Photo ofSerra da Boneca: pelas margens do rio Mau, moinhos de Cabroelo e Miradouros da Boneca Photo ofSerra da Boneca: pelas margens do rio Mau, moinhos de Cabroelo e Miradouros da Boneca Photo ofSerra da Boneca: pelas margens do rio Mau, moinhos de Cabroelo e Miradouros da Boneca

April 24, 2020
April 2020

near Pedorido, Aveiro (Portugal)

Trilho de tipologia circular, não sinalizado, na serra da Boneca (concelho de Penafiel), a cerca de 35 km do Porto.
Começamos e terminamos na aldeia de Rio Mau junto ao ancoradouro. Seguimos pela ciclovia da foz do rio Mau até ao miradouro do poço Negro. Descemos ao poço Negro por um trilho difícil (o esforço compensa, mais ainda se for no verão com tempo para tomar banho). Regressamos, pelo mesmo trilho, ao PR2 e seguimo-lo até à 1ª cascata do ribeiro dos Cadeados. Subimos pela margem direita do ribeiro até a uma segunda cascata (ainda mais espetacular do que a 1ª). Na base da cascata, atravessamos o ribeiro para a margem esquerda e subimos por um trilho, recentemente aberto, até ao miradouro do “vale do rio Mau”. Depois, seguimos ao longo do rio Mau por um trilho com troços fabulosos, passando por alguns pontos de interesse: parque de merendas de Cabroelo, pontes da Varziela (sequência de 4/5 pontões sobre o rio Mau) e refúgio de Cabroelo. Do refúgio, seguimos em direção à aldeia de Cabroelo (que não visitamos por falta de tempo). De Cabroelo, descemos cerca de 500 metros pelo rio Mau passando pelos muito interessantes moinhos de Cabroelo (sequência de 4/5 moinhos). Abandonamos o rio e dirigimo-nos ao posto de vigia da serra da Boneca, passando pela aldeia de Vilarinho. A partir deste ponto, descemos em direção ao Miradouro e cascata de Sebolido (junto à estrada). Contornamos, a meia encosta, primeiro em direcção ao antigo balouço da Boneca (o famoso balouço - já retirado) e, depois, ao marco geodésico da Boneca (ponto mais alto da serra). Daqui, descemos em direcção à aldeia de Rio Mau, passando pelo 1º (mas menos famoso) balouço da Boneca (também já retirado).
Em síntese, diríamos que é um trilho relativamente acessível, diversificado, com troços fabulosos nomeadamente: ancoradouro e ciclovia da foz do rio Mau; do miradouro do poço Negro ao miradouro do vale do rio Mau; do parque de merendas de Cabroelo até Vilarinho; e do posto de vigia da serra da Boneca até ao último miradouro – o miradouro do balouço da Boneca. O único troço do percurso pouco ou nada atrativo (por entre eucaliptais) é o que vai da aldeia de Vilarinho ao posto de vigia da serra da Boneca (cerca de 3,5 km). Já tentei várias alternativas mas ainda não encontrei nenhuma satisfatória - que seria a mais curta possível.
Notas:
1. O troço do percurso - aldeia de Rio Mau/balouço da Boneca - também pode ser feito pelo trilho do percurso "Serra da Boneca (2): pelos miradouros da Boneca e margens do rio Douro". Esta alternativa é mais interessante.
2. No verão, quando o caudal do rio vai baixo, é possível fazer o troço "Rio Mau/cascata do ribeiro dos Cadeados" pelas margens e/ou leito do rio (poderá ser uma alternativa interessante).
3. Atualmente, já não existem os balouços referidos na descrição deste percurso. Em substituição destes dois balouços, foram recentemente instalados, em locais de eleição sobre o rio Douro, um balouço e um miradouro em estrutura de madeira. Do troço deste trilho situado entre os quilómetros 17 e 18 é possível ver e ter acesso fácil às duas estruturas (situadas muito perto uma da outra). Os pequenos desvios compensam - as vistas são simplesmente deslumbrantes.
Pontos de interesse:
1. Rio Mau (cais e parte baixa)
2. Miradouro do poço negro
3. Poço Negro
4. Cascatas do ribeiro dos Cadeados (espetaculares quando o ribeiro tem água - no verão já o vi completamente seco)
5. Pontes e moinhos de Cabroelo (troço do percurso muito lindo)
6. Serra da Boneca com diversas e fabulosas panorâmicas sobre o rio Douro
7. Novo balouço da Boneca
8. Novo miradouro da Boneca

Miradouro do balouço da Boneca

Photo ofMiradouro do Marco geodésico da Boneca Photo ofMiradouro do Marco geodésico da Boneca Photo ofMiradouro do Marco geodésico da Boneca

Miradouro do Marco geodésico da Boneca

Rio Mau - ancoradouro

Início e fim do percurso

Ciclovia da foz do rio Mau

Miradouro (sobre a foz do rio Mau)

Miradouro do poço Negro

Desvio para o poço Negro

Poço Negro

Miradouro do poço Negro (2)

PictographWaterfall Altitude 355 ft

Cascata do ribeiro dos Cadeados (1ª)

PictographWaterfall Altitude 378 ft

Cascata do ribeiro dos Cadeados (2ª)

Miradouro do vale do rio Mau

PictographPicnic Altitude 686 ft

Sequência de 4/5 moinhos

PictographProvisioning Altitude 1,017 ft

Aldeia de Vilarinho

Photo ofMiradouro do posto de vigia da Boneca Photo ofMiradouro do posto de vigia da Boneca Photo ofMiradouro do posto de vigia da Boneca

Miradouro do posto de vigia da Boneca

PictographDead-end street Altitude 1,211 ft

Ligeiro engano

Photo ofTroço de trilho panorâmico sobre o rio Douro Photo ofTroço de trilho panorâmico sobre o rio Douro Photo ofTroço de trilho panorâmico sobre o rio Douro

Troço de trilho panorâmico sobre o rio Douro

Photo ofMiradouro do antigo balouço da Boneca (muito famoso em 2019) Photo ofMiradouro do antigo balouço da Boneca (muito famoso em 2019) Photo ofMiradouro do antigo balouço da Boneca (muito famoso em 2019)

Miradouro do antigo balouço da Boneca (muito famoso em 2019)

O balouço foi retirado no início de 2020 por razões de segurança com a promessa de que iria ser instalado num outro local.