Santuário Peneda - Fragas das Pastorinhas

Photo ofSantuário Peneda - Fragas das Pastorinhas Photo ofSantuário Peneda - Fragas das Pastorinhas Photo ofSantuário Peneda - Fragas das Pastorinhas

June 21, 2020
June 2020

near Senhora da Peneda, Viana do Castelo (Portugal)

Sempre que parava no miradouro de Tibo dizia para os meus botões "um dia vamos ali"...
E assim foi, quando se junta um grupo de amigos e vai à Fraga das Pastorinhas e ainda tem o prazer de levar a Cevadinha e sua filhota Joaninha uau, ricas cadelinhas e especiais.
Iniciamos o trajecto no Santuário da Srª da Peneda descendo pelo escadório e logo na nacional entramos no trilho em direcção à Fraga das Pastorinhas e deslumbrando a paisagem circundante.
Foram engatados vários trilhos de apoio nomeadamente um feito em 2019, a vegetação estava, em muitos casos, acima dos nossos ombros, mas assim é que a gente gosta o incerto e a dificuldade.
Depois de passarmos a Fraga das Pastorinhas o regresso foi pelo Curral da Velha "condomínio" muito bonito, onde se pude contemplar os abrigos antigos e os mais "modernos".
Percalços da vida, após este curral o tlm caiu e deixou de gravar, assim o programa no final fez uma linha recta até ao Santuário. Não me foi possível registar fotos nem actualizar o percurso (poderia manualmente mas não era a mesma coisa). A descida foi feita seguindo a ligação de prados e depois descer por uma "antiga lage" repleta de mariolas até novamente ao Santuário.