Serra da Boneca: pelos miradouros da Boneca e margens do rio Douro

Photo ofSerra da Boneca: pelos miradouros da Boneca e margens do rio Douro Photo ofSerra da Boneca: pelos miradouros da Boneca e margens do rio Douro Photo ofSerra da Boneca: pelos miradouros da Boneca e margens do rio Douro

April 28, 2020
April 2020

near Pedorido, Aveiro (Portugal)

A serra da Boneca, situada no concelho de Penafiel entre os rios Mau e Douro e as aldeias de Rio Mau, Cabroelo e Sebolido, com 520 metros de altitude, devido às caraterísticas orográficas que possui (rios, cascatas, moinhos, picos e miradouros naturais) é um local de eleição para a prática do pedestrianismo.
O presente trilho é de tipologia circular e não sinalizado.
Começamos e terminamos na aldeia de Rio Mau, junto ao ancoradouro. Seguimos pela ciclovia da foz do rio Mau até aos picos mais altos da serra da Boneca (marco geodésico e torre de vigia), passando pelo 1º balouço da Boneca (já desmantelado/retirado). Esta parte do trilho é relativamente difícil (cerca de 5 km sempre a subir) mas deslumbrante pelas vistas que proporciona. Descemos, depois, em direção ao miradouro e cascata de Sebolido por estradão primeiro e depois por um trilho com vistas fabulosas sobre o rio Douro. Na descida, passamos pelo local onde, em 2019, estava instalado o famoso (pela quantidade de pessoas que atraia) balouço da Boneca. Este balouço foi retirado em finais de 2019, alegadamente por razões de segurança, com a "promessa" de ser instalado num outro local igualmente privilegiado mas mais seguro - o que já aconteceu em junho/julho de 2020 e que pode ser visitado a partir deste percurso.
Do miradouro de Sebolido (não do novo mas do que existe junto à estrada) até Rio Mau, o percurso foi feito por um trilho bastante degradado em determinados locais, desenhado ao longo da margem direita do rio Douro. De vários pontos deste trilho é possível disfrutar de imagens muito lindas do rio Douro e respetivas margens.
Em síntese, diríamos que é um trilho relativamente acessível que proporciona duas perspetivas completamente diferentes (ambas fabulosas) do rio Douro: uma perspetiva panorâmica não só do vale do rio como também de quase toda a serra e uma outra perspetiva de proximidade e de pormenor do que de belo há nas margens do rio nesta zona.
Alertas:
1. A descida do miradouro de Sebolido (o que está junto à estrada) para a margem do rio Douro pode ser feita por onde nós a fizemos ou por um trilho que, partindo do miradouro, vai à base da cascata e segue pelas margens e leito do ribeiro. Esta é, diríamos, a descida mais apelativa e "natural". No entanto, o seu estado de conservação deixava muito a desejar na última vez que por lá passamos (mas, com cuidado, passamos sem qualquer perigo).
2. Do tanque de lavar de Cancelos até cerca de 500 metros à frente (no sentido de Rio Mau), o trilho estava quase completamente tapado por cardos, urtigas, fetos e erva. Nestas circunstâncias, perdê-lo é muito fácil. Se não for limpo, acabará por perder-se. Mas, mesmo assim, com cuidado e algumas picadelas de cardos e/ou urtigas, faz-se perfeitamente.
3. Os dois balouços antigos foram retirados em 2019/2020. Em sua substituição, em junho/julho de 2020, foram instalados um novo balouço e um miradouro em estrutura de madeira em local privilegiado sobre o rio Douro. Ambas as estruturas podem ser facilmente visitadas a partir do traçado deste trilho (entre os quilómetros 7 e 8): o balouço fica no trilho e o miradouro fica um pouco mais à frente a cerca de 200 m do trilho. Partido deste novo miradouro, há um trilho (também novo) que conduz à aldeia de Sebolido. De Sebolido há caminhos que conduzem ao rio Douro e ao "nosso" trilho (ver "Serra da Boneca (3); link - https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/serra-da-boneca-3-por-rios-cascatas-moinhos-miradouros-e-baloucos-61284497).
Pontos de interesse:
1. Rio Mau;
2. Serra da Boneca (diversas e fabulosas panorâmicas sobre o rio Douro);
3. Balouço e miradouros da Boneca;
4. Rio Douro e as suas margens.

PictographRiver Altitude -152 ft

Rio Mau (ancoradouro)

Ciclovia da Foz do rio Mau

PictographCar park Altitude 46 ft

Rio Mau (parque)

Miradouro sobre a foz do rio Mau e serra da Boneca

Miradouro do Balouço da Boneca

Photo ofMiradouro do marco geodésico da Boneca Photo ofMiradouro do marco geodésico da Boneca Photo ofMiradouro do marco geodésico da Boneca

Miradouro do marco geodésico da Boneca

Photo ofMiradouro da torre de vigia da Boneca Photo ofMiradouro da torre de vigia da Boneca Photo ofMiradouro da torre de vigia da Boneca

Miradouro da torre de vigia da Boneca

Photo ofMiradouro do antigo balouço da Boneca Photo ofMiradouro do antigo balouço da Boneca Photo ofMiradouro do antigo balouço da Boneca

Miradouro do antigo balouço da Boneca

Miradouro sobre o rio Douro

Miradouro e cascata de Sebolido

Photo ofAncoradouro e tanque de lavar de Cancelos Photo ofAncoradouro e tanque de lavar de Cancelos Photo ofAncoradouro e tanque de lavar de Cancelos

Ancoradouro e tanque de lavar de Cancelos

Miradouro Eurostars Rio Douro (Raiva)

PictographPicnic Altitude 85 ft

Parque de lazer de Sebolido

Escadas

Rio Mau (miradouro)

Rio Mau (miradouro da igreja)