Activity

Serra da Boneca: entre Cabroelo e Rio Mau (passagem pelo miradouro e baloiço da Boneca e cascatas dos Cadeados)

Download

Trail photos

Photo ofSerra da Boneca: entre Cabroelo e Rio Mau (passagem pelo miradouro e baloiço da Boneca e cascatas dos Cadeados) Photo ofSerra da Boneca: entre Cabroelo e Rio Mau (passagem pelo miradouro e baloiço da Boneca e cascatas dos Cadeados) Photo ofSerra da Boneca: entre Cabroelo e Rio Mau (passagem pelo miradouro e baloiço da Boneca e cascatas dos Cadeados)

Author

Trail stats

Distance
14.74 mi
Elevation gain
3,635 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
3,635 ft
Max elevation
1,725 ft
TrailRank 
54
Min elevation
45 ft
Trail type
Loop
Time
9 hours 51 minutes
Coordinates
4937
Uploaded
April 20, 2024
Recorded
April 2024
Share

near Carbuelo, Porto (Portugal)

Viewed 70 times, downloaded 1 times

Trail photos

Photo ofSerra da Boneca: entre Cabroelo e Rio Mau (passagem pelo miradouro e baloiço da Boneca e cascatas dos Cadeados) Photo ofSerra da Boneca: entre Cabroelo e Rio Mau (passagem pelo miradouro e baloiço da Boneca e cascatas dos Cadeados) Photo ofSerra da Boneca: entre Cabroelo e Rio Mau (passagem pelo miradouro e baloiço da Boneca e cascatas dos Cadeados)

Itinerary description

1. A serra da Boneca (520 metros de altitude) fica situada no concelho de Penafiel entre os rios Mau e Douro e as aldeias de Rio Mau, Cabroelo e Sebolido a cerca de 35 km do Porto. Devido às caraterísticas orográficas que possui (rios, cascatas, moinhos, picos e miradouros) é um local de eleição para a prática do pedestrianismo.
Foi neste espaço geográfico que desenhamos e realizamos o presente percurso de tipologia circular e não sinalizado.
2. Por razões logísticas, começamos e terminamos na aldeia de Cabroelo, mais precisamente no recinto da capela de São Mateus (aos domingos à tarde, costuma haver “bar aberto” neste recinto – angariação de fundos para a festa do Santo). Daqui, seguimos para as margens do rio Mau e descemos pela zona dos idílicos moinhos de Cabroelo (uma sequência de 6/7 moinhos e um parque de merendas situados ao longo do rio). Esta zona foi recentemente intervencionada. Os moinhos foram requalificados e os antigos pontões de madeira foram substituídos por pesados passadiços e pontões metálicos que abafam por completo os moinhos. Enfim ... em nossa opinião, um péssimo serviço à harmonia do espaço. Saboreado este recanto, dirigimo-nos (em P1), por estrada, até à aldeia de Vilarinho e depois, também por estrada, até à capela de São Pedro. Foram 2,5 km de estrada, opção que, não sendo boa, foi a melhor que encontramos (já tentamos outras). Depois dos agradecimentos ao São Pedro pelo tempo fantástico que estava (quente e limpo), dirigimo-nos ao posto de vigia da Boneca. Aqui (km 5.5), entramos no “reino dos céus” – a serra da Boneca com magníficas vistas sobre o rio Douro e as aldeias ribeirinhas de Midões, Gondarem, Raiva, Pedorido (margem esquerda), Sebolido e Rio Mau (margem direita) e com o seu intenso colorido (amarelo e roxo) resultante da floração da urze e da giesta (em abril). Do posto de vigia, subimos mais um pouco até ao Marco Geodésico. Depois descemos até ao miradouro 1 (sobre o rio Douro) para, aí, apanharmos um trilho difícil mas de uma beleza invulgar (nesta altura do ano - abril - do melhor que já vimos), aberto entre penhascos sobranceiro ao rio Douro que nos conduziu aos pontos mais visitados desta serra – o miradouro (projetado sobre o rio Douro) e o baloiço da Boneca. Do baloiço foi subir … subir por um trilho (PR) com alguma dificuldade física e técnica até ao miradouro 5, situado muito perto do 1º baloiço que houve na Boneca (retirado há 2/3 anos). Pelo caminho, passamos pelo local onde esteve um 2º baloiço (também já retirado – miradouro 4). Do miradouro 4, descemos por trilho até à aldeia de Rio Mau, onde almoçamos.
Com uma hora de atraso em relação ao previsto, continuamos … -> ancoradouro de Rio Mau -> ciclovia (com parque de merendas) ao longo do rio Mau -> miradouro do Poço Negro. Aqui (P5) uma indecisão: descer por trilho (difícil) até ao Poço Negro e subir pelas margens do rio até ao ribeiro dos cadeados (trajeto indicado pelas bandeirolas 1) ou seguir pelo traçado do PR. Devido ao atraso com que estávamos e tendo dúvidas quanto à facilidade da passagem do rio, resolvemos seguir pelo traçado do PR (desta vez não descemos ao imperdível Poço Negro – imperdível sobretudo no verão). A partir da confluência do ribeiro dos Cadeados com o rio Mau, seguimos pelas margens do ribeiro até às duas cascatas (espetaculares quando o ribeiro leva muita água). Na base da 2ª cascata, atravessamos o ribeiro para a margem esquerda e subimos, por trilho, até ao miradouro 6 (sobre o apertado vale do rio Mau). Depois, seguimos ao longo do rio Mau por um trilho com troços lindíssimos, nomeadamente: moinhos em ruínas, sequência de pontões sobre o rio (os pontões da Varziela), um parque de merendas e um "refúgio" (???) com piscina até à estrada que liga Cabroelo e Vilarinho (P1) pela qual seguimos até Cabrolelo.
3. Em síntese, diríamos que este é um percurso brutal em beleza, difícil física e tecnicamente e muito diversificado (vales, rios, picos, cascatas, moinhos, miradouros e baloiços), com panorâmicas fabulosas sobre os rios Douro e Mau. Mas como não há bela sem senão, em termos de interesse e beleza não é uniforme. Possui dois troços de reduzido interesse paisagístico sobretudo para quem for “alérgico” a eucaliptos: de Vilarinho até ao posto de vigia da Boneca (cerca de 4 km) e do início da subida para o Poço Negro (P4 - ainda na aldeia de Rio Mau) até ao miradouro do Poço Negro (cerca de 2 km). Estes 6 km são para passar por eles o mais rápido possível. Dos restantes 18 km destacaríamos;
• Os pontões e moinhos de Cabroelo (troço do percurso pelas margens do rio Mau muito lindo).
• A serra da Boneca com diversas e imperdíveis e inesquecíveis panorâmicas sobre o rio Douro e as aldeias situadas nas suas margens.
• O miradouro e o baloiço da Boneca (muito concorridos).
• A ciclovia ao longo da margem direita do rio Mau (de uma beleza muito serena).
• O Poço Negro e troço do percurso pelas margens do rio Mau e ribeiro dos Cadeados.
• As duas cascatas do ribeiro dos Cadeados (espetaculares quando o ribeiro tem bastante ou muita água)

Alertas:
1. No verão, quando o caudal do rio está por norma baixo, é possível fazer o troço "Rio Mau/cascatas do ribeiro dos Cadeados" pelas margens e/ou leito do rio (esta é uma alternativa mais desafiante e interessante, mas que pode obrigar a descalçar as botas uma ou duas vezes).
2. De P3 a P4 (descida para a aldeia de Rio Mau). seguimos cerca de 150/200 metros por um trilho/ribeiro que pode apresentar alguma dificuldade técnica, sobretudo em tempo húmido.
3. O percurso não está marcado pelo que o recurso ao GPS pode ser útil.
4. Não passamos (desta vez) pelo Poço Negro pelo que nada podemos dizer sobre o estado de conservação dos pontões que habitualmente há para atravessar o rio (em P6 não vimos nenhum pontão e vimos caminheiros a atravessar o rio a vau - descalços).

OUTROS PERCURSOS NA ZONA:
https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/serra-da-boneca-por-rios-cascatas-moinhos-miradouros-e-baloucos-61284497

Waypoints

PictographReligious site Altitude 1,100 ft
Photo ofCabroelo (Capela de São Mateus)

Cabroelo (Capela de São Mateus)

PictographRiver Altitude 1,112 ft
Photo ofMoinhos de Cabroelo Photo ofMoinhos de Cabroelo Photo ofMoinhos de Cabroelo

Moinhos de Cabroelo

PictographIntersection Altitude 1,017 ft

P1

PictographCar park Altitude 1,006 ft
Photo ofVilarinho Photo ofVilarinho Photo ofVilarinho

Vilarinho

PictographReligious site Altitude 1,627 ft
Photo ofCapela de S. Pedro Photo ofCapela de S. Pedro Photo ofCapela de S. Pedro

Capela de S. Pedro

PictographSummit Altitude 1,564 ft
Photo ofPosto de Vigia (Serra da Boneca) Photo ofPosto de Vigia (Serra da Boneca) Photo ofPosto de Vigia (Serra da Boneca)

Posto de Vigia (Serra da Boneca)

PictographSummit Altitude 1,671 ft
Photo ofMarco Geodésico (Serra da Boneca) Photo ofMarco Geodésico (Serra da Boneca) Photo ofMarco Geodésico (Serra da Boneca)

Marco Geodésico (Serra da Boneca)

PictographPanorama Altitude 787 ft
Photo ofMiradouro 1 Photo ofMiradouro 1

Miradouro 1

PictographPanorama Altitude 752 ft
Photo ofMiradouro 2 Photo ofMiradouro 2

Miradouro 2

PictographPanorama Altitude 717 ft
Photo ofMiradouro da Boneca Photo ofMiradouro da Boneca Photo ofMiradouro da Boneca

Miradouro da Boneca

PictographIntersection Altitude 1,026 ft
Photo ofBaloiço da Boneca Photo ofBaloiço da Boneca Photo ofBaloiço da Boneca

Baloiço da Boneca

PictographPanorama Altitude 1,315 ft
Photo ofMiradouro 4 Photo ofMiradouro 4 Photo ofMiradouro 4

Miradouro 4

PictographPanorama Altitude 1,439 ft
Photo ofMiradouro 5 Photo ofMiradouro 5

Miradouro 5

PictographPanorama Altitude 1,208 ft
Photo ofMiradouro 6

Miradouro 6

PictographWaypoint Altitude 811 ft

P2

PictographWaypoint Altitude 740 ft

P3

PictographCar park Altitude 112 ft
Photo ofRio Mau (miradouro e café) Photo ofRio Mau (miradouro e café) Photo ofRio Mau (miradouro e café)

Rio Mau (miradouro e café)

PictographPanorama Altitude 118 ft
Photo ofMiradouro 7 Photo ofMiradouro 7

Miradouro 7

PictographRiver Altitude 51 ft
Photo ofCais de Rio Mau Photo ofCais de Rio Mau

Cais de Rio Mau

PictographPark Altitude 77 ft
Photo ofCiclovia e parque de lazer Photo ofCiclovia e parque de lazer Photo ofCiclovia e parque de lazer

Ciclovia e parque de lazer

PictographWaypoint Altitude 50 ft

P4

PictographReligious site Altitude 476 ft
Photo ofAlminhas

Alminhas

PictographPanorama Altitude 465 ft
Photo ofMiradouro (Poço Negro) Photo ofMiradouro (Poço Negro) Photo ofMiradouro (Poço Negro)

Miradouro (Poço Negro)

PictographIntersection Altitude 489 ft

P5

PictographWaypoint Altitude 423 ft

1

PictographWaypoint Altitude 307 ft

1

PictographWaterfall Altitude 328 ft
Photo ofPoço Negro Photo ofPoço Negro

Poço Negro

PictographWaypoint Altitude 400 ft

1

PictographWaypoint Altitude 365 ft

1

PictographWaypoint Altitude 327 ft

1

PictographWaypoint Altitude 414 ft

1

PictographWaypoint Altitude 417 ft

1

PictographWaypoint Altitude 424 ft

P6 (moinho em ruinas)

PictographWaterfall Altitude 459 ft
Photo ofCascata 1 (ribeiro dos Cadeados) Photo ofCascata 1 (ribeiro dos Cadeados)

Cascata 1 (ribeiro dos Cadeados)

PictographWaterfall Altitude 498 ft
Photo ofCascata 2 (ribeiro dos Cadeados) Photo ofCascata 2 (ribeiro dos Cadeados) Photo ofCascata 2 (ribeiro dos Cadeados)

Cascata 2 (ribeiro dos Cadeados)

PictographPanorama Altitude 457 ft
Photo ofMiradouro 8

Miradouro 8

PictographPark Altitude 739 ft
Photo ofParque de Merendas de Cabroelo Photo ofParque de Merendas de Cabroelo Photo ofParque de Merendas de Cabroelo

Parque de Merendas de Cabroelo

PictographRiver Altitude 806 ft
Photo ofZona de pontões e moinhos em ruinas Photo ofZona de pontões e moinhos em ruinas Photo ofZona de pontões e moinhos em ruinas

Zona de pontões e moinhos em ruinas

PictographMountain hut Altitude 891 ft
Photo ofRefúgio (?!)

Refúgio (?!)

Comments

    You can or this trail