Salto dos Macacos (Morretes, PR)

51 minutes
April 4, 2023
April 2023

near Marques, Paraná (Brazil)

VEJA O VÍDEO DESTA TRILHA:

Para ver no celular, cole este link no browser: https://youtu.be/n4DOI_X_98g

O Salto dos Macacos é um clássico do litoral paranaense e uma trilha interessante porque proporciona uma experiência mais intensa de trekking e pode ser um preparativo para quem quer explorar mais a região de Morretes e partir para o caminho de Itupava ou subir Marumbi.

Nesta trilha não se chega à base de nenhuma cachoeira, porém o destaque fica para as piscinas naturais de águas cristalinas vindas do alto da Serra do mar, com uma vista incrível para o Conjunto Marumbi.

A trilha está dentro do Parque Estadual do Pico Marumbi e se inicia na sede Prainhas. Esta sede é a mais acessível (em contraste com a sede Marumbi) e fica a 4km de estrada de chão que parte da PR-411, na localidade de Porto de Cima. Esta, aliás, é a Estrada do Itupava - que sobe a serra em direção a Quatro Barras. A sede do parque é, na realidade, o ponto final para quem está motorizado, só sendo permitido prosseguir pelo Caminho do Itupava nos horários permitidos.

Os últimos 2 km da estrada, em direção à sede Prainhas são de estrada bastante irregular. Ela possui um calçamento com pedras de granito instaladas há séculos e que já estão com muitas valas. É possível vencê-la com um carro de passeio, porém tenha muito cuidado e dirija devagar em alguns trechos para evitar choques na parte de baixo do veículo.

No momento em que escrevo, o parque permanece aberto todos os dias da semana, das 8h Às 17h. A trilha para o Salto dos Macacos precisa ser iniciada, no máximo, até 9h. Esta restrição está relacionada com a possibilidade de Cabeças D'água (quando chove na parte alta da bacia e o nível do rio aumenta rapidamente, colocando em risco as vidas dos banhistas). O retorno deve ser iniciado até 14h. Em dias chuvosos ou com previsão de virada no tempo, a trilha pode ser fechada sem aviso prévio. Por isso, confira a previsão do tempo e prefira dias secos. A entrada é gratuita.

Não é permitido estacionar dentro do parque. Há espaço para estacionar alguns veículos na estrada, a metros da cancela. Há alguns estacionamentos ali perto que dão conta da demanda em dias de maior movimento.

A trilha começa, portanto, no Caminho de Itupava - a continuação da estrada. Após alguns metros, no entanto, é preciso escolher entre subir o Caminho ou virar à direita para cruzar o rio Nhundiaquara e iniciar a trilha para o Salto dos Macacos.

A trilha avança pela mata atlântica e possui algumas travessias de rio. Há pontos com atoleiros também, que serão maiores dependendo da quantidade de chuvas nos dias anteriores. Há um gradativo ganho de altitude, porém sem dificuldade técnica. Algumas quedas de árvore podem exigir desvios em alguns pontos.

Na reta final, a trilha desce em direção ao leito do Rio dos Macacos, que é uma grande formação de granito. Subindo o rio, há uma vista para a cachoeira Salto dos Macacos. Não é possível se aproximar dela por questões de segurança, é uma ladeira de granito que se torna muito escorregadia com as águas. Existe uma corda para chegar um pouco mais perto e descer a ladeira "de bunda" até uma piscina natural.

As piscinas naturais são muito seguras. Na última delas, pegue uma pequena trilha à esquerda e saia bem de frente para o Conjunto Marumbi.