Santa Luzia - dos miradouros à Aldeia Velha, com descidas ao Poço Negro

Photo ofSanta Luzia - dos miradouros à Aldeia Velha, com descidas ao Poço Negro Photo ofSanta Luzia - dos miradouros à Aldeia Velha, com descidas ao Poço Negro Photo ofSanta Luzia - dos miradouros à Aldeia Velha, com descidas ao Poço Negro

June 17, 2023
June 2023

near Ursulinas, Viana do Castelo (Portugal)

Nota prévia: A distância registada pelo nosso GPS é mais longa do que o trilho o é na realidade. Alguns enganos e, principalmente, a necessidade de procurar percurso alternativo em zonas onde os trilhos e caminhos de pé posto assinalados já desapareceram, contribuíram para alongar a distância. Contudo, seguindo com atenção a linha marcada, percorrer-se-ão umas centenas de metros a menos.

Santa Luzia - dos miradouros à Aldeia Velha, com descidas ao Poço Negro

Descobrir Santa Luzia é, acima de tudo, gratificante.

A começar no seu espetacular miradouro, junto à Basílica, que a National Geographic Magazine classificou como “um dos mais belos panoramas do mundo”, o rol de cenários de uma beleza exuberante vai-se desenrolando à vista do “explorador”, mantendo o seu interesse do princípio ao final e deixando aquela sensação de um “valeu a pena!” bem patente.

A sua posição privilegiada de montanha costeira confere-lhe atributos ímpares que acicatam os sentidos. Uma vegetação luxuriante, de tons variados, os recortes de mar, de um azul contrastante, que se abrem repentinamente ao longo dos carreiros, uma interminável sinfonia de sons, assobiados e chilreados, melódica e alegre, que deixa adivinhar a riqueza de espécies, paraíso para os ornitólogos e o cheiro a mar, que torna aquela brisa numa bênção e vinca a tranquilidade.

Depois há os locais, mais ou menos remotos, mas que são descobertas autênticas, como pequenas partes de um tesouro que se vai desenterrando.

No percurso de hoje desenhamos um traçado que nos levasse desde o santuário, ponto obrigatório, às lagos e cascatas do Poço Negro e do Cascudo, na Areosa, passando pela “casinha do avião”, o velho posto militar da II Guerra Mundial que nunca foi usado, pela esquecida aldeiazinha de São Mamede, onde os vestígios da Aldeia Velha (que lhe deu origem) ainda são visíveis e pelos “canos de água”, com a sua Azenha Velha e os seus belíssimos arcos, cuja exuberância é traduzida no Arco do Fincão, a destacarem-se.

Este percurso, de cerca de 14 quilómetros, apresenta um grau de dificuldade moderado, sendo a opção do sentido da marcha apresentada, teoricamente mais difícil, já que concentra as subidas mais exigente na parte final. Preferimos fazê-lo neste sentido, com o propósito de deixar para o fim as melhores surpresas, crentes que a sua descoberta anulará qualquer tipo de cansaço que porventura se vá acumulando.

Principais pontos de interesse do percurso:
- Basílica de Santa Luzia e o seu miradouro
- A Aldeia Velha (não a de São Mamede) ou Citânia de Santa Luzia
(Os horários afixados para a visita, à data desta publicação são 10:30-13:00 e 14:00-
18:00, entre terça a domingo e o preço do bilhete é de 2 euros)
- O Miradouro do Depósito de Água, que dá para ver "um palmo à frente do nariz"
- A Casinha do Avião ou Casa do Radar
- A aldeia esquecida de São Mamede, com a sua capelinha
- Os Canos de Água
- A Azenha Velha
(nas imediações pode ver-se uma pequena cascata, bastante ruidosa no inverno)
- Os Arcos do Fincão
- O Poço Negro e o Poço do Cascudo (cascatas e lagoas naturais)

O propósito de descobrir o famoso Poço Negro da Areosa e o Poço do Cascudo, coas as suas lagoas magníficas e respetivas cascatas é o culminar do trilho. Este conjunto é uma verdadeira atração local, principalmente em dias de intenso calor. O mergulho nas águas verdes destas piscinas naturais é um pretexto de peso para vencer as adversidades do caminho, um pouco acidentado até chegar àquele local.

Conhecendo as lagoas do Gerês e do Rio Âncora, podemos afirmar convictamente que estas duas não ficam a dever nada às anteriores.

No nosso blogue (https://mochilaeumacabana.blogspot.com/) fazemos uma descrição mais completa daquilo que vimos e que mais nos agradou - e que nos leva a colocar este trilho na nossa lista de "favoritos".

*****
Gostaste deste trilho?
Esperamos que sim! Dá-nos a tua avaliação.
Ao interagires com as nossas publicações, ajudas a que esta mensagem chegue a mais amantes dos trilhos.
Podes também “aplaudir” e “seguir” o “Mochila e uma Cabana”. Isso faz com que possamos também apreciar os trilhos por onde tens andado.
Saudações!

Miradouro de Santa Luzia

"Um dos mais belos panoramas do mundo" (National Geographic Magazine)

Citação da National Geographic Magazine

Miradouro do Depósito de Água

Miradouro do Depósito de Água - Sem qualquer tipo de vista panorâmica.

PictographRuins Altitude 888 ft

Construções abandonadas

Nesta parte do percurso encontram-se várias construções abandonadas, envolvidas pela vegetação.

PictographRuins Altitude 730 ft

Casa do Guarda

PictographRuins Altitude 1,124 ft
Photo ofCasa do Radar ou 'Casinha do Avião' Photo ofCasa do Radar ou 'Casinha do Avião' Photo ofCasa do Radar ou 'Casinha do Avião'

Casa do Radar ou 'Casinha do Avião'

Contruída com a finalidade de ali ser instalado um um posto de controle aéreo, que serviria durante a 2ª Guerra Mundial. Ao que se sabe, o conflito terminou antes de este posto militar ser ativado.

PictographTree Altitude 1,022 ft

As árvores típicas e a manta morta dão um toque particularmente interessante a esta parte do percurso.

PictographTree Altitude 973 ft

Bosque

Aspeto do percurso.

Os caminhantes Carla e Carlos.

Entrada em São Mamede

São Mamede, um pequeno lugar de Areosa, perdido na Serra de Santa Luzia.

Aspeto do percurso

Aspeto do percurso, com o ribeiro de São Mamede a surgir.

Ribeiro de São Mamede

Ribeiro de São Mamede.

Rua principal do lugar

Rua principal, que atravessa o lugar de São Mamede.

PictographReligious site Altitude 848 ft

Capelinha de São Mamede

Aqui, anualmente, em agosto, realiza-se a Festa do Mel.

Aspeto do percurso

Por trás da capelinha, onde termina o casario sossegado e recomeça a serra.

"Quem sabe mais está dispensado. Aceita-se a ajuda de quem faça melhor". (autor desconhecido)

Aspeto do percurso, onde o fator sombra e vegetação abundante marca invariavelmente presença.

Desvio curto

15 minutos para visitar a Azenha Velha e a cascata.

PictographRuins Altitude 691 ft

Azenha Velha

Antigo moinho de água.

PictographWaterfall Altitude 671 ft

Pequena cascata

Local com algum risco de queda. Se estiver tempo de chuva, a travessia não é aconselhável.

Aspeto da envolvente.

Aspetos do percurso

Aspetos do percurso, com uma janela virada para o mar.

Antes da descida aos poços Negro e do Cascudo.

A descida é feita por um trilho algo técnico, que engloba um conjunto de degraus graníticos e em cimento. Pode tornar-se escorregadio.

Junto ao Poço Negro

Ponto alto da caminhada. A viga em cimento que atravessa o Poço Negro é a plataforma de saltos para a água.

PictographLake Altitude 336 ft

Poço Negro

No verão, este local atrai dezenas de pessoas, à procura de adrenalina. Os saltos e mergulhos são a principal diversão. O local também é acessível de carro.

Moinhos de água

PictographLake Altitude 209 ft

Poço do Cascudo

Tal como o Poço Negro, esta lagoa natural, de águas verdes transparentes, atrai dezenas de pessoas para banhos. O local é paradisíaco.

Aspetos do percurso

Regresso aos Canos de Água.

PictographRuins Altitude 359 ft

Arcos da levada

PictographRuins Altitude 395 ft

Arcos do Fincão

Cúpula da Basílica de Santa Luzia.