Activity

SERRA DA ABOBOREIRA, NA ROTA DA TASQUINHA (SOALHÃES)

Download

Trail photos

Photo ofSERRA DA ABOBOREIRA, NA ROTA DA TASQUINHA (SOALHÃES) Photo ofSERRA DA ABOBOREIRA, NA ROTA DA TASQUINHA (SOALHÃES) Photo ofSERRA DA ABOBOREIRA, NA ROTA DA TASQUINHA (SOALHÃES)

Author

Trail stats

Distance
7.49 mi
Elevation gain
2,172 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
1,608 ft
Max elevation
2,506 ft
TrailRank 
41
Min elevation
1,306 ft
Trail type
One Way
Time
5 hours 37 minutes
Coordinates
1046
Uploaded
March 3, 2013
Recorded
March 2013
Be the first to clap
Share

near Soalhais, Porto (Portugal)

Viewed 2432 times, downloaded 21 times

Trail photos

Photo ofSERRA DA ABOBOREIRA, NA ROTA DA TASQUINHA (SOALHÃES) Photo ofSERRA DA ABOBOREIRA, NA ROTA DA TASQUINHA (SOALHÃES) Photo ofSERRA DA ABOBOREIRA, NA ROTA DA TASQUINHA (SOALHÃES)

Itinerary description

Este percurso é circular e está muito bem sinalizado, faltam os últimos 2,5 Kms da trilha (GPS sem pilhas). Percurso com aproximadamente 15 kms pela Serra da Aboboreira, um contraforte granítico implantado no extremo ocidental do maciço montanhoso Marão/Alvão que se distribui pelos concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, com paragem obrigatória na Tasquinha do Fumo. Assim, durante o trajeto, percorremos caminhos antigos, ladeados por muros de pedra, muitas vezes escavados na rocha-mãe, por sua vez rasgados pelas rodas dos carros de bois. As gentes destas terras, ancestralmente adaptadas aos ambientes rurais e vivendo em tradicionais casas graníticas de arquitetura tipicamente portuguesa, ainda cultivam o campo à força braçal e animal. Ao longo da marcha foi possível contemplar vários elementos etnográficos, como a magnífica linha de moinhos de água recuperados, a fauna e a flora da serra da Aboboreira, imponentes fragas que evocam refúgios naturais da serra, e construções de cariz religioso: a Igreja Matriz de Soalhães, as capelas de S. Clemente, S. Tiago, S. Brás e S. Bento do Pinhão. Em Almofrela, paragem obrigatória na Tasquinha do Fumo, onde a D.ª Isabel e o Sr. Artur nos recebem com a sua simpatia... e onde ganhamos folego para o resto do percurso... o tempo foi passando e quando saímos da Tasquinha o dia já desaparecia no horizonte, o resto do caminho, 5km, foi feito à luz do frontal / lanterna...
Mais info em: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.296490187146422.1073741825.119100404885402&type=1

Comments

    You can or this trail