SALTO DO CABRITO PRC29 SMI SI

July 31, 2019
July 2019

near Gramas, Açores (Portugal)

SALTO DO CABRITO
PRC29SMI

O percurso pedestre do Salto do Cabrito é uma pequena rota circular com início/fim na zona das Caldeiras da Ribeira Grande. Neste local pode desfrutar das caldeiras, da zona de recreio, bem como das instalações de banhos e restauração aí existentes.
Categoria - Circular
Dificuldade - Fácil
Tempo Médio - 2h30m
Dê início ao percurso descendo a estrada alcatroada até chegar ao entroncamento e siga à esquerda na direcção das Lombadas/Monte Escuro, até encontrar uma conduta.
Siga a estrada alcatroada, cerca de 100 metros, e encontrará à sua direita uma corrente que deverá transpor e seguir ao longo do caminho, para ter acesso à Barragem da Fajã do Redondo.
Faça o mesmo caminho de retorno até à mesma conduta e siga agora pelo caminho de terra batida que se encontra à sua frente. Cerca de 500 metros à frente, deverá virar à esquerda, contornando um portão (fechado) pela sua esquerda. Este caminho descendente, ladeado por criptomérias, levar-lhe-á à Central Hidroeléctrica da Fajã do Redondo, actualmente desativada, podendo ser visitada mediante marcação com a EDA Renováveis.
Neste local terá de atravessar a ribeira, subindo as escadas que dão acesso a uma passadeira metálica. O trilho prossegue ao longo do passadiço até encontrar uma escadaria íngreme que o levará até à Central Hidroeléctrica do Salto do Cabrito. Chegando aqui, terá de contornar o edifício pela sua direita de forma a poder contemplar a cascata que dá nome à central.
De costas para a cascata, continue a caminhada, subindo até chegar a uma estrada asfaltada. Volte à direita, seguindo pela berma, passará pelo bar “Lagoa do Fogo” e pela Central Geotérmica do Pico Vermelho. Antes do entroncamento à esquerda, encontrará um desvio à direita, em terra batida, pelo qual deverá seguir. Aqui terá de transpor duas ribeiras, a segunda de maior caudal, sendo aconselhável fazer a travessia descalço.
Mais à frente irá encontrar uma bifurcação, siga pela direita, cortando na primeira à esquerda. Acompanhe a sinalética até encontrar um caminho em pedra de calçada onde deverá virar de novo à direita de volta às Caldeiras da Ribeira Grande.