Activity

Serpins, Lousã - Trilho do Rio Ceira pelo Cabril do Ceira (Circular)

Download

Trail photos

Photo ofSerpins, Lousã - Trilho do Rio Ceira pelo Cabril do Ceira (Circular) Photo ofSerpins, Lousã - Trilho do Rio Ceira pelo Cabril do Ceira (Circular) Photo ofSerpins, Lousã - Trilho do Rio Ceira pelo Cabril do Ceira (Circular)

Author

Trail stats

Distance
5.7 mi
Elevation gain
997 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
997 ft
Max elevation
831 ft
TrailRank 
52
Min elevation
372 ft
Trail type
Loop
Moving time
2 hours 7 minutes
Time
2 hours 45 minutes
Coordinates
1593
Uploaded
September 8, 2018
Recorded
September 2018

near Ribeira do Conde, Coimbra (Portugal)

Viewed 4448 times, downloaded 131 times

Trail photos

Photo ofSerpins, Lousã - Trilho do Rio Ceira pelo Cabril do Ceira (Circular) Photo ofSerpins, Lousã - Trilho do Rio Ceira pelo Cabril do Ceira (Circular) Photo ofSerpins, Lousã - Trilho do Rio Ceira pelo Cabril do Ceira (Circular)

Itinerary description

A convite de um grande amigo seguimos para Serpins, concelho da Lousã, para conhecer esta zona banhada pelo Rio Ceira, com passagem pelo conhecido Cabril do Ceira.
Uma vez que o almoço estava agendado para a povoação de Ribeira do Conde, foi nesta aldeia praticamente desabitada que iniciamos o nosso percurso.
Inicialmente percorremos as ruas da aldeia até à última habitação e seguimos em sentido contrário aos ponteiros do relógio em direcção ao Rio Ceira por um caminho outrora agrícola mas que actualmente e derivado aos incêndios de 2017, se encontra com bastante vegetação que dificulta a progressão, ao chegar à margem do Rio Ceira, foi tentar encontrar o melhor trilho para iniciar a subida para o Santuário da N.ª Sr.ª da Candosa, nesta parte do percurso é necessário algum corta mato para encontrar o melhor trilho, mas assim que iniciamos a subida e após subir cerca de 50 metros é possível vislumbrar um caminho florestal que nos leva à encosta do Santuário, onde já existe um trilho em escadaria até ao cimo do monte onde se encontra o Santuário a N.ª Sr.ª da Candosa, esta subida é bastante interessante, por diversas vezes paramos para contemplar a garganta do Rio e o conhecido Cabril do Ceira. O Santuário foi o local escolhido para o reforço matinal, pois o espaço é bastante frequentado com parque de merendas e uma paisagem fabulosa sobre o Rio Ceira.
Após o reforço e as fotos da praxe iniciamos a descida pela encosta contrária através de um trilho que já foi o PR10 de Góis "Rota do Mel e do Azeite", mas actualmente as marcações já não são visíveis pelo que tivemos de escolher o melhor trilho para descer.
Ao fundo do Santuário entramos na aldeia da Murtinheira, localidade que percorremos através da estrada em asfalto, passamos junto à ETAR local e entramos na terra batida em direcção ao Rio Ceira, Rio que atravessamos através de uma ponte em madeira e já na outra margem seguimos por um carreiro agrícola até à povoação do Juncal.
Nesta povoação, iniciamos o regresso pela outra margem do Rio, primeiro por um caminho florestal de fácil progressão, onde predomina o eucalipto totalmente queimado, subimos a encosta até chegar ao alto do Cabril, aqui devem ter algum cuidado na descida para o Cabril do Ceira, pois embora a descida não sendo perigosa requer algum cuidado, principalmente com o piso escorregadio, até porque o trilho não está bem definido. Esta descida leva-nos ao Cabril do Ceira, local onde o Rio Ceira passa num apertado desfiladeiro e onde se encontra um túnel.
Deste local emblemático é seguir pelo caminho em terra batida junto à margem direita do Rio Ceira até chegar à Ponte Maria Mendes já na estrada em alcatrão, passamos a ponte para a outra margem e seguimos agora através da estrada em asfalto até à povoação de Ribeiro do Conde onde iniciamos o percurso e onde esperava por nós em belo almoço.

Waypoints

PictographPhoto Altitude 434 ft
Photo ofHabitação Ribeira do Conde

Habitação Ribeira do Conde

PictographPhoto Altitude 414 ft
Photo ofRio Ceira

Rio Ceira

PictographPhoto Altitude 608 ft
Photo ofDesfiladeiro do Rio Ceira

Desfiladeiro do Rio Ceira

PictographPhoto Altitude 607 ft
Photo ofPanorâmica

Panorâmica

PictographPhoto Altitude 808 ft
Photo ofN.ª Sr.ª Candosa

N.ª Sr.ª Candosa

PictographPhoto Altitude 786 ft
Photo ofPlaca Indicativa

Placa Indicativa

PictographPhoto Altitude 753 ft
Photo ofRio Ceira

Rio Ceira

PictographPhoto Altitude 490 ft
Photo ofRio Ceira

Rio Ceira

PictographPhoto Altitude 490 ft
Photo ofPonte em madeira

Ponte em madeira

PictographPhoto Altitude 422 ft
Photo ofCabril do Ceira

Cabril do Ceira

PictographPhoto Altitude 422 ft
Photo ofCabril do Ceira

Cabril do Ceira

PictographPhoto Altitude 466 ft
Photo ofTúnel Cabril do Ceira

Túnel Cabril do Ceira

PictographPhoto Altitude 466 ft
Photo ofTúnel Cabril do Ceira

Túnel Cabril do Ceira

PictographPhoto Altitude 458 ft
Photo ofPlaca Identificativa

Placa Identificativa

PictographPhoto Altitude 439 ft
Photo ofInicio do trilho

Inicio do trilho

Comments  (2)

  • Photo of AnaTeresaSimoes
    AnaTeresaSimoes Aug 18, 2021

    Tentámos fazer este trilho a 15/08/2021: a parte inicial está completamente coberta de vegetação e foi impossível progredirmos porque havia imensas silvas e tojos, por isso tivemos de usar a estrada de alcatrão até ao Santuário de da Candosa. Uma vez aí e devido à construção de passadiços, o acesso à continuação deste trilho está vedado, por isso tivemos de usar uma vez mais a nacional até à povoação de Cabril. A partir daí foi possível seguir o trilho sem grandes dificuldades.
    Foi um trilho fácil e interessante, apesar dos desvios pela nacional (acabámos por fazer quase 13km), mas penso que perdemos algumas paisagens excelentes na zona onde estão a construir os passadiços, mas que estava totalmente vedada. Muito agradável uma paragem no Cabril do Ceira, tranquilo para banhos e sem grandes confusões mesmo num feriado.

  • Photo of CarlosPinto
    CarlosPinto Aug 18, 2021

    Olá AnaTeresaSimoes, de facto o trilho inicial junto ao Rio ceira já deve estar obstruido pela vegetação, quando o realizei, em 2018, já existia bastante mato que dificultava a progresssão, mas é pena porque a zona do Rio e a subida ao Santuário pelo lado do Rio é lindissima. Continuação de boas caminhadas,

You can or this trail