Photo ofSerra da Arada: Póvoa das Leiras, 'A Besta', Fraguinha, Trilho da Bétulas, Trilho dos Incas Photo ofSerra da Arada: Póvoa das Leiras, 'A Besta', Fraguinha, Trilho da Bétulas, Trilho dos Incas Photo ofSerra da Arada: Póvoa das Leiras, 'A Besta', Fraguinha, Trilho da Bétulas, Trilho dos Incas

October 15, 2022
October 2022

near Candal, Viseu (Portugal)

"A Besta"
Saímos de casa para fazer "A Besta". Ponho entre aspas porque a Besta não é um trilho, é uma subida pelo leito do Ribeiro Escuro. Atletas começaram a usar aquela subida para testarem a sua forma e desafiarem-se em trails. A subida tem uma inclinação de 45º, é uma pendente tal que mais parece uma escalada, a maior parte do tempo vai a usar-se as 2 mãos a ajudar na subida. Em 1.2 km sobe 350 metros. Não há um caminho por onde subir, a subida faz-se trepando, escolhendo a melhor pedra, desviando-se das silvas e da água a escorrer no ribeiro. E neste trabalho de manter a atenção para não escorregar nas pedras escorregadias cheias de musgo e escolher a melhor pedra, distraímos-nos da subida íngreme e quando damos por ela chegamos ao topo da subida, começámos a ver o céu ( a vegetação é tão cerrada que a maior parte do caminho não vemos o céu) e a ver as eólicas.
A Besta fica encravada no meio de 2 paredes de rocha, por onde passa a Ribeira Escura. Vê-se da estrada porque é uma linha verde de vegetação estreita que corresponde ao ribeiro que tem o nome de Escuro porque está voltado a norte com pouca ou nenhuma exposição ao sol mas com uma humidade tal que explica a vegetação densa que existe. Mais à frente ( ou mais abaixo, melhor dizendo) a Ribeira Escura vem desaguar á Ribeira de Paivó.
Tentamos fazer um trilho circular que metesse A Besta e dentre várias possibilidades escolhemos uma que começou na Póvoa das Leiras, A Besta, Chã das Minas, Parque de Campismo da Fraguinha, Trilho das Bétulas pela levada, Póvoa das Leiras, subir o trilho dos Incas , descer um estradão de terra batida depois das eólicas e novamente a estrada até a Póvoa das Leiras.
Chegar ao alto da Besta dá muita satisfação pelo desafio superado e pela beleza de ver Póvoa das Leiras lá embaixo com os seus campos de cultivo dispostos em socalcos verdejantes. Também nos dá muito prazer ficar a conhecer aquelas serras um bocadinho mais (longe de as conhecer totalmente!!), saber que noutras caminhadas fomos por aqui ou por ali, olhando para a paisagem à nossa frente saber o que é.
Aconselho a não fazer A Besta em dias de chuva ou que tenha chovido. Um acidente naquela localização é um bico de obra.
Para seguir este traçado é necessário GPS.

A Besta!!!

Ribeiro do Paivô

Póvoa das Leiras

Levada

• Photo of ANTÓNIO SOUSA
    ANTÓNIO SOUSA Oct 18, 2022

Olá Bom dia, estou a pensar fazer este trilho, encontra se limpo?Existem marcações ou tem de ser com gps?

• Photo of fsoares81
    fsoares81 Oct 19, 2022

Bom dia António Sousa.
    Se me está a perguntar pela "Besta" devo-lhe dizer que não é um trilho, é uma subida do leito do Ribeiro Escuro e portanto não é homologado e nem marcado. A Besta começou a andar de boca em boca como uma subida que desafia quem gosta deste tipo de coisa. E efectivamente há trails que contêm a Besta e as marcas que nesta data encontramos foi de um trail que se fez, que passou pela Besta. Concluindo, precisa de GPS e não convém ir sozinho, nem em dias de chuva.

• Photo of ANTÓNIO SOUSA
    ANTÓNIO SOUSA Oct 19, 2022

Como gostamos de aventuras iremos fazer lo num dia de sol, obrigado pelos conselhos.