Activity

Sanabria: de San Martin de Castañeda ao Lago dos Peixes (via cañon Tera e Cañon Forcadura)

Download

Trail photos

Photo ofSanabria: de San Martin de Castañeda ao Lago dos Peixes (via cañon Tera e Cañon Forcadura) Photo ofSanabria: de San Martin de Castañeda ao Lago dos Peixes (via cañon Tera e Cañon Forcadura) Photo ofSanabria: de San Martin de Castañeda ao Lago dos Peixes (via cañon Tera e Cañon Forcadura)

Author

Trail stats

Distance
19.44 mi
Elevation gain
3,553 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
3,553 ft
Max elevation
6,040 ft
TrailRank 
51
Min elevation
3,638 ft
Trail type
Loop
Time
8 hours 21 minutes
Coordinates
5719
Uploaded
May 8, 2024
Recorded
May 2024
Share

near San Martín de Castañeda, Castilla y León (España)

Viewed 43 times, downloaded 1 times

Trail photos

Photo ofSanabria: de San Martin de Castañeda ao Lago dos Peixes (via cañon Tera e Cañon Forcadura) Photo ofSanabria: de San Martin de Castañeda ao Lago dos Peixes (via cañon Tera e Cañon Forcadura) Photo ofSanabria: de San Martin de Castañeda ao Lago dos Peixes (via cañon Tera e Cañon Forcadura)

Itinerary description

1. O Parque Natural do Lago de Sanabria foi criado em 1978. Está situado no noroeste da província de Zamora, dentro da região natural de Sanabria. Trata-se de uma área montanhosa com profundos vales, onde se encontram diversos lagos de origem glaciar. Destes o mais importante é o Lago de Sanabria (o maior lago natural da Península Ibérica e um dos maiores da Europa).
Este parque tem-se tornado um destino muito atrativo para os amantes da natureza devido às suas características morfológicas e paisagísticas e à sua beleza natural e cultural (circos, vales, lagos glaciares, desfiladeiros, canhões, quedas de água, picos com mais de 2000 metros de altitude).
2. Foi neste impressionante contexto geográfico que desenhamos e realizamos o presente percurso, circular e não marcado na sua totalidade, embora integre troços de vários percursos (Camino Tradicional la Cueva - San Martin, Senda de Montaña 11 - Presa Rota, Ruta do Macizo de Peña Trevinca, ruta del Cañon del Forcadura, Camino Tradicional San Martin - Vigo).
3. Começamos e terminamos em San Martin de Castañeda em frente ao Mosteiro de San Martin de Castañeda (8.30 h). Seguimos por estrada até ao miradouro Neveira com lindas vistas sobre o lago da Sanabria. Seguimos pela “Senda Cueva de San Martin” até muito perto da “cueva” que dá nome ao trilho – a Cueva de San Martin. Pelo caminho, passamos por 3 miradouros com vistas fabulosas sobre todo o Cañon do rio Tera (desde o Lago da Sanabria até à Presa Rota). Pouco antes de chegarmos à Cueva de San Martin, entramos no trilho que segue ao longo do rio Tera até à Presa Rota (Embalse de Veja de Tera) – a “Senda de Montaña 11 - Presa Rota”. Este troço do percurso é brutal: lindo, tecnicamente complexo, desafiante.
Da Presa Rota até ao “Embalse de Vega del Conde” foi só rolar ao longo do rio Tera por um caminho ótimo, mas algo monótono.
15 km. 2.30 h. Almoço/farnel.
Depois subimos por um trilho/caminho, de início algo tapado pela vegetação (junto ao rio), até ao Lago dos Peixes. Daqui, descemos pela “Ruta del Cañon del Forcadura” até a aldeia de Vigo de Sanabria. Este troço do percurso começa por ser tecnicamente complexo e sem graça para se tornar magnífico a partir do refúgio (Chozo de la Majada del Forcadura). De Vigo de Sanabria até San Martin de Castañera seguimos pelo “camino tradicional San Martin - Vigo” – um belíssimo caminho ladeado por frondosos bosques de carvalhos.
Terminamos às 18 horas no café/restaurante El Chiviteiro.
4. Em síntese, diríamos que este é um percurso longo, tecnicamente difícil, de grande desgaste físico, com troços de muita beleza (o caminho da Cueva de San Martin, o trilho da Presa Rota, a Senda do Cañon da Forcadura e o caminho tradicional San Martin/Vigo) e miradouros com vistas de abrir a boca e suspender a respiração. Um percurso que certamente repetiremos.
5. Alertas:
• É um percurso que resulta da articulação de troços de vários percursos marcados, mas que não dispensa o recurso ao GPS.
• É um percurso difícil/desgastante (mas estimulante).
• No trilho da Presa Rota tivemos de nos descalçar duas vezes para atravessar o rio Tera a vau (fácil). Ao longo deste trilho, encontramos pequenos troços inundados o que nos obrigou a fazer alguns breves desvios (sem problemas).
• No Embalse de Vega del Conde atravessamos o rio no paredão. No entanto, alertamos que esta possibilidade poderá não ser sempre viável. O paredão tem dois portões de acesso (um de cada lado) cujos cadeados estavam abertos/rebentados. Estarão sempre assim? Se os portões estiverem fechados, há duas alternativas: i) tentar passar o rio uns metros a jusante (bandeirolas 1); ii) ou seguir ao longo da lagoa e passar a montante da mesma. A partir daí, o trilho indicado pelas bandeirolas 2 vai juntar-se com o que nós seguimos (este trilho, há cerca de um ano, estava perfeitamente transitável).

OUTROS PERCURSOS NA ZONA:
https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/parque-natural-do-lago-da-sanabria-pelas-sendas-canon-tera-tejos-de-san-martin-e-canones-cardena-se-138326505
https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/pn-lago-da-sanabria-de-ribadelago-a-cueva-de-san-martin-pelos-canos-de-agua-de-moncabril-e-canhao-d-111346866
https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/sanabria-canon-tera-caminho-de-san-martin-e-trilho-do-lago-e-dos-monges-78109395
https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/sanabria-de-ribadelago-viejo-a-presa-rota-pelos-canhoes-dos-rios-cardena-e-tera-105946769
https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/sanabria-lago-dos-peixes-pena-trevinca-pena-negra-pena-surbia-picon-e-tres-burros-74575927
https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/ribadelago-de-sanabria-canones-terra-e-cardena-20350279

Waypoints

PictographCar park Altitude 3,688 ft
Photo ofSan Martin de Castañheda Photo ofSan Martin de Castañheda Photo ofSan Martin de Castañheda

San Martin de Castañheda

PictographPanorama Altitude 3,828 ft
Photo ofMiradouro Neveira Photo ofMiradouro Neveira Photo ofMiradouro Neveira

Miradouro Neveira

PictographPanorama Altitude 5,047 ft
Photo ofMiradouro 2 Photo ofMiradouro 2 Photo ofMiradouro 2

Miradouro 2

PictographPanorama Altitude 5,139 ft
Photo ofMiradouro 3 Photo ofMiradouro 3

Miradouro 3

PictographPanorama Altitude 5,068 ft
Photo ofMiradouro 4 Photo ofMiradouro 4 Photo ofMiradouro 4

Miradouro 4

PictographMountain hut Altitude 4,726 ft
Photo ofRefúgio de montanha Photo ofRefúgio de montanha

Refúgio de montanha

PictographIntersection Altitude 4,653 ft
Photo ofCaminho Presa Rota Photo ofCaminho Presa Rota

Caminho Presa Rota

PictographMountain hut Altitude 4,684 ft
Photo ofAbrigo Photo ofAbrigo

Abrigo

PictographPanorama Altitude 4,711 ft
Photo ofMiradouro 5 Photo ofMiradouro 5

Miradouro 5

PictographPanorama Altitude 4,733 ft
Photo ofMiradouro 6

Miradouro 6

PictographRiver Altitude 4,730 ft
Photo ofTravessia rio Tera Photo ofTravessia rio Tera

Travessia rio Tera

PictographLake Altitude 5,021 ft
Photo ofPresa Rota/Vega de Tera Photo ofPresa Rota/Vega de Tera

Presa Rota/Vega de Tera

PictographWilderness hut Altitude 5,110 ft
Photo ofCapela/refúgio Photo ofCapela/refúgio Photo ofCapela/refúgio

Capela/refúgio

PictographPanorama Altitude 5,090 ft
Photo ofMiradouro 7 Photo ofMiradouro 7

Miradouro 7

PictographMountain pass Altitude 6,017 ft
Photo ofColado Ventosa Photo ofColado Ventosa

Colado Ventosa

PictographCar park Altitude 5,655 ft
Photo ofParque Lago dos Peixes Photo ofParque Lago dos Peixes

Parque Lago dos Peixes

PictographLake Altitude 5,573 ft
Photo ofLago dos Peixes/Rota Canhão Forcadura Photo ofLago dos Peixes/Rota Canhão Forcadura Photo ofLago dos Peixes/Rota Canhão Forcadura

Lago dos Peixes/Rota Canhão Forcadura

PictographMountain hut Altitude 5,022 ft
Photo ofRefúgio

Refúgio

PictographPanorama Altitude 4,876 ft
Photo ofMiradouro 7 Photo ofMiradouro 7

Miradouro 7

PictographBridge Altitude 4,812 ft
Photo ofPontão (rio Forcadura) Photo ofPontão (rio Forcadura)

Pontão (rio Forcadura)

PictographPanorama Altitude 4,652 ft
Photo ofMiradouro 8 Photo ofMiradouro 8 Photo ofMiradouro 8

Miradouro 8

PictographCar park Altitude 3,663 ft
Photo ofVigo da Sanabria Photo ofVigo da Sanabria Photo ofVigo da Sanabria

Vigo da Sanabria

PictographLake Altitude 5,210 ft

1

PictographWaypoint Altitude 5,187 ft

1

PictographWaypoint Altitude 5,165 ft

1

PictographWaypoint Altitude 5,222 ft

2

PictographWaypoint Altitude 5,215 ft

2

PictographWaypoint Altitude 5,208 ft

2

PictographWaypoint Altitude 5,404 ft

2

PictographWaypoint Altitude 5,797 ft

2

PictographWaypoint Altitude 5,878 ft

2

PictographLake Altitude 5,249 ft
Photo ofEmbalse de Vega del Conde Photo ofEmbalse de Vega del Conde Photo ofEmbalse de Vega del Conde

Embalse de Vega del Conde

PictographWaypoint Altitude 3,872 ft
Photo ofCaminho tradicional San Martin/Vigo Photo ofCaminho tradicional San Martin/Vigo Photo ofCaminho tradicional San Martin/Vigo

Caminho tradicional San Martin/Vigo

Comments  (2)

  • aacorreia@sapo.pt May 20, 2024

    Gostei muito de fazer esta caminhada. Excelentes as vistas do miradouro, quase escondido, para o Cañon del Tera que permite perceber como as margens e encostas escarpadas e rochosas, são maravilhosas e, ao mesmo tempo, agrestes, quase medonhas mesmo. A descida para o Tera e a subida pelas margens até Vega de Tera, a "barragem rota", foi muito estimulante. A subida da Barragem del Conde e a descida até ao Lago dos Peixes, bastante extensa, com passagens frequentes ainda húmidas, também teve o seu grau de dificuldade. Difícil sim foram os primeiros quilómetros da descida do Cañon de la Forcadura, pela irregularidade do piso, mas a beleza da paisagem compensava. Já a parte final, com vistas para o vale e com a aproximação à localidade de Vigo, tal como o caminho até S. Martin foi excelente. Adorei este trilho.

  • aacorreia@sapo.pt May 20, 2024

    Gostei de fazer esta caminhada. Algo difícil mas muito desafiante. A subida do rio Tera até à Prensa Rota e depois o início da decida do Cañon Forcadura a progressão, além de difícil, foi muito técnica e cansativa. Mas vencer desafios difíceis é parte da aventura que envolve cada caminhada. O resultado final foi excelente

You can or this trail