Activity

São Pedro da Cova / Altos das Serras Candeia + Pias / Fraga Castelo / Couce

Download

Trail photos

Photo ofSão Pedro da Cova / Altos das Serras Candeia + Pias / Fraga Castelo / Couce Photo ofSão Pedro da Cova / Altos das Serras Candeia + Pias / Fraga Castelo / Couce Photo ofSão Pedro da Cova / Altos das Serras Candeia + Pias / Fraga Castelo / Couce

Author

Trail stats

Distance
9.13 mi
Elevation gain
1,752 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
1,752 ft
Max elevation
1,247 ft
TrailRank 
39
Min elevation
70 ft
Trail type
Loop
Moving time
3 hours 57 minutes
Time
5 hours 13 minutes
Coordinates
2601
Uploaded
February 13, 2021
Recorded
February 2021
Be the first to clap
Share

near Pedrogo, Porto (Portugal)

Viewed 122 times, downloaded 4 times

Trail photos

Photo ofSão Pedro da Cova / Altos das Serras Candeia + Pias / Fraga Castelo / Couce Photo ofSão Pedro da Cova / Altos das Serras Candeia + Pias / Fraga Castelo / Couce Photo ofSão Pedro da Cova / Altos das Serras Candeia + Pias / Fraga Castelo / Couce

Itinerary description

Uma caminhada moderada para muitos e fácil para alguns. Junta apenas num caminho vários pontos pitorescos das Serras do Porto que vale a pena a visita.

Boas caminhadas.

São Pedro da Cova Altos Serras Candeeiros Fraga Couce

Onde nos é possível observar vários pontos de interesse:

Rio Ferreira

O rio Ferreira brota em múltiplas nascentes da antiga Chã de Ferreira, cuja nascente principal é em Freamunde no lugar da Jóia e desagua no rio Sousa . As questões levantadas sobre a nascente deste Rio Ferreira são várias, e podem ser consultadas em vários locais, tendo o Sistema Nacional de Informação Geográfica indicado no Registo Nacional de Dados Geográficos, que a sua nascente principal é em Freamunde.

Em 2014 foi criada uma Associação de defesa do ambiente denomimada Associação para a Preservação da Nascente do Rio Ferreira, com a missão de sensibilização para proteção da natureza e salvaguarda do Rio Ferreira e zona envolvente.

No seu trajecto, passa ainda pelas freguesias de Lordelo, Rebordosa, Sobrado, Campo, Valongo São Pedro da Cova e Foz de Sousa.

No seu percurso existem duas estação de tratamento de águas residuais|estações de tratamento de águas residuais, uma no concelho de Paços de Ferreira, e outra no concelho de Gondomar em São Pedro da Cova.

in wikipedia

Nota: é pena nesta zona do percurso o Rio Ferreira se encontrar poluído. teria mais interesse para as populações destas localidades de Valongo e Gondomar poderem usufruir de um rio não poluído. Sem lutar e caminhar nada mudará!
Couce
"No vale do rio Ferreira, concretamente na margem direita, surge a Aldeia de Couce, pequeno povoado rural de origens remotas com marcadas vivências rurais, cujo estilo de vida provém da estreita relação com a terra e com os recursos naturais locais, apesar da pequena distância que a liga à cidade de Valongo (4Km) e do Porto (11Km).Recentemente classificada como Aldeia de Portugal, visitar a Aldeia de Couce permite-nos recuar no tempo, estando facilmente acessível, por exemplo através do Corredor Ecológico, um percurso entre a área urbana da cidade de Valongo e as Serras. "
in: http://www.portoenorte.pt/pt/o-que-fazer/aldeia-de-couce/

Santa Justa

"Localizada no topo da serra encontra-se a capela de Santa Justa, datada de 1936. Possui planta retangular, nave única, telhado de duas águas, rematados por pináculos boleados. A fachada principal tem nártex de onde nasce a torre sineira quadrangular, coberta por telhado piramidal, encimado por esfera e cruz. A torre assenta em colunas dóricas, em betão, e nela abre-se uma fresta e as aberturas para os sinos. Um pouco mais abaixo, já na encosta oeste, encontra-se a capela de S. Sabino, protetor dos deficientes. Foi bispo de Sevilha até 304. Deceparam-lhe as mãos por ter retirado os corpos, de St.ª Justa e de sua irmã St.ª Rufina, do poço para onde tinham sido lançados os seus restos mortais, e sepultou-as no cemitério cristão. De planta retangular, nave única, telhado de duas águas com cruz no vértice. Esta capela, a primitiva dedicada a Santa Justa, foi edificada no séc. XI e sofreu restauro e ampliação em 1870. Em 1998 foi requalificada e dedicada a S. Sabino."

in:
https://www.cm-valongo.pt/frontoffice/pages/544?poi_id=75

Minas de Ouro Romanas

"O Clube de Montanhismo Alto Relevo, que este fim-de-semana promove em Valongo um congresso de mineração romana, acredita que no subsolo deste concelho e dos de Paredes e Gondomar exista "o maior complexo mineiro romano do mundo".

"Relatos de especialistas na mineração romana apontam que Valongo tem o maior complexo mineiro romano a nível de mineração primária, ou seja, subterrânea. E a área de mineração romana estende-se para Paredes e Gondomar. O nosso objectivo é proporcionar os estudos [científicos] sobre o complexo para que este seja classificado", indicou à agência Lusa um dos responsáveis do clube."

https://www.publico.pt/2016/10/26/local/noticia/e-se-em-valongo-existir-o-maior-complexo-mineiro-romano-do-mundo-1748899

Fragas do Castelo

Estas fragas além de terem uma panorâmica sobre o rio Ferreira, são um monumento geológico de interesse. Também se encontra neste local um sector de escalada. Nesta parte do percurso tem uma ponte pedestre bastante engraçada mas que é preciso algum cuidado principalmente com crianças.

Serras do Porto info: http://serrasdoporto.pt/

"Santas Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores e Banjas. São estas as seis serras que compõem um parque ainda jovem: a ideia já vinha dos anos de 1950 mas só em 2016 o Parque das Serras do Porto se formaliza com o acordo dos três municípios que abrange: Gondomar, Paredes e Valongo. Agora, esta área de quase seis mil hectares vai ter uma nova rede de percursos pedestres. As obras já começaram, anunciou a associação de municípios do parque.

A rede será composta por uma grande rota, que deverá totalizar 57 km ao longo dos três concelhos, e 18 percursos distintos, com pequenas rotas em cada território – pelo menos três delas deverão estar prontas em Novembro, sendo que actualmente já existem alguns percursos sinalizados.
A empreitada de implementação da rede, noticia a Lusa, teve início esta segunda-feira e deverá estar finalizada na Primavera de 2021. Por essa altura, graças a um investimento de 230 mil euros, haverá 259,2 km sinalizados no terreno para passear.

O projecto, além de “mobiliário e sinalética”, abrange “um plano de comunicação e de informação acerca das rotas e uma aplicação web apara ajudar quem fizer os percursos, fornecendo-lhes informação sobre o território que estão a visitar e os pontos de interesse”, explicou Alexandre Almeida, que além de estar à frente da autarquia de Paredes é o presidente executivo da associação do Parque das Serras, numa cerimónia de lançamento da obra, que decorreu em Aguiar de Sousa."

in : https://www.publico.pt/2020/09/15/fugas/noticia/parque-serras-porto-cria-rede-percursos-pedestres-1931628

Waypoints

PictographPhoto Altitude 147 ft
Photo ofInício

Início

PictographPanorama Altitude 181 ft
Photo ofPanorama

Panorama

PictographRiver Altitude 72 ft
Photo ofRio

Rio

PictographBridge Altitude 85 ft
Photo ofPonte

Ponte

PictographPanorama Altitude 1,107 ft
Photo ofPanorama

Panorama

PictographRiver Altitude 353 ft
Photo ofRio

Rio

PictographCave Altitude 332 ft
Photo ofCaverna

Caverna

Comments

    You can or this trail