Photo ofSanabria: Peña Trevinca, Peña Negra, Peña Surbia, Picón (a partir do Lago dos Peixes) Photo ofSanabria: Peña Trevinca, Peña Negra, Peña Surbia, Picón (a partir do Lago dos Peixes) Photo ofSanabria: Peña Trevinca, Peña Negra, Peña Surbia, Picón (a partir do Lago dos Peixes)

May 15, 2024
May 2024

near San Martín de Castañeda, Castilla y León (España)

1. A serra da Sanábria situa-se no extremo noroeste da Província de Zamora, no limite com a Galiza e Portugal muito perto do Parque Natural do Montesinho. Abrange uma paisagem que foi modelada pela ação dos glaciares. Dos seus altos cumes - Peña Trevinca (2127 m) Peña Negra (2121 m), Peña Surbia (2116 m) - desprenderam-se várias línguas glaciares que, ao retroceder, deixaram a descoberto profundos vales em forma de U, moreias, rios (Tera, Xares, Cabrera, entre outros) e um importante conjunto de lagos de entre os quais se destaca o Lago de Sanabria (o maior lago glaciar da Península Ibérica).
2. Esta serra tem-se tornado um destino muito atrativo para os amantes da natureza devido às suas características morfológicas e paisagísticas e à sua beleza natural e cultural (circos montanhosos, lagos glaciares, desfiladeiros, canhões, quedas de água, picos com mais de 2000 metros de altitude).
Foi neste imponente contexto geográfico que desenhamos e realizamos o presente percurso com a intenção de passar por quatro dos picos mais altos da serra da Sanabria: Peña Trevinca, Peña Negra, Peña Surbia e Picón.
3. Começamos e terminamos no Lago dos Peixes. Seguindo no sentido contrário ao movimento dos ponteiros do relógio, dirigimo-nos, pelo trajeto mais curto que encontramos, ao miradouro 1, situado no arco da cumeada que liga os quatro picos referidos. Foram (são) cerca de 6.5 km: os primeiros 3.5 (até P1) foram efetuados pela “Ruta Hacia Laguna de Yeguas” (marcada) e os restantes 3 por um “trilho” sem marcação e nem sempre bem definido (sobretudo entre P1 a P2), mas perfeitamente transitável.
No Miradouro 1, tivemos o primeiro contato com as falésias e com os profundos vales glaciares da vertente este e soltamos o primeiro uau! (até à Penã Trevinca muitos outros iriamos soltar).
Depois, seguimos, por trilho nem sempre bem definido, em arco pela cumeada, passando pelos cumes mais elevados da serra: Picón, Peña Surbia, Peña Negra, Peña Trevinca. Foram cerca de 15 km de grande magia e muita adrenalina. Foram 15 km de um só miradouro sobre vários vales glaciares e desfiladeiros de “meter medo”, com vistas brutais: amplas, duras, agressivas, de prender a respiração. Estes 15 km, com subidas e descidas acentuadas e com duas passagens por escarpas bastante desprotegidas (entre o Alto da Ladeira de Medias e a Peña Negra), exigem muita atenção e bastante resistência física e mental.
A chegada a Peña Trevinca, com apenas meia hora de atraso em relação ao tempo programado, foi de descompressão, de missão cumprida apesar de ainda termos 12 km para percorrer. A descida da Peña mais alta da Sanabria até ao refúgio de montanha de Rio Pedro (situado no vale do rio Tera) foi fácil e rápida (mas também contemplativa) pelo traçado da “GR 84: Laguna de los Peces – Peña Trevinca”. Seguiram-se 3 km (do refúgio de Rio Pedro até ao alto de La Cuchilla) por um trilho com vistas fabulosas sobre quase toda a extensão do vale do rio Tera (desde a represa de Vega de Conde até Peña Trevinca), mas também de grande desgaste físico e psíquico. De La Cuchilla até ao parque de estacionamento do lago dos Peixes foi só “dar corda às botas” por um caminho muito fácil.
4. Em síntese, diríamos que este é um percurso inesquecível e imperdível: pela extensão (cerca de 32 km); pela dureza e tecnicidade de alguns troços com declives muito acentuados e desproteção em algumas passagens; pela amplitude e sumptuosidade das vistas panorâmicas sobre cumes e vales glaciares; pelos retalhos de neve que fomos encontrando.
É um percurso a repetir, diríamos, uma vez por ano (há quem vá a Fátima ou a Santiago todos os anos) durante o mês de maio, quando a giesta, a urze e tojo estrão floridos e ainda há neve suficiente para lembrar os tempo de infância passado no nordeste transmontano.

5. Alertas:
• É um percurso difícil devido à extensão e a muitas e acentuadas subidas e descidas. A sua realização exige uma boa resistência física e mental.
• É um percurso não marcado na sua totalidade, embora integre troços de dois percursos marcados: “GR 84: Laguna de los Peces – Peña Trevinca” e “Ruta Hacia Laguna de Yeguas”. O recurso ao GPS é imprescindível.
• A transição da Peña Surbia para a Peña Negra (e vice-versa) é complicada – ou melhor, “ligeiramente arriscada”, sobretudo para quem sofra de vertigens. Exige muita precaução, sendo “proibido” escorregar. Esta transição, querendo, pode ser evitada seguindo, entre P3 e P4, pelo trilho assinalado com a bandeirolas 1.
• Em alguns troços do percurso, fizemos alguns pequenos desvios dos caminhos assinalados no OpenStreetMap (mapa que utilizamos para desenhar os percursos) umas vezes para contornar pequenas manchas de neve, outras vezes para fotografar desfiladeiros e vales glaciares e ainda outras por opção (caso de P1 a P2).
• De P1 a P2 resolvemos seguir um trajeto diferente do seguido em maio de 2021 (https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/sanabria-lago-dos-peixes-pena-trevinca-pena-negra-pena-surbia-picon-e-tres-burros-74575927). Nesse ano, entre os pontos em causa, tentamos seguir o trilho indicado no OpenStreetMap. Não encontramos trilho algum (fizemos a distância a corta-mato). Por isso, desta vez, resolvemos seguir pelas margens do ribeiro Vallinón que estavam desmatadas. E passamos muito bem.
• Do miradouro 3 até à base do Picón, fomos a corta-mato. Muito fácil.
• De P5 à Peña Surbia não há trilho definido. Seguimos a corta-mato. Muito fácil a circulação.

OUTROS PERCURSOS NA ZONA:

PictographLake Altitude 6,549 ft

Lago dos Patos

Miradouro 5

Portillo de Morena Cavada (1873 m)

Peña Surbia (2116 m)

Miradouro 6

Alto Ladeira da Medias

Peña Negra (2121 m)

Peña Trevinca (2127 m)

GR 84 (sopé de Peña Trevinca)

Vale glaciar do rio Tera

P5

• Photo of M. MOREIRA AZEVEDO
    M. MOREIRA AZEVEDO May 15, 2024

É sempre para rebentar....

• Photo of quinajoão
    quinajoão May 15, 2024

Para rebentar?! Ainda cá andamos cheios de saúde (pelo menos aparentemente).

• aacorreia@sapo.pt May 20, 2024

Que trilho fantástico. Que gozo, que prazer me deu. Uma enorme sensação de bem estar. Percorrer tantos quilómetros nas altas montanhas da Sanábria, entre os 1800 e 2127m de Pena Trevinca. Foi um dia em cheio. Vales profundos, lagos, encostas bem escarpadas, mesmo desfiladeiros e subir aos picos (picons) com salpicos de neve frequentes. Mesmo uma maravilha. Obrigado quinajoão pelo planeamento e companhia. Também ao Zé e à Elga, claro. Adorei este dia.

• Photo of Ficaben.pt
    Ficaben.pt May 26, 2024

Itinerário de montanha muito interessante! Excelentes panoramas!