Segredos do Montejunto

June 6, 2020
June 2020

near Vilar, Lisboa (Portugal)

É no Vilar (Cadaval) junto à lindíssima Igreja da Expectação que tem inicio e fim este magnifico trilho na Serra do Montejunto.
Trilho não marcado, pelo que se recomenda a utilização de GPS, que percorre uma vasta área da vertente poente do Montejunto.
Os moinhos são pontos de passagem obrigatória, pelas belíssimas paisagens que se estendem até ao mar, onde se destaca o bicentenário Moinho de Avis com as suas velas adornadas com a Cruz de Cristo.
É após a aldeia do Pereiro que enfrentamos o maior desafio deste trilho, a subida por uma "chaminé" que nos leva dos 184 aos 559 metros ininterruptamente, por um trilho de pedra solta, muito arborizado, mas igualmente fantástico, e digno para caminheiros de "barba rija".
Mas ultrapassado o desafio da "escalada", desfruta-se da paisagem maravilhosa ao longo de quilómetros a perder de vista...
Já na descida, e de regresso ao Vilar, destaque ainda pela passagem ao Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Montejunto que se encontrava fechado à minha passagem, na simpática aldeia da Tojeira, e passagem ao Moinho Costa do Seixo, mesmo antes de terminar este trilho maravilhoso!
Um trilho que classifico de Difícil, pelo desafio da "escalada" da "chaminé" no Pereiro, e pelo ganho de elevação que ficou bem perto dos 800 metros, fazendo-nos terminar este curto passeio com as pernas a tremer...
Deixo a sugestão ao aventureiros ;)
Abraço e Bons Trilhos

• Photo of Pedro Manuel Finisterra
    Pedro Manuel Finisterra Jul 28, 2022

Excelente trilho por um lado do Montejunto menos conhecido. A "escalada" da "chaminé" a partir do Pereiro (Trilho do Sumol) fica-me na memória de como é possível num dia quente subir pelo fresquinho.