Activity

Serra da Aboboreira: rota de carvalhais e cascatas (entre Bustelo, Gouveia e Carvalho de Rei)

Download

Trail photos

Photo ofSerra da Aboboreira: rota de carvalhais e cascatas (entre Bustelo, Gouveia e Carvalho de Rei) Photo ofSerra da Aboboreira: rota de carvalhais e cascatas (entre Bustelo, Gouveia e Carvalho de Rei) Photo ofSerra da Aboboreira: rota de carvalhais e cascatas (entre Bustelo, Gouveia e Carvalho de Rei)

Author

Trail stats

Distance
14.17 mi
Elevation gain
3,668 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
3,668 ft
Max elevation
2,569 ft
TrailRank 
54
Min elevation
592 ft
Trail type
Loop
Time
9 minutes
Coordinates
3266
Uploaded
November 27, 2023
Recorded
November 2023
Share

near Corujeira, Porto (Portugal)

Viewed 179 times, downloaded 3 times

Trail photos

Photo ofSerra da Aboboreira: rota de carvalhais e cascatas (entre Bustelo, Gouveia e Carvalho de Rei) Photo ofSerra da Aboboreira: rota de carvalhais e cascatas (entre Bustelo, Gouveia e Carvalho de Rei) Photo ofSerra da Aboboreira: rota de carvalhais e cascatas (entre Bustelo, Gouveia e Carvalho de Rei)

Itinerary description

1. A Serra da Aboboreira é um maciço granítico de relevos pouco pronunciados adstrito ao sistema montanhoso Marão/Alvão. Localiza-se no extremo noroeste do distrito do Porto e distribui-se por três concelhos: Amarante, Baião e Marco de Canaveses. Toda a sua morfologia é influenciada por várias linhas de água das quais se destacam os rios Ovil e Fornelo e a ribeira de Abogalheira. Estende-se por longos planaltos (“chãs”) e eleva-se até uma altitude de aproximadamente 1 000 metros nos pontos mais elevados (Abogalheira - 962 metros, Meninas - 970 metros e Senhora da Guia - 972 metros).
A parte mais elevada da serra é coberta por vegetação rasteira (tojo, urze, giesta). Na periferia e partes mais baixas (vales e encostas dos rios e ribeiros) apresenta importantes conjuntos arbóreos de espécies autóctones (carvalhos, castanheiros, pinheiros e alguns eucaliptos).
É, diríamos, uma área bastante interessante do ponto de vista ecológico/paisagístico e também arqueológico (nela encontram-se inúmeros vestígios do período neolítico e da Idade do Bronze - vários conjuntos de dólmens, sendo o mais importante o dólmen “Chã de Parada”).
Este conjunto de caraterísticas fazem da serra da Aboboreira um local privilegiado para os adeptos do pedestrianismo. Existem na serra da Aboboreira três pequenas rotas desenhadas e marcadas pela Associação de Municípios do Baixo Tâmega: PR1 – Trilho das Florestas Naturais (12,5 km), PR4 - Trilho dos Dólmenes (12,3 km) e o PR5 - Rota das 5 aldeias e da água (11,9 km).
2. O presente percurso integra apenas um pequeno troço do PR5 - Rota das 5 aldeias e da Água (da Aldeia Nova até Carvalho de Rei). Desenvolve-se por caminhos rurais e trilhos (alguns mal definidos) abertos entre densas matas de carvalhos, castanheiros, pinheiros e alguns eucaliptos entre as aldeias de Bustelo, Gouveia e Carvalho de Rei
3. Por razões logísticas, começamos e terminamos na aldeia de Corujeiras. Subimos, no sentido do movimento dos ponteiros do relógio, até ao pico da Senhora do Castelo, encimado por uma capela e um parque de merendas. O trilho é interessante, mas pouco panorâmico devido à densa vegetação que atravessa. Do miradouro da Senhora do Castelo, as vistas são amplas sobre o vale do rio Fornelo/ribeira de Bustelo e a serra do Marão.
Fruídas as vistas, atravessamos a aldeia do Castelo e dirigimo-nos para o parque de merendas de Gouveia, situado na margem direita da ribeira de Abogalheira, perto da aldeia de Gouveia (São Simão).
Aqui iniciamos uma fantástica aventura: subir ao longo da ribeira durante cerca de 2 km. Deparamo-nos com tudo: matas lindíssimas, cascatas fabulosas (fins de novembro), “trilhos” espetaculares mas indefinidos e tapados em alguns locais pela queda
da vegetação, pontões de madeira destruídos, etc… etc. Com alguma dificuldade e grande prazer, terminamos a tarefa que nos propusemos seguindo, na medida do possível, o traçado do evento “Abril Marão 2022” (in wikiloc - João Marques Fernandes). Foram dois km brutais. Difíceis, mas não impossíveis.
Depois foi “rolar” até Carvalho de Rei. De Carvalho de Rei descemos por caminho muito arborizado até à ribeira de Bustelo/rio Fornelo. Subimos até Bustelo e, daqui, descemos até ao ponto de partida em Corujeiras.
4. Pontos de maior interesse:
• As matas de carvalhos que ladeiam cerca de 80% da extensão do percurso, particularmente atraentes em fins de outono.
• O miradouro do pico da Senhora do Castelo com vistas interessantes sobre a aldeia de Castelo, o vale do rio Fornelo/ribeira de Bustelo e a serra do Marão (em plano de fundo).
• Dois quilómetros idílicos ao longo da ribeira de Abogalheira: biodiversidade, cascatas, som da água corrente, superação dos problemas levantados pelo percurso … um troço inesquecível.
5. Alertas:
• O percurso não está marcado em cerca de 90% da sua extensão.
• É um percurso que consideramos difícil pela extensão, pelos desníveis e pela dificuldade “técnica” de alguns troços (especialmente o troço ao longo da ribeira de Abogalheira).
• A progressão ao longo da ribeira de Abogalheira pode tornar-se complicada por não haver trilho definido e os pontões que já existiram para atravessar a ribeira estarem total ou parcialmente destruídos. Depois de definir o rumo, só temos que ir analisando a situação e ir selecionando o caminho que acharmos mais conveniente. Em função da perceção da situação e das nossas capacidades e vontade, encontramos sempre um caminho de progressão possível: pela margem direita ou pela margem esquerda ou andando a saltar de uma margem para outra. Seja pela beleza e/ou pelas dificuldades encontradas, a progressão ao longo da ribeira será sempre demorada.

Obs.
Na ficha técnica, onde se lê 9 minutos, deve ler-se 9 horas (das 09.00 às 18.00)

OUTROS PERCURSOS PRÓXIMOS:
https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/serra-da-aboboreira-de-ovil-a-senhora-da-guia-90956886
https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/baiao-bacia-superior-do-rio-ovil-carvalhal-da-reixela-e-pico-do-castelo-122354612
https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/faldas-do-marao-entre-ansiaes-povoa-e-carneiro-90245286

Waypoints

PictographRiver Altitude 1,503 ft
Photo ofLevada

Levada

PictographRiver Altitude 1,787 ft
Photo ofLevada Photo ofLevada

Levada

PictographWaterfall Altitude 1,843 ft
Photo ofCascata da Aboboreira Photo ofCascata da Aboboreira

Cascata da Aboboreira

PictographWaterfall Altitude 2,043 ft
Photo ofCascata da Aboboreira Photo ofCascata da Aboboreira Photo ofCascata da Aboboreira

Cascata da Aboboreira

PictographCar park Altitude 2,531 ft
Photo ofAldeia Nova Photo ofAldeia Nova Photo ofAldeia Nova

Aldeia Nova

PictographCar park Altitude 760 ft
Photo ofCorujeiras Photo ofCorujeiras Photo ofCorujeiras

Corujeiras

PictographPanorama Altitude 1,653 ft
Photo ofNossa Senhora do Castelo Photo ofNossa Senhora do Castelo Photo ofNossa Senhora do Castelo

Nossa Senhora do Castelo

PictographPark Altitude 1,436 ft
Photo ofParque de Merendas de Gouveia Photo ofParque de Merendas de Gouveia Photo ofParque de Merendas de Gouveia

Parque de Merendas de Gouveia

PictographRiver Altitude 1,540 ft
Photo ofRibeiro de Abogalheira Photo ofRibeiro de Abogalheira

Ribeiro de Abogalheira

PictographTree Altitude 1,954 ft
Photo ofCarvalhal Photo ofCarvalhal

Carvalhal

PictographWaterfall Altitude 1,981 ft
Photo ofCascata Photo ofCascata

Cascata

PictographCar park Altitude 2,367 ft
Photo ofCarvalho de Rei Photo ofCarvalho de Rei

Carvalho de Rei

PictographRiver Altitude 1,019 ft
Photo ofRibeira de Bustelo Photo ofRibeira de Bustelo Photo ofRibeira de Bustelo

Ribeira de Bustelo

PictographWaypoint Altitude 1,280 ft

Cancela

PictographCar park Altitude 1,713 ft
Photo ofBustelo

Bustelo

Comments

    You can or this trail