PR 4 VLG Trilho Porto a Vista - Serra Santa Justa, Valongo

Photo ofPR 4 VLG Trilho Porto a Vista - Serra Santa Justa, Valongo Photo ofPR 4 VLG Trilho Porto a Vista - Serra Santa Justa, Valongo Photo ofPR 4 VLG Trilho Porto a Vista - Serra Santa Justa, Valongo

February 5, 2023
February 2023

near São Pedro da Cova, Porto (Portugal)

PR 4 VLG Trilho Porto a Vista - Serra Santa Justa, Valongo

Trata-se de um trilho linear que tem início na aldeia de Couce e final na capela de Santa Justa, na serra com o mesmo nome. Poderá ser feito em sentido ascendente, Sul-Norte, tal como foi descrito, ou sentido inverso.
Este percurso tem ligação com o PR6 trilho Ribeira de Silveirinhos podendo-o transformar num percurso circular, ligando o final de um com o início do outro pela rua de Couce que percorre a margem direita do rio Ferreira por dois quilômetros entre a zona das Poldras do rio Ferreira e a aldeia de Couce.

O Parque das Serras do Porto, com cerca de 6.000 hectares, é composto pelas Serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores e Banjas e abrange territórios dos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo. Esta área está classificada desde 2017, como Paisagem Protegida Regional e integra o Sítio Rede Natura “Valongo” e o Parque Paleozóico de Valongo. A rede de Percursos Pedestres do Parque integra uma Grande Rota com cerca 59Km (GR 62) e 17 Pequenas Rotas (num total de 220Km) interligadas entre si.

O percurso tem como principais pontos de interesse a aldeia de Couce, a capela de Santa Justa e as excelentes panorâmicas que o trilho proporciona sobre o Vale do Rio Ferreira, incluindo as fragas do diabo, sobre a Serra de Pias, Serra do Castiçal e a oeste sobre a cidade do Porto.
Trata-se de um trilho de ampla exposição solar, não passamos por linhas de água (o trilho desenvolve-se quase todo na cumeada, não havendo qualquer ponto de abastecimento de água.
O trilho não apresenta qualquer dificuldade de orientação, está bem marcado e não apresenta dificuldade técnica, talvez com a exceção da subida perto do ponto mais alto (torre de vigia), que apresenta 2 ou 3 troços de maior inclinação em pedra, que pode exigir algum cuidado em dias de piso molhado.
Deixamos o carro num pequeno parque de estacionamento na rua de Couce, entramos num caminho florestal, que é comum à GR 62 por umas escassas dezenas de metros, altura em que surge um cruzamento. A GR vira à direita, o nosso trilho segue pela esquerda. Mantivemo-nos em caminho florestal por algumas centenas de metros, continuando depois por caminho de pé posto.
Durante os primeiros 1500 metros o trilho tem a direção norte sul até chegar bem perto do rio Ferreira altura em que temos excelentes panorâmicas sobre as fragas do diabo (na margem esquerda) e sobre os rápidos do rio. Ainda, na margem direita podemos observar a Fraga Lisa.
Mudámos então direção sul norte e pouco depois entramos na cumeada da Serra de santa Justa. Também logo a seguir a GR 62 entroca no nosso trilho e vai nos acompanhar até ao final do percurso. Conforme vamos subindo vamos desfrutando de melhores paisagens.
No ponto Ponto mais alto da Serra, onde existe um edifício (estação de radiocomunicações e posto de monitorização de incêndios) é o melhor local para fotografar as panorâmicas envolventes em todas as direções pois existe um amplo largo sem qualquer vegetação.
Continuando em direção Norte, passamos pelo Trono/Miradouro de Santa Justa, local onde existe um marco geodésico e onde aproveitamos para tirar mais algumas fotografias e continuamos em direcção à capela de Santa justa, local onde termina este trilho.

Boas caminhadas

Início e estacionamento

Continua em frente esquerda

Photo ofPanoramas sobre as fragas do Diabo e sobre os rápidos do Rio Ferreira Photo ofPanoramas sobre as fragas do Diabo e sobre os rápidos do Rio Ferreira

Panoramas sobre as fragas do Diabo e sobre os rápidos do Rio Ferreira

Tudo a direita

Serra do castiçal

Photo ofEntrada na cumeada da Serra de Santa Justa Photo ofEntrada na cumeada da Serra de Santa Justa Photo ofEntrada na cumeada da Serra de Santa Justa

Entrada na cumeada da Serra de Santa Justa

Intersecção com o GR 62

Interseção

Estação de radiocomunicações e posto de monitorização de incêndios