PR2 até ao miradouro do poço Negro. Descemos ao poço Negro por um trilho tecnicamente difícil. O esforço compensa, mais ainda se for no verão com tempo para tomar banho. Seguimos pelas margens do rio até à 1ª cascata no ribeiro dos Cadeados. Troço espetacular - técnico mas seguro (há cordas para facilitar a progressão). Subimos pela margem direita do ribeiro dos Cadeados até à 2ª cascata - Uau, fabulosa! (com água - no verão pode encontrar-se seca). Na base da cascata, atravessamos o ribeiro para a margem esquerda e subimos por um trilho, recentemente aberto, até ao miradouro natural do “vale do rio Mau”. Depois, seguimos ao longo do rio Mau por um trilho com troços lindíssimos, nomeadamente: moinhos em ruinas, sequência de 4/5 pontões sobre o rio (pontões da Varziela) e "refúgio" (???) de Cabroelo. Do refúgio, seguimos em direção à aldeia de Cabroelo por um caminho pouco interessante (poderíamos, com vantagens em termos de beleza, ter continuado pelas margens do rio até à estrada que liga Cabroelo e Vilarinho e seguir a estrada até Cabrolelo). Daqui, descemos cerca de 500 metros pelo rio Mau passando pelos famosos moinhos de Cabroelo (sequência de 5/6 moinhos). A zona dos moinhos foi recentemente intervencionada. Os moinhos foram requalificados e os antigos pontões de madeira foram substituídos por pesados passadiços e pontões metálicos que abafam por completo os moinhos. Enfim ... um péssimo serviço à harmonia do espaço. Chegados à estrada, abandonamos o rio e dirigimo-nos ao alto da serra da Boneca, passando pela aldeia de Vilarinho e capela de S. Pedro. Esta é a parte do percurso menos atraente (cerca de 4 km), sobretudo para quem for alérgico a eucaliptos. Do marco geodésico da Boneca, descemos em direção ao local onde estava instalado o 1º balouço da Boneca (já retirado). Regressamos para trás umas centenas de metros e dirigimo-nos em direção ao atual/novíssimo balouço da Boneca (este em pleno funcionamento), passando pelo local onde estava instalado o 2º (também já retirado por motivos de segurança, diz-se). Do balouço, fomos ao novo miradouro (estrutura em madeira) donde é possível desfrutar de vistas fabulosas sobre o rio Douro. Depois, descemos em direção à aldeia de Sebolido e, desta, à margem direita do rio Douro, seguindo, depois, bem junto à água, até ao ponto de partida em Rio Mau.
Em síntese, diríamos que é um trilho com alguma dificuldade técnica e física (tem 25/26 km de extensão), diversificado (vales, rios, picos, cascatas, moinhos, miradouros e balouços), com panorâmicas brutais sobre os vales dos rios Mau e Douro.
Pontos de interesse:
1. Rio Mau (cais, ciclovia e parte baixa)
2. Miradouro do poço negro
3. Poço Negro
4. Cascatas do ribeiro dos Cadeados (espetaculares quando o ribeiro tem bastante ou muita água)
5. Pontes e moinhos de Cabroelo (troço do percurso muito lindo)
6. Serra da Boneca com diversas e fabulosas panorâmicas sobre o rio Douro
7. Balouço da Boneca (recente)
8. Miradouro da Boneca (recente)
Alertas:
1. No verão, quando o caudal do rio está por norma baixo, é possível fazer o troço "Rio Mau/cascatas do ribeiro dos Cadeados" pelas margens e/ou leito do rio (esta é uma alternativa mais desafiante e interessante, mas que pode obrigar a descalçar as botas uma ou duas vezes).
2. Atualmente, já não existem os balouços 1 e 2 referidos na descrição deste percurso. Em sua substituição, foram recentemente instalados em locais de eleição sobre o rio Douro um outro balouço e um miradouro em estrutura de madeira.
3. Na aldeia de Vilarinho, deixamos a estrada e seguimos à esquerda até uma quinta com duas casas por um caminho que com o tempo e se não for periodicamente limpo poderá tornar-se intransitável. Em alternativa e pelo sim pelo não, pode ir-se pela estrada que vai cruzar com o traçado do percurso junto à referida quinta (cerca de 1 km).
4. Uma vez que o 1º balouço a ser instalado na serra da Boneca já não existe, o desvio que fizemos para passar por ele pode ser suprimido, embora as vistas do local sobre a foz do rio Mau continuem a ser soberbas.

Ancoradouro de Rio Mau

PictographPicnic Altitude 37 ft
Photo ofCiclovia e parque de merendas da foz de Rio Mau Photo ofCiclovia e parque de merendas da foz de Rio Mau Photo ofCiclovia e parque de merendas da foz de Rio Mau

Ciclovia e parque de merendas da foz de Rio Mau

PictographReligious site Altitude 455 ft

Poço Negro

PictographWaterfall Altitude 341 ft

Cascata do Ribeiro dos Cadeados 1

PictographWaterfall Altitude 417 ft

Cascata do Ribeiro dos Cadeados 2

Miradouro (sobre o vale do rio Mau)

PictographPicnic Altitude 684 ft

Pontões da Varziela

PictographMountain hut Altitude 813 ft

Casa abrigo de Cabroelo

PictographCar park Altitude 1,058 ft

Cabroelo

Photo ofMoinhos e parque de merendas de Cabroelo Photo ofMoinhos e parque de merendas de Cabroelo Photo ofMoinhos e parque de merendas de Cabroelo

Moinhos e parque de merendas de Cabroelo

Zona com cerca de 500 m de extensão ao longo do rio Mau, embelezada com 4/5 moinhos, represas/cascatas e pontões que até maio/junho de 2020 era de madeira e muito discretos. Esta zona foi; em junho/julho de 2020, intervencionada. Os moinhos foram requalificados, algumas cascatas foram destruídas e os discretos pontões de madeira deram lugar a estruturas pesadíssimas de metal (passadiços e pontões) que abafam completamento os moinhos,

PictographCar park Altitude 1,057 ft

Vilarinho

PictographReligious site Altitude 1,621 ft

Capela de São Pedro

Miradouro do marco geodésico da boneca

Balouço da Boneca (retirado)

PictographDead-end street Altitude 1,566 ft

P1 (neutralizar desvio)

Este desvio foi efetuado para visitar o sempre aprazível balouço da Boneca (o 1º a ser instalado na serra) que encontramos desmantelado - uma desilusão!. uma vez que já não existe o balouço, não se justifica o desvio (embora as vistas sobre a foz do rio Mau a partir do local onde estava instalado o balouço continuem a estar lá e a ser deslumbrantes).

Miradouro do balouço da Boneca (retirado)

Este balouço já não existe

Balouço da Boneca (novo)

Miradouro da Boneca (recente)

PictographCar park Altitude 396 ft

Sebolido

Biblioteca de Sebolido

PictographPicnic Altitude 61 ft

Parque de lazer de Sebolido

Escadas

Escadas metálicas que vão de um bairro habitacional a uma zona inacessível (coberta pelo mato) no rio Douro. Para que servem?! Mais uma obra cara cuja utilidade é, neste momento, zero. Nesta zona justificava-se uma profunda intervenção/requalificação até porque o espaço tem potencial para se tornar agradável.

PictographCar park Altitude 170 ft

• Celia Sousa Mar 24, 2021

Paisagem muito bonita, trilho por vezes muito técnico, cuidado quando o piso está molhado

Muito bonito!! A repetir😉

• Photo of Tagarelas do monte
    Tagarelas do monte May 17, 2021

Muito obrigado pela partilha da trilha.
    Apresentou-me algumas dificuldades... não estava a contar que o rio estivesse com tanta água! Desci ao poço negro mas depois tornou-se complicado de prosseguir... voltei para trás e segui a trilha normal e embora difícil consegui passar.
    A cascata das castas é fenomenal... e a zona seguinte dos trilhos de BTT também.
    Depois de passar a ultima aldeia antes de subir para a serra da boneca o caminho já tinha um bocado de mato... não é fácil seguir o percurso mas tudo correu bem. Serra da Boneca sempre com a sua beleza.
    Na parte final ou por cansaço ou porque o mato cresceu entretanto não consegui dar com o caminho que iria dar às tais escadas... segui o caminho de terra batina e vim ter à estrada nacional.

Um caminho excelente... diria dos mais bonitos aqui próximo do Porto. Obrigado pela partilha

• Photo of Tagarelas do monte
    Tagarelas do monte May 17, 2021

Sabe por favor indicar mais informações sobre a Casa Abrigo de Cabroelo? é que fazer esta caminhada nas calmas e pernoitar no local seria bastante interessante.

Obrigado pela atenção

• Photo of quinajoão
    quinajoão May 17, 2021

Nem sei se estará a funcionar e, se está, em que moldes. Talvez a junta de freguesia de Cabroelo lhe possa dar alguma informação.