Santa Bárbara x Brumal x Barra Feliz x Santa Bárbara

Photo ofSanta Bárbara x Brumal x Barra Feliz x Santa Bárbara Photo ofSanta Bárbara x Brumal x Barra Feliz x Santa Bárbara Photo ofSanta Bárbara x Brumal x Barra Feliz x Santa Bárbara

June 12, 2022
June 2022

near Santa Bárbara, Minas Gerais (Brazil)

DESCRIÇÃO:

Caminhada gostosa saindo de Santa Bárbara, passando por dois vilarejos (distritos) e retornando para Santa Bárbara por outro caminho. Na verdade, é uma junção de vários caminhos diferentes até formar este que estou disponibilizando. Não é beeeem uma trilha (a maior parte dela não é). Talvez, não seja um caminho interessante para quem não é da região (a não ser que você seja animado como eu, que saio de BH de ônibus às 06 horas da manhã, vou lá, caminho e volto no mesmo dia sem problemas). Gosto MUITO da região de Santa Bárbara (região que vai MUITO além do Caraça...). Há muito para se conhecer por lá. Me lembro da primeira vez que fui lá a passeio em 2006 e nunca mais deixei de ir. Peguei um carinho por toda aquela região.

LOGÍSTICA:

1 - O deslocamento ida e volta (ou só a ida, se desejar) pode ser feito de trem. Você pode pegar o trem em BH às 07:30 min da manhã (também, é o único que tem...) e voltar no final da tarde. Ele chegará à Estação Dois Irmãos (Barão de Cocais) às 09:00 horas e já terá um ônibus da Pássaro Verde lá em direção a Santa Bárbara (esse ônibus havia sido retirado durante a pandemia e não sei se já voltou). Pegue este ônibus, passe por Barão de Cocais e desça no ponto indicado na trilha. No final, ao chegar em Santa Bárbara, pegue o ônibus que sai da Rodoviária em direção à Estação Dois Irmãos à tarde (não me lembro bem do horário dele agora, verifique quando chegar à cidade) e pegue o trem que passará em Barão por volta das 18:30 min.
2 – A outra forma de logística seria via ônibus. Aos domingos há ônibus saindo da rodoviária de BH às 08 horas da manhã mas não recomendo ir neste horário. O caminho tem MUITO sol e se ir neste horário você vai começar a caminhada já tarde e vai pegar a maior parte do sol. Durante a semana e aos sábados há um ônibus às 06:00 horas da manhã que é melhor. E para voltar, há um horário interessante às 16:30 saindo de Santa Bárbara. Confirme os horários no site da Pássaro Verde.
3 – De carro: liga seu GPS e olha o caminho, preguiçoso...

A TRILHA:

Como eu disse no início, não é uma trilha. É uma junção de caminhos que irei dividir em QUATRO PARTES. Vamos lá:

Parte 1 – Desça na estrada, quase chegando a Santa Bárbara, no ponto indicado. Ali começa a trilha. Esse primeiro trecho faz parte da Estrada Real (Caminho dos Diamantes – Santa Bárbara x Catas Altas). Basta entrar no caminhozinho indicado e seguir. Hà um momento que você vai passar dentro de um pasto mas é bem tranquilo. Você verá que a Serra do Caraça estará bem a sua frente, o que da um belo visual do caminho. Este trecho vai por cerca de 3,6 km e é o mais bonito do dia.

Parte 2 – A partir de determinado ponto (depois de uma porteira com sombra), você vai pegar um caminho á direita e vai sair da Estrada Real. Este é o pior trecho de todo o dia pois serão cerca de 3 km em estrada de terra. Até tentei achar um outro caminho (marquei como “erro”) mas dei de cara com um sítio e estava cheio de cachorros que não gostaram de mim. Assim, tive que ir pela estrada mesmo. Você vai sair no asfalto, que é a rodovia que vai para o Caraça.

Parte 3 – Essa parte é dentro do distrito de Brumal então é feita praticamente toda em asfalto. Você terá que atravessar toda a área urbana do distrito (que parece pequeno, mas acaba ficando grandinho). Pelo menos o distrito é muito bonitinho e da boas fotos de seu largo principal (há umas árvores como banco lá. Uma vez, em 2012, tomei um porre lá em um sábado a tarde e simplesmente dormi deitado na árvore. Foi ótimo!!!). Importante: nessa parte, se você quiser parar a trilha e pegar um ônibus para Barão de Cocais ou Santa Bárbara é fácil pois o caminho irá passar paralelo à rodovia e ao trevo do Caraça, em Brumal, onde há ponto de ônibus. Caso queira seguir, basta continuar paralelamente à rodovia ao lado de umas casas (ainda na área urbana de Brumal). Vai ter um ponto onde as casas irão terminar e logo a frente você sairá na rodovia novamente. Atravesse a ponte sobre o rio, vá para o outro lado da rodovia e já estará no distrito de Barra Feliz. Vale a pena passear por lá, já que também é um lugar agradável. Neste dia não andei por lá porque queria logo chegar a Santa Bárbara e eu já conhecia o local. Atravesse o distrito e vá para o outro lado do rio. Hà uma pinguela, mas ela havia sido levada pela chuva. Assim, tive que andar mais 1 km e passar por outro ponto, o que fez aumentar o caminho. Atravesse pro outro lado do rio e siga à direita para Santa Bárbara (ou, se preferir, siga à esquerda e vá para Barão de Cocais). Tudo isso vai dar uns 6 km

Parte 4 – A última parte é pelo leito da antiga Ferrovia EFCB (que na verdade era o antigo Ramal de Santa Bárbara – posteriormente, ramal de Nova Era – que ligava Santa Bárbara a Sabará). Este trecho de cerca de 7 km é um pouco monótomo, com poucos pontos interessantes. Antes ali era realmente uma trilha, mas com o tempo, está se tornando uma estrada de acesso aos sítios da região. No entanto, ela não é muito movimentada, então é tranquila passar por ela. Siga e não haverá erro. Você vai chegar a Santa Bárbara e terminará o caminho. Como eu já disse em outra trilha de lá que postei aqui, a cidade é muito gostosinha, então tire um tempo para passear por lá e tirar algumas fotos. Gosto muito de fazer isso quando vou lá.

IMPORTANTE:
A maior parte de todo o trecho é aberto e tem bastante sol. Tenha atenção ao uso do boné e de protetor. Acredite, por algum motivo, o sol ali é bem forte mesmo.

OBS:
Com o avanço da vacinação e, felizmente, a melhora em relação à pandemia, estou reorganizando o grupo "Trilhas Gratuitas de MG" no Facebook e no WhatsApp, que tem alguns pontos diferentes (trilha com poucas pessoas, logística feita com ônibus ou carro, sem nenhum tipo de interesse comercial, etc). É um grupo fechado para marcar suas próprias trilhas, não para divulgação de outras caminhadas). Caso tenha interesse em participar, pode me enviar um e-mail: alemparaiso@gmail.com
Estou até devendo resposta a alguns e-mails mas irei responder a todos em breve!