Activity

Serra da Aboboreira

Download

Trail photos

Photo ofSerra da Aboboreira

Author

Trail stats

Distance
12.76 mi
Elevation gain
1,358 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
1,358 ft
Max elevation
3,132 ft
TrailRank 
32
Min elevation
2,472 ft
Trail type
Loop
Time
4 hours 2 minutes
Coordinates
2070
Uploaded
January 15, 2015
Recorded
January 2015
Be the first to clap
Share

near Almofrela, Porto (Portugal)

Viewed 969 times, downloaded 9 times

Trail photos

Photo ofSerra da Aboboreira

Itinerary description

Percurso realizado nos caminhos que atravessam o topo da Serra da Aboboreira tendo em vista visitar algumas das muitas antas que lá se encontram.

A Serra da Aboboreira é caracterizada por ser uma área muito interessante sob o ponto de vista ecológico e arqueológico. Constitui por si só um maciço granítico de relevos moderadamente pronunciados, adstrito ao sistema montanhoso Marão/Alvão, localizado no extremo noroeste do distrito do Porto, distribuindo-se pelos concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses. Terá sido o espaço escolhido por povos primitivos para se fixarem há cerca de 5 mil anos.
Actualmente, tentam-se esforços para responder a muitas perguntas relacionadas com as descobertas aí realizadas, sobretudo ao longo do século XX. A Anta de Chã de Parada, que faz parte de um conjunto de monumentos megalíticos constituído por mais três mamoas, está classificada como Monumento Nacional desde 1910, conferindo-lhe um valor sociocultural e arquitectónico relevante. Já o conjunto megalítico da Aboboreira encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1990.
A Anta de Chã de Parada atrai anualmente muitos curiosos, escolas e estudiosos. Construído durante a primeira metade do III milénio a. C., este monumento funerário pré-histórico faz parte de um conjunto de quatro outros exemplares pertencentes à denominada Necrópole Megalítica da Serra da Aboboreira. A mamoa tem uma câmara de planta poligonal, é constituída por oito esteios laterais e um de cobertura, este último de grandes dimensões. De planta sub-rectangular, o corredor é relativamente curto. Uma das particularidades desta mamoa reside na presença de um conjunto de pinturas nos seus esteios, todas elas executadas a vermelho, compreendendo alguns motivos circulares, além de um sub-rectangular de base trapezoidal e apêndice lateral encurvado.
O conjunto megalítico da Aboboreira foi muito estudada pelo Professor Vìtor Oliveira Jorge, da Universidade do Porto e, nos dias de hoje, Carla Stockler, do Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira (CASA) dinamiza os mais recentes estudos. Para além da riqueza paisagística e patrimonial que se pode observar em plena Serra da Aboboreira, as diversas escavações arqueológicas trouxeram à luz do dia objetos líticos, micrólitos geométricos, lâminas e lamelas, machados e enxós de pedra polida, elementos de moinhos manuais, contas de colar em variscite e em xisto. Trata-se de um espólio de elevado interesse histórico e que se encontra exposto no Museu de Arqueologia do Município de Baião.

Comments

    You can or this trail