Activity

São Jacinto - Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto

Download

Author

Trail stats

Distance
4.77 mi
Elevation gain
23 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
23 ft
Max elevation
45 ft
TrailRank 
11
Min elevation
-29 ft
Trail type
Loop
Time
2 hours 29 minutes
Coordinates
1364
Uploaded
November 12, 2017
Recorded
November 2017
Be the first to clap
1 comment
Share

near São Jacinto, Aveiro (Portugal)

Viewed 146 times, downloaded 4 times

Itinerary description

São Jacinto

Comments  (1)

  • Photo of José Estrela
    José Estrela Dec 1, 2017


    Outrora, locais como Ovar, Estarreja, Aveiro ou Mira confrontavam-se, diretamente, com o oceano. Uma ampla baía antecedeu a laguna contemporânea que adquiriu a sua configuração atual a partir do século X.

    A ação conjugada de ventos, correntes marinhas e de sedimentos carreados pelos rios criou duas flechas arenosas, uma progredindo de Espinho para sul e outra, subindo em latitude a partir do cabo Mondego. Uma autêntica muralha de areia fechou por completo a baía, impedindo que as águas do mar e dos rios se misturassem.

    A abertura artificial do canal da Barra, no início do século XIX, veio permitir que novamente a água salgada do mar se misturasse à água doce dos rios. É a origem da Ria de Aveiro.

    A área central da ria alberga várias ilhas, separadas por numerosos esteiros e canais - Ovar, Murtosa, Vagos e Mira - bancos de areia e de vasa, sendo defendida do mar por um cordão arenoso com cerca de meia centena de quilómetros.

    A zona lagunar é envolvida por extensa e fértil planície em que se situam as lagoas de Esmoriz e de Paranhos a norte, e as de Mira, Tocha e Quiaios a sul.

    No extremo do cordão arenoso que se estende entre Ovar e a povoação de São Jacinto, limitada a poente pelo Oceano Atlântico e a nascente por um dos canais da Ria de Aveiro, a Reserva Natural quase se esbate diante da grandeza do cenário envolvente. Nela, um cordão dunar bem conservado, consolidado por vegetação espontânea, confina com uma área florestada a partir dos finais do século XIX, com o objetivo de fixar as areias.

    Entre 1981 e 1984 foram abertos diversos charcos, atualmente frequentados por inúmeras aves aquáticas da Ria.

    ( Fonte : ICNF )

You can or this trail