San Fruttuoso-Portofino, Liguria (2019)

Photo ofSan Fruttuoso-Portofino, Liguria (2019) Photo ofSan Fruttuoso-Portofino, Liguria (2019) Photo ofSan Fruttuoso-Portofino, Liguria (2019)

February 19, 2019
February 2019

near Pero, Liguria (Italia)

San Fruttuoso de Camogli é um paraíso escondido entre os montes e a costa da Ligúria, região no norte da Itália. A pequena praia de pedras e águas cristalinas com tons de azul turquesa é uma das mais lindas da região que é praticamente desconhecida pelos turistas brasileiros, mas bastante familiar para os italianos que lotam a praia nos finais de semana e na alta temporada. O local só pode ser acessado de barco ou por trilha, não existe estrada até a praia.

A praia pode ser visitada durante todo o ano. Durante o inverno a temperatura é mais amena, ideal para percorrer a trilha até a praia, mas é difícil entrar nas águas geladas. Durante o verão, especialmente em agosto, a praia fica muito cheia. O ideal é visitar na meia estação. Fomos em pleno inverno e a temperatura era de 16-18 graus, bem agradável em um dia de sol.

A praia pode ser acessada por mar com barcos que saem com maior frequência de Camogli, Portofino e Santa Marguerita. A segunda opção é a nossa preferida, o acesso por terra caminhando pelas trilhas do Parque de Portofino. Existem várias trilhas que conectam Camogli, Portofino e Santa Margherita a San Fruttuoso e escolhemos fazer o trajeto Camogli-San Fruttuoso-Portofino que tem um total de 13km de caminhada.