Activity

Salto dos Macacos saindo de Porto de Cima

Download

Trail photos

Photo ofSalto dos Macacos saindo de Porto de Cima Photo ofSalto dos Macacos saindo de Porto de Cima Photo ofSalto dos Macacos saindo de Porto de Cima

Author

Trail stats

Distance
9.38 mi
Elevation gain
1,572 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
1,572 ft
Max elevation
1,622 ft
TrailRank 
34
Min elevation
112 ft
Trail type
Loop
Time
4 hours 32 minutes
Coordinates
2436
Uploaded
August 2, 2022
Recorded
July 2022
Be the first to clap
Share

near Sítio Alvorada, Paraná (Brazil)

Viewed 125 times, downloaded 11 times

Trail photos

Photo ofSalto dos Macacos saindo de Porto de Cima Photo ofSalto dos Macacos saindo de Porto de Cima Photo ofSalto dos Macacos saindo de Porto de Cima

Itinerary description

Pelo jeito, não vou parar de colocar informações adicionais neste meu relato, agora sobre grupo ilhado por cabeça d'água, só para comprovar que minhas observações do texto de 2022 não são por chatice nem profecia, apenas de um cara véio que já fez algumas trilhas.

https://www.bandab.com.br/litoral/cabeca-dagua-deixa-16-pessoas-ilhadas-no-salto-dos-macacos-e-mobiliza-bombeiros/
fonte Banda B de 19/02/24

Estou adicionando esta observação ao meu relato de 2022 em 28/03/23, apenas dois dias após o acidente que vitimou de forma fatal uma pessoa que estava visitando este local.
Pensei algum tempo se colocaria aqui (início) desta forma como tapa na cara ou deixaria para depois do relato, mas devido ao histórico de incidentes achei mas conveniente assim. E para aqueles que acham que esta observação é besteira vai uma pesquisa de internet simples que fiz.

02/2024 Grupo precisou de resgate após cabeça d'água
03/2023 Uma moça de 32 anos morreu após queda,
03/2023 Uma moça precisou de resgate aéreo após picada de cobra,
02/2022 Um rapaz morreu afogado após descer tobogã natural,
07/2021 Um rapaz de 27 anos morreu após se desequilibrar e cair,

Parei a pesquisa por aí.

De férias, de boa para não travar as pernas resolvi levar filhote para " iniciação" então bora fazer algo leve igual turista, passando umas dicas na humildade sem se exibir, na verdade deixei ele mesmo observar algumas coisas e na medida que me perguntava se pudesse ajudava com minha opinião. Não tem coisa mais chata quando alguém tem uma certa experiência em algo mas pensa que é o fodão e que só tem seu jeito de executar.
Como acampamos todos da família ( Eu Laura e os filhotes Vic e Davizão ah e o Sccoby que correu feito loco pela Estrada do Marumbi) para um salsicha ele correu muito!! no final de semana anterior em uma chácara em Porto de Cima, então partimos do mesmo lugar só que agora só nós dois.
Ah, uma observação, embora Scooby estivesse com a gente, não pode entrar com pet nas trilhas, nem mesmo passar acima do Posto do IAP.
Saída ás 8:00 de Porto de Cima e começamos trotinho de boa ainda colocando o corpo no lugar, conversando tranquilos até IAP, faz cadastro para certificar que não vai fazer merda na trilha e bora entrar na trilha, melhor no rio que é o início da trilha. Trilhazinha bem tranquila, atravessa rio mais duas vezes, alguns córregos, sobe e desce de boa e apenas no ultimo dos 4 Km que é mais pesadinho até que chega no Salto.
Muito legal, mas não esquece, é difícil acesso para um resgate é uma cachoeira portanto fluxo varia conforme época do ano e clima, então tudo é liso, as piscinas são fundas em alguns pontos, na boa vai tira foto se molha, mergulha e lava a alma se precisar, mas não é um parque de diversão, será que poderia segurar sua vontade absurda de tomar suco de cevada ou de fumar sua perninha de grilo e focar na segurança? Não é por chatice gente, sou de boa mas depois de voltarmos e já em casa, resolvi dar uma olhada no histórico de acidentes nesta cachoeira e trilha que leva a ela e fiquei impressionado e mais a frente entenderá também.
Bom dado alerta sobre o local é muito legal as pequenas piscinas e o mirante natural que dá de frente para Conjunto Marumbi é um lugar belo de frente para outra pintura.
Meia hora de conversa não de pai e filho mas de parceiros mesmos, reposição básica (não é lugar para banquete), secamos as meias um pouco e bora voltar.
Volta foi mais tranquila ainda pois é praticamente descida e logo estávamos no IAP e mais 3 Km em Porto de Cima. Avisamos as meninas em casa, troca de roupa e sobe a Graciosa rapidinho mas tranquilo só lembrando a aventura em parceria e logo estávamos almoçando uma pratão de domingo, um banho quente e aquele sono da tarde.

Sobre as atitudes, sei que aplicativo é para troca de trilhas e integração de informações sobre este assunto e que geralmente quem usa já tem um perfil mais atento e um certo conhecimento sobre comportamentos em trilhas, parques estaduais, cachoeiras etc, mas creio que há também muita gente que vê os mapas os relatos e talvez pela síntese acha que tudo é facil, que de qualquer maneira, sem equipamento mínimo, sem precaução pode ir e vão mesmo e fica cada vez mais claro que tem muita gente fazendo isso. Claro estes parques são para todos, mas cara, tem umas coisas que dá vontade de falar.
Muita gente sem mínimo preparo fisico, sei que é problema da pessoa mas meu! porque se matar numa trilhazinha dessas, vai de leve, vai fazendo coisas menores e depois se prepara e vai, não cai na conversa de uma pessoa que foi quando era pequeno ou viu um vídeo de um cara que foi e disse que é facil. Outra coisa, se prepara, não precisa comprar tênis de montanha de milão, mas como eu ví: rasterinha, sapatilha, all star é foda!!
Também não precisa ressuscitar aquele teu coturno com cano de 40 cm e 2 mil passadores que combina com a roupa camuflada, é só uma trilha rápida e não uma missão no Vietnã.
Cruzamos um grupo que primeiro mentiu para o controlador do IAP que ia apenas tomar banho no rio que dá acesso a trilha ( porque só pode acessar até as 9:00 da manhã, justamente pelas merdas que alguns jumentos já fizeram antes) e estavam pegando a trilha e o cara putão com o tênis dele na 1ª travessia. Eu fiquei imaginado lá no Salto que é tudo sabão. Cara ir para mata é muito legal, faço isso desde meus 17 anos e já sou tiozera e agora além de ir quase todo final de semana levo meu filho, mas com segurança sempre, com previsão, se tiver descansado e não vou lá para beber além de aguá e olha que adoro uma Ipa, Pale, Weisse e um 12 anos, mas de boa que exemplo vou dar?
Então curte, como falei lava alma, mas antes de ir veja a previsão do tempo, se mostrar que não vai fazer sol, nem precisa mostrar chuva, nem vá cara. Enquanto filhote estava apreciando a cachoeira eu olhava ao redor as encostas as árvores gigantes a beira de um abismo acima de nós e principalmente se havia qualquer probabilidade de uma nuvem mais escura acima da cachoeira.
PQP, acorda cedo caraio! Não vai a tarde nestes lugares, na mata anoitece bem mais cedo, mesmo que esteja calor do caraio leva um agasalho, ( não aquele moletonzão pesado cinza que usa em casa) ele vai molhar ou de suor, orvalho ou chuva e na hora que o pau torar ele vai pesar 200Kg e ocupar espaço de um elefante na mochilinha de tiras de nylon fina e vai cortar teu sovaco. Vai de camiseta, corta vento e uma térmica, (Ah garrafa né?! Não cavalo! Camisa), não tem erro.
Não consome toda a carga do seu celular com bobeiras de tirar mil fotos das mesmas paisagens, (basta duas de cada e fica com a melhor e dispensa a que ficou ruim depois), Desliga seus dados e rede enquanto tiver na trilha para poupar bateria, (melhor mostrar as fotos e vídeos depois para os parentes e amigos que ficaram em casa do que ficar gritando on-line que está na PQP incomodando os outros.

Comments

    You can or this trail