Santiago Caminho Central -2a. etapa Póvoa de Santa Iria - Azambuja

Photo ofSantiago Caminho Central -2a. etapa Póvoa de Santa Iria - Azambuja Photo ofSantiago Caminho Central -2a. etapa Póvoa de Santa Iria - Azambuja Photo ofSantiago Caminho Central -2a. etapa Póvoa de Santa Iria - Azambuja

March 17, 2022
March 2022

near Póvoa de Santa Iria, Lisboa (Portugal)

Com início na estação da Póvoa de Santa Iria, novamente com o meu amigo António Araújo demos início à 2a etapa de Santiago Caminho Central com destino de chegar Azambuja. Seguimos para Parque Linear Ribeirinho, Praia dos Pescadores, com boa sinalética seguimos trilho do Tejo até encontrarmos trilho da Verdelha sempre em zona ribeirinha e trilho da Estação. Chegados a Alverca passámos por dentro da estação CP. Seguimos até uma rotunda e depois a sinalética que nos leva a contornar o estádio seguindo até uma zona industrial e nacional 10 no Sobralinho. Aqui muito cuidado devido ao trânsito e poucas escapatórias na estrada até Alhandra. Pode-se visitar o seu centro histórico ou seguir logo para o passeio ribeirinho que vai ligar Alhandra a V.F.Xira. Aqui na Biblioteca põe carimbo na credencial. (Nota:do lado de lá da estação CP podem-se comer couratos numa casa antiga e noutro bifanas). Seguindo pelo jardim existe uma placa que diz 110 kms Fátima. Passando por baixo da ponte segue-se estrada de alcatrão até à sinalética para caminho à direita. Seguimos parelo à linha do comboio. Estação Castanheira do Ribatejo, Vala do Carregado, estação do Carregado. Aqui não passámos a linha para o outro lado e seguirmos pela estrada (perigoso) tomámos o caminho alternativo à direita que passa do lado de cá da Central Termoeléctrica seguindo o trilho paralelo à linha de comboio. Existem alguns portões de ferro que deixam passar-nos e evitando assim a estrada. Antes da estação de Vila Nova da Rainha onde os dois caminhos (Alternativo e o Central) se voltam encontrar, temos de passar um pontão de cimento (com espaço) sobre o rio Alenquer e Ota, junto à linha do caminho de ferro devendo ter sempre o devido cuidado. Continuámos o estradão paralelos à linha do comboio, apeadeiro Espadanal da Azambuja, um trilho mais estreito e passando por baixo do viaduto da linha do comboio entramos na Azambuja. (Nota: os Bombeiros põe carimbo na Credencial). Terminámos junto à estação da CP a nossa 2a etapa e fizemos o regresso a Lisboa de comboio.

PictographReligious site Altitude 124 ft

PictographMonument Altitude 101 ft

PictographMonument Altitude 94 ft

PictographBridge Altitude 91 ft

PictographBridge Altitude 98 ft

Passagem junto à linha do comboio...cuidado. Ponte sobre o rio.