Activity

Salto São Francisco - Guarapuava/Prudentópolis

Download

Trail photos

Photo ofSalto São Francisco - Guarapuava/Prudentópolis Photo ofSalto São Francisco - Guarapuava/Prudentópolis Photo ofSalto São Francisco - Guarapuava/Prudentópolis

Author

Trail stats

Distance
5.72 mi
Elevation gain
1,155 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
1,155 ft
Max elevation
3,572 ft
TrailRank 
38
Min elevation
2,579 ft
Trail type
Loop
Moving time
2 hours 34 minutes
Time
5 hours 33 minutes
Coordinates
1556
Uploaded
December 19, 2021
Recorded
December 2021
Share

near Jeremias, Paraná (Brazil)

Viewed 335 times, downloaded 13 times

Trail photos

Photo ofSalto São Francisco - Guarapuava/Prudentópolis Photo ofSalto São Francisco - Guarapuava/Prudentópolis Photo ofSalto São Francisco - Guarapuava/Prudentópolis

Itinerary description

Trilha de nível fácil, porém caso você seja sedentário, ela pode se tornar de nível médio/difícil. São pouco mais de 4 km até a base do salto, sendo o último km de raízes e pedras grandes. Precisa muito cuidado e atenção, pois é perigoso escorregar e se machucar nessas pedras.
Próximo do salto, por causa da água, as pedras se tornam extremamente escorregadias, mesmo usando bota apropiada.
Não recomendo banhar-se ali, bastante perigoso.
O retorno é mais cansativo, devido ser praticamente só subida.
Leva água em boa quantidade e lanche suficientes para aproximadamente 4 a 7 horas de atividade, a depender do teu condicionamento físico.

Fizemos a ida em 1:30h passando pelo mirante e o retorno foi em 1:40h. Vi relatos de até 3 horas para ida e 4 horas para volta.

Para descer, o parque autoriza a descida só até meio-dia, devido o tempo necessário pra ida e volta.
Parque abre as 8h e fecha as 17h. Tem lanchonete no local.

Eu recomendo fazer a trilha logo que o parque abre, pois terá bastante tempo pra aproveitar o local, sem se preocupar com horário.

Caso não queira fazer a trilha, é possível ir até o mirante e a Cachoeira dos Cavalheiros, nível bem tranquilo de caminhada, podendo ser feito por qualquer pessoa, até crianças e idosos.
Cachoeira dos Cavalheiros permite banho, mas ela é tão rasa que não tem como nadar, dá pra apenas molhar o corpo.

Há duas rotas possíveis até o Salto, indo por Prudentópolis e indo por Guarapuava.
Por Guarapuava, vai pegar maior parte de estrada asfaltada. Sendo apenas os últimos 5km de estrada de chão. Por Prudentópolis, serão aproximadamente 40 km de estrada de chão.

*** Recomenda-se SEMPRE usar calçado adequado para trilha e ter consigo equipamentos básicos para qualquer caminhada, como lanterna de cabeça e pilhas extras, roupas adequadas, kit primeiro socorros, comida e água suficientes para se manter num dia de jornada.

Você é o principal RESPONSÁVEL por sua saúde e segurança. Preste atenção onde pisa, onde senta e onde se segura. Cobras, aranhas e outros insetos potencialmente perigosos podem ser encontrados na área e constituem riscos reais em qualquer área selvagem, especialmente nas estações de primavera e verão.
TRAGA TODO O SEU LIXO de volta, inclusive cascas de frutas. Elas levam até dois anos para se decompor. Não ache que por ser orgânico, ele se decompõe rápido, além de que pode atrair roedores, consequentemente, animais peçonhentos. Isso desregula a fauna e flora, além de deixar um aspecto feio. Você gostaria de encontrar cascas, papel higiênico, embalagens, enquanto está em meio a natureza? Creio que não, então não deixe assim para outra pessoa que irá trilhar ali também.
NÃO FAÇA FOGUEIRAS, toda a área é de preservação ambiental e é muito sensível a incêndios florestais, especialmente no inverno, quando tudo fica muito mais seco. EVITE ao máximo FUMAR na área e, se o fizer, não descarte suas bitucas no caminho, apague-as com água e traga junto com o seu lixo;
NÃO DESMATE, não abra novas trilhas, não colha plantas ou mesmo flores;
NÃO faça marcas nas rochas, NÃO coloque fitas ou sinalize partes da trilha, isso só deve ser feito por pessoas qualificadas e dentro de um plano de manejo. Também NÃO danifique a sinalização que porventura encontrar;
FAÇA SILÊNCIO e desfrute da natureza como ela é, inclusive seus sons característicos;

Agindo desta forma você não coloca em risco outras pessoas, como seus próprios companheiros de caminhada ou ainda terceiros que poderiam ser acionados para um resgate, além de contribuir para a preservação do local e da região como um todo, mantendo-os interessantes aos que por ali irão passar depois de você. RESPEITE!
"A natureza também pertence aos que ainda estão por vir." ***

Caso queira mais informações, pode entrar em contato comigo através do Instagram @mihhmello.

A partir de *** Crédito ao Vogetta (texto copiado e adaptado)

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 3,493 ft
Photo ofMirante

Mirante

PictographWaypoint Altitude 2,622 ft
Photo ofVirar a esquerda

Virar a esquerda

PictographWaypoint Altitude 2,945 ft
Photo ofJanela para o Salto

Janela para o Salto

PictographWaterfall Altitude 3,008 ft
Photo ofSalto

Salto

PictographWaypoint Altitude 3,426 ft
Photo ofMirante

Mirante

PictographWaterfall Altitude 3,414 ft
Photo ofSalto dos Cavalheiros

Salto dos Cavalheiros

PictographWaterfall Altitude 3,449 ft
Photo ofParte de baixo do salto

Parte de baixo do salto

Comments

    You can or this trail