Serra Amarela

April 21, 2024
April 2024

near Campo do Gerez, Braga (Portugal)

Partimos da barragem de Vilarinho das Furnas em direção à Serra Amarela. Era a primeira caminhada do ano no gerês e a primeira da serra amarela.
Seguimos pelo estradão até à antiga aldeia de vilarinho das furnas que está totalmente submergida pelas águas altas da albufeira. Começamos a subir a serra pela calçada de Vilarinho até começarmos a encontrar uma série de prados já em alta altitude. O mais interessante é o prado e a cabana de porto covo. Almoçamos com pouca sombra no Ramisquedo.
A partir daí o trilho volta a subir até chegar à Chã da Fonte, perto do alto das antenas da amarela. A paisagem sobre o gerês é espetacular durante esta ultima subida. Conseguimos ver muitos dos picos do gerês, o pé de cabril, o borrageiro, as albas, o pé de medela e até temos uma vista de frente para o vale do rio homem. Espetacular!
Continuámos em altitude até à chã do muro, com uma pequena subida até ao pico do Muro.
Começamos a descer em direção à barragem, passando inda pelo peito de gemesura.
Os trilhos em geral estão em boas condições, não tivemos grande dificuldade, excepto a sair da chã da fonte, onde tivemos de voltar atrás até encontrarmos uma forma de continuar sem ser a corta mato. Também está bem marcado com mariolas e marcações regulares.