Santa Cruz trekking 4d/3n cashapampa - vaqueria 2023

Photo ofSanta Cruz trekking 4d/3n cashapampa - vaqueria 2023 Photo ofSanta Cruz trekking 4d/3n cashapampa - vaqueria 2023 Photo ofSanta Cruz trekking 4d/3n cashapampa - vaqueria 2023

Very difficult
3 days 2 hours 44 minutes
May 8, 2023
May 2023

near Huaripampa, Ancash (Peru)

Alguns pontos a se considerar, esteja muito bem aclimatado, pois é uma elevação bem considerável e a altitude pega demais. Fomos sem guia, sem mulas ou arrieiros. Levávamos muito tempo para subir. O trajeto mais fácil é tão bonito quanto esse é começar por vaqueria, que a elevação é menor e a maioria das pessoas fazem esse sentido. Se vc gosta de cachorros irá encontrar alguns pela trilha que o acompanharão, pense nisso e leve uma comidinha a mais para eles. Eles são muito carinhosos e protegem as barracas das vacas/bois e cavalos. Em todo trajeto tem água, mas é necessário filtro, cloro ou ferver pois como há muitos animais por perto a água não é 100% boa para consumo.

Chegada a cashapampa. Saí de caraz. Em caraz pegamos um coletivo (20soles) até a entrada da trilha. (Aprox 1h)

Final vaqueria a coletivos até yungai e de yungai muitos ônibus tanto para huaraz quanto caraz para este último destino (3soles). (Aprox 6h)

1 dia cashapampa - llamacoral
Primeiro dia do trekking foram 10km até o acampamento, uma subida bem íngreme que vai de 2900 até 3800. Demoramos cerca de 8h de caminhada com paradas para descanso, água e comer, até finalmente chegarmos ao acampamento. Nesse dia dormi as 18h e acordei as 6h. Rs estava quebrada.

2 dia llamacoral - taulipampa
Esse dia tem menos desnível que o primeiro, mas não se engane. Ainda sim tem subidas. Cerca de 400m de elevação em cerca de 14km apesar de não ser tão difícil quanto o primeiro, é bem cansativo, mas chegar ao acampamento taulipampa vc é agraciado com várias montanhas com mais de 5mil metros. Neste dia fui dormir lá pelas 19:30/20h

3 dia taulipampa - paria
Esse dia não é um dos mais difíceis pois começamos em 4250m e passamos por punta union
(4800m) o dia já começa com uma subida bem íngreme e depois uma descida de aprox 5km até o acampamento Pária começamos a caminhar 9:15 embaixo de uma garoa constante é chata, passamos bastante frio no trajeto, sol não deu as caras e chegamos no camping por volta de 16:40.

4dia paria- vaqueria
Último dia do trekking, começamos a caminhada de 10km por volta das 7h45 afim de chegarmos em vaqueria antes das 14h para pegar o coletivo até yungai e de lá partir de coletivo tbm para caraz. Chegamos em vaqueria as 12h e tinha acabado de passar o coletivo. Então esperamos até as 13h para passar outro (30soles).
Considerações do último dia. O último km é uma subida lazarenta.

PictographMountain hut Altitude 12,382 ft

PictographBus stop Altitude 12,067 ft

• Photo of Lucas_Teixeira
    Lucas_Teixeira Jun 17, 2023

Ótimo relato, obrigado por compartilhar, irei fazer o trekking no sentido contrário e tenho uma dúvida

Estarei de carro próprio, então no primeiro dia deixarei o meu carro em Yungay, e subirei até vaqueria com os coletivos, terminarei o treking em Cashapampa, de Cashapama há opções de transporte público até Yungay ?

• Photo of pascoa.patricia
    pascoa.patricia Jun 18, 2023

Olaaa, tudo bem!?? Que legal!! Depois me conte da sua aventura!!

tem bastante coletivo!

• Photo of Lucas_Teixeira
    Lucas_Teixeira Jun 19, 2023

Opa, que bom, muito obrigado pelas informações, depois compartilho por aqui as aventuras !