Serra da Boneca e das Banjas

November 14, 2014
November 2014

near Rio Mau, Porto (Portugal)

Trekking na Serra da Boneca e das Banjas.
Ínicio em Rio Mau seguindo na direcção do Poço Negro.
Ainda tentei efectuar a descida até ao leito do Rio junto ao dito poço, mas o piso escorregadio com muita pedra desaconselhou-me.
Retomei caminho na direcção do Miradouro do Poço Negro, local bonito mas perigoso sem protecção sobre uma escarpa a exigir máxima atenção. Logo a seguir mais um perigoso local de passagem com a vegetação a obrigar-nos a caminhar inclinados para cima de uma pequena falésia com o piso escorregadio.
Junto ao Rio Mau num local muito bonito, podemos observar as ruínas de um possível antigo moinho, através do qual saltei a janela para seguir em frente pela margem direita do rio.
No entanto o caudal estava brutal fruto das chuvas anteriores, e mesmo fazendo um esforço para seguir até às cascatas do Ribeiro dos Cadeados tive que voltar atrás porque o trilho estava submerso.
Tomei a direcção norte até à Serra das Banjas para visitar as suas Grutas, antigas minas de ouro abertas à força da Pá e Picareta.
Não encontrei a entrada, mas numa próxima encontrarei graças ao posterior esclarecimento de "Caminhantes" a quem agradeço. Este local é também perigoso porque as grutas são um grande buraco no solo.
Segui na direcção da Serra da Boneca agora por um caminho diferente. Esta zona concentra muita pluviosidade e são vários os troços com muita água.
Fui andando novamente ao longo do Rio Mau até perto de Vilarinho onde flecti a sul para ir de encontro à Capela de São Pedro que fica num local com uma muito bonito.
Logo à frente chega-se ao parque eólico. A partir daqui as paisagens são deslumbrantes.
O destaque vai obviamente para o "Miradouro" natural a sul do Marco Geodésico da Boneca e do próprio marco a 518m.
Conseguimos visualizar o Rio Douro, a Serra de Montemuro a sudeste, Serra da Freita e Monte de São Domingos a sul, Porto e Gaia a oeste, e Serra das Banjas e Iria a noroeste.
Com tempo límpido é espectacular.
O declive acumulado é significativo, ultrapassa-se sem problema mas não é uma volta no parque.
Atenção aos locais indicados, são muito perigosos, com chuva mais ainda.

Ver mais no link em baixo.

Descida para o Poço Negro (perigosa e escorregadia)

Miradouro para o Poço Negro (PERIGO)

Troço perigoso

Moinho ou Casa

Mesa e Grelhador

Gruta das Banjas (Perigo)

Parque de Merendas

• Carlos Augusto da Silva Pereira Nov 18, 2014

Gostava de conhecer este senhor, que fez este percurso aqui junto da minha residência. Pois eu posso indicar, onde fica a entrada da gruta das banjas entre outros pontos de interesse. Caminantes.

• Photo of Vales Errantes
    Vales Errantes Nov 19, 2014

Bom dia Carlos, agradeço a sua disponibilidade.
    Após esta caminhada mas ainda antes de fazer o upload do track, pus as questões aqui no wikiloc ao seu grupo, às quais me responderam prontamente (Joaquim Moreira e Arlindo) neste track
    Penso que segundo os vossos esclarecimentos a entrada para a Gruta das Banjas será +-100m a Este seguindo por um pequeno caminho de pé posto.
    A progressão após o Moinho/casa em ruínas, não foi possível devido ao elevado caudal, a não ser que haja um segredo!
    E ainda tenho que descobrir o melhor caminho para subir da Cascata do Ribeiro dos Cadeados para os Estradões (se me puder esclarecer também aqui)!
    A caminhada foi efectuada juntando o vosso track que referi em cima com este
    Qualquer esclarecimento adicional sofre o que referi e mais pontos de interesse serão todos bem vindos.
    De facto aquela serra embora não muito conhecida da "comunidade montanheira", apresenta mais valias muito interessantes, sobretudo as paisagens na zona do marco geodésico da Boneca que são espectaculares!
    Pode também visitar o blog em
    para ver a descrição completa desta actividade e mais fotos.