Photo ofSantuário de Santa Luzia, Convento de São Francisco e Miradouro do Depósito de Água (Viana do Castelo) Photo ofSantuário de Santa Luzia, Convento de São Francisco e Miradouro do Depósito de Água (Viana do Castelo) Photo ofSantuário de Santa Luzia, Convento de São Francisco e Miradouro do Depósito de Água (Viana do Castelo)

April 25, 2024
April 2024

near Montanha de Santa Luzia, Viana do Castelo (Portugal)

Trilho com início no Santuário de Santa Luzia que é Espetacular e as sua magníficas vistas sobre Viana do Castelo e a sua área circundante e o oceano.

É um percurso ideal para ser feito no Verão, pois maioritariamente é feito à sombra e inseridos no pinhal, acompanhados por água e seus aquedutos, minas de água, algumas quedas de água sendo convidativas a dar uns mergulhos se estiver muito calor.

Ter em atenção que algumas zonas tem descidas muito íngremes, com muita pedra, caruma e ramos e a possibilidade de escorregar e cair é enorme.

Para mim o Ponto Alto desta caminhada é o Convento de São Francisco do Monte no meio da floresta densa. Acede-se a ele por uma calçada que nos leva a tempos idos e relembra os filmes e séries medievais e que fizeram furor por esse Mundo fora.

A entrada principal está fechada por um portão que não abre, contudo existe um trilho lateral +/- escondido que nos leva a um acesso onde conseguimos facilmente entrar.

Tenham em atenção onde metem os pés e respeitem e preservem o que ainda por lá ficou.

Tanta Arte, Arquitectura, Esplendor e Beleza ali abandonada, o homem de antigamente fazia coisas incríveis, nem sei como conseguiram construir algo tão Grandioso e Espetacular num local de difícil acesso como aquele.

É uma pena que se deixe "morrer" algo tão Lindo, Sagrado e com tanta História... os nossos governantes, políticos e o Estado Português deviam ter mão nisso e revitalizar, restaurar, divulgar e incentivar a visita, mesmo em termos de escolas, para que a miudagem aprendesse e entendesse que os Portugueses não são um Povo qualquer 👌🏻💪🏻👏🏻❤️🇵🇹

Finalizado essa visita temos uma subida de +/- 2 Km, encontrando no Ponto Alto o Miradouro do Depósito da Água e mais à frente uma área Militar de Carreira de Tiro de acesso proibido.

Finalizando é um trilho muito bonito, com imensa sombra e tendo algumas zonas bastante água, ideal para dias de calor e muito Sol, tem descidas muito íngremes e subidas a condizer também. É durinho quanto baste, mas faz-se Muito Bem.

Trilha circular a partir de Montanha de Santa Luzia, com passagem por:
- Santuario de Santa Luzia (0.3 km)
- Capela de São Mamede (5.8 km)
- Convento de São Francisco (10.8 km)
- Miradouro do Depósito de Água (12.5 km)