Salto da Fortuna - Parque Estadual do Pau Oco (Morretes - PR)

Photo ofSalto da Fortuna - Parque Estadual do Pau Oco (Morretes - PR) Photo ofSalto da Fortuna - Parque Estadual do Pau Oco (Morretes - PR) Photo ofSalto da Fortuna - Parque Estadual do Pau Oco (Morretes - PR)

April 15, 2019
April 2019

near Sítio João E. Ferri, Paraná (Brazil)

Viewed 2085 times, downloaded 63 times

Trilha para o Salto da Fortuna, no Parque Estadual do Pau Oco, em Morretes. O tracklog foi gravado durante o caminho de volta. Durante a maior parte do trajeto a trilha é ampla e bem demarcada. No entanto, é preciso cruzar rios com correnteza em dois momentos, por isso fique atento à possibilidade de tromba d'água e não ultrapasse caso o nível do rio esteja alto. A maior possibilidade de errar a trilha é logo após cruzar o primeiro rio. Procure pela seta branca indicando o caminho e siga pelos "degraus" de pedra à direita, logo depois da seta. A próxima travessia de rio já é bem perto do salto.

CUIDADO: o poço do Salto da Fortuna é fundo e possui correntezas fortes. Já houve casos de afogamento ali, portanto evite o poço, entre na água nas partes mais rasas e somente se souber nadar.

É preciso se cadastrar em um posto do IAP na base da trilha. Não há lixeiras na trilha, portanto... NÃO DEIXE LIXO! Leve embora com você tudo que trouxer ao parque. Visitantes podem deixar o carro estacionado no Sítio da Vanessa (ponto marcado no Google Maps como "Parque Estadual do Pau Oco - Estacionamento").

ACESSO:
O Parque Estadual do Pau Oco é acessado pela Estrada do Anhaia. O trajeto mais simples é acessar a estrada por Morretes e percorrer cerca de 12 km até o parque (é uma estrada de terra em boas condições, adequada para todo tipo de veículo). Saindo do centro de Morretes em direção à BR-277, siga pela PR-408, cruze o trilho do trem e depois de 500m entre à direita para acessar a Estrada do Anhaia. Se você estiver vindo da BR-277, terá que entrar à esquerda antes de passar pelos trilhos do trem.

Atenção: o GPS costuma indicar uma rota pela BR-277 que passa por uma estrada particular cujo acesso está fechado para carros por uma porteira com cadeado. Para ir pela BR-277 sem precisar seguir até Morretes, é possível acessar uma estrada de terra na altura do km 38, marcada no Google Maps como “rua Cobalt”. Ela desce por cerca de 5km até chegar na Estrada do Anhaia. Aí é só entrar à esquerda e seguir por mais 4,5km até o parque. Em abril/2019 essa estrada estava acessível para carros comuns, mas não recomendável para carros baixos. Há ainda uma outra trilha muito usada por ciclistas perto do viaduto dos Padres, mas as condições dela variam muito e não sei dizer o quão acessível está para carros.

Para acessar essa estrada de terra pela BR-277: saindo de Curitiba, desça a serra, passe pelo posto de atendimento ao usuário da Ecovia e faça o retorno localizado um pouco mais abaixo. Quando estiver seguindo sentido Curitiba, fique de olho nas placas de quilometragem -- a entrada para a estrada de terra fica logo na placa do km 38, onde há um ponto de ônibus.

No trajeto de ida, depois de cruzar o rio siga a seta branca e suba os 'degraus' à direita, logo depois da seta