Santiago Caminho Central - 3a. etapa Azambuja - Ribeira de Santarém (estação).

Photo ofSantiago Caminho Central - 3a. etapa Azambuja - Ribeira de Santarém (estação). Photo ofSantiago Caminho Central - 3a. etapa Azambuja - Ribeira de Santarém (estação). Photo ofSantiago Caminho Central - 3a. etapa Azambuja - Ribeira de Santarém (estação).

March 29, 2022
March 2022

•   3.7 1 review

near Azambuja, Lisboa (Portugal)

Com início na estação da Azambuja novamente mais o meu companheiro de caminhada António Araújo, começámos a 3a. etapada (Lisboa até Azambuja fomos de comboio). Junto à vala da Azambuja estão dando início a obras de requalificação do pavimento, mas encontra-se sinalética. Após passagem sobre a ponte da vala vira-se à esquerda e segue-se trilho por extensa área de lezíria. Após passarmos o aeródromo de Alqueidão vamos entromcar com estrada de alcatrão que segue até Reguengo. Aqui encontramos sinalética para seguirmos por cima do dique. É mais seguro do que irmos pela estrada, (embora nesta data falte limpar algumas ervas). Chegados a Valada temos zona de parque e restaurantes (atenção: à terça feira grande parte da restauração está fechada). Põe carimbos na credencial. Seguimos por cima do dique, com vista lindíssima para o rio Tejo e lezíria até Porto de Muge e antiga Ponte férrea Rainha D. Amélia. Seguimos sempre com sinalética durante vários quilómetros com muita vinha até chegarmos à ponte Salgueiro Maia onde encontramos um marco dos vários anos de cheias naquela região. Seguirmos paralelos ao aeródromo de Santarém até Onias e começamos a subida até Santarém. Várias igrejas e monumentos até ao jardim das portas do Sol e passagem pela porta de Santiago. Descida pela antiga calçada de Santiago, atravessámos a EN.114, Sta Iria da Ribeira de Santarém e estação com regresso a Lisboa de comboio.