Santo Amaro de Oeiras - Terreiro do Paço

Photo ofSanto Amaro de Oeiras - Terreiro do Paço Photo ofSanto Amaro de Oeiras - Terreiro do Paço Photo ofSanto Amaro de Oeiras - Terreiro do Paço

October 14, 2023
October 2023

near Oeiras, Lisboa (Portugal)

Percurso pedestre com início em Santo Amaro de Oeiras, concelho de Oeiras, e final no Terreiro do Paço, concelho de Lisboa. Sempre junto ao rio Tejo e, nos primeiros passos, com uma piscadela ao Oceano Atlântico.

Passagem por diversas praias urbanas - Santo Amaro, Paço de Arcos, Giribita, Caxias, Cruz Quebrada e Dafundo - e fortes - São João das Maias, Giribita, São Bruno e Bom Sucesso - e vista para o Bugio (Forte de São Lourenço).

Desvio pelo interior de Paço de Arcos, onde visitámos o seu jardim, fornos da cal, centro histórico, Jardim do Palácio dos Arcos e Chafariz Velho. E novo desvio até à Quinta Real de Caxias e Igreja do Convento da Cartuxa. Em Caxias, já não há o Forte de Nossa Senhora do Vale; no seu lugar está agora um grande letreiro que anuncia o Passeio Marítimo.

Atravessámos a Ribeira de Caxias e o Rio Jamor, passámos pela Direção de Faróis e pelo Farol da Giribita. No final do concelho de Oeiras, percorremos o Passeio Marítimo Caxias - Cruz Quebrada e o de Algés, para cá da linha do comboio e algo despidos, deixando ver o casario da Avenida Marginal no Dafundo, onde ainda encontramos alguns edifícios que fazem recordar os antigos chalets. Num dos edifícios está instalado o Aquário Vasco da Gama.

A Torre VTS, com o seu inconfundível plano inclinado, vai ficando cada vez mais próxima e assim chegamos ao Porto de Lisboa.

Alguns dos edifícios mais icónicos (mais antigos e mais recentes) de Lisboa vão desfilando: Fundação Champalimaud, Monumento dos Combatentes do Ultramar, Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos, Espelho de Água, CCB, Mosteiro Jerónimos, Museu Nacional dos Coches, Central Tejo e MAAT, Ponte 25 de Abril, Museu do Oriente, Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos e seus estaleiros, Museu Nacional Arte Antiga… E algumas das docas mais famosas: Doca do Bom Sucesso, Doca de Belém, Doca de Santo Amaro e Doca de Alcântara. Bem como a Avenida 24 de Julho e os seus bares e discotecas. É uma Lisboa hiper turística.

Até que chegamos, finalmente, ao Cais do Sodré, onde a Avenida da Ribeira das Naus nos liga ao Terreiro do Paço, histórico centro administrativo da capital, à beira Tejo.

Santo Amaro de Oeiras

Passeio Marítimo - Caxias

Ribeira do Jamor

Fundação Champalimaud

Photo ofForte do Bom Sucesso e Monumento aos Combatentes do Ultramar Photo ofForte do Bom Sucesso e Monumento aos Combatentes do Ultramar

Forte do Bom Sucesso e Monumento aos Combatentes do Ultramar

Doca do Bom Sucesso

Padrão dos Descobrimentos

Central Tejo e Maat

Ponte 25 de Abril

Doca de Santo Amaro

Doca de Alcântara

Cais

Photo ofRibeira das Naus e Terreiro do Paço Photo ofRibeira das Naus e Terreiro do Paço Photo ofRibeira das Naus e Terreiro do Paço