Serra da Arada volta Cova do Monte, Refogue, Drave, Cova do Monte

Photo ofSerra da Arada volta Cova do Monte, Refogue, Drave, Cova do Monte Photo ofSerra da Arada volta Cova do Monte, Refogue, Drave, Cova do Monte Photo ofSerra da Arada volta Cova do Monte, Refogue, Drave, Cova do Monte

Very difficult
February 28, 2022
February 2022

near Covas do Monte, Viseu (Portugal)

Percurso realizado em Fevereiro.
Como este ano tivemos um inverno seco e o percurso estava completamente seco e ribeiras com pouco caudal, optamos , e só por este motivo, por fazer o percurso pela passagem do rio pavô e ribeira de palhais pelo seu leito até Drave.
Iniciamos o percurso em Covas do Monte, passamos o ribeiro de covas, enfrentando uma subida épica até à estrada do portal do inferno e descemos para Regoufe.
Em Regoufe apanhámos o PR para Drave, no final da subida apanha-se um entroncamento onde seguimos por um trilho, não marcado, ingreme em direção ao rio e a um caminho de pedra que se vê do Alto. Seguindo esse trilho vai-se até umas casas abandonadas. MAS QUE DIZ propriedade PRIVADA :). Aqui decidimos apanhar o Rio Paivô e depois a Ribeira de Palhais. (pouco caudal), podemos como alternativa subir o estradão.. Chegamos a DRAVE pela ribeira, apanhá-mos um trilho marcado com marcas amarelas. (Trilho do Sol). Seguimos sempre em frente ate sermos obrigados a mudar de margem e chegamos a ultima subida a sério :) . Chegando ao alto demos com um estradão de terra e seguimos por entre os eucaliptos. Viramos 150m à esquerda em direção à ribeira. passamos a ribeira e subimos para a estrada do inferno. Quando chegamos à estrada foi só atravessar. (o mato estava cortado), e descer em direção a Covas do Monte.
Percurso muito técnico, mas muito top.